Carregando... aguarde
In Memoriam-2017-08-06 - Guia das Artes
In Memoriam
aberto agora
In Memoriam
Quando acontece
Domingo, 06 Agosto até Domingo, 01 Outubro
dom
10:00
21:00
seg
ter
10:00
21:00
qua
10:00
21:00
qui
10:00
21:00
sex
10:00
21:00
sab
10:00
21:00
Local
Caixa Cultural Rio de Janeiro
Av. Almirante Barroso, 25, Centro
Conteúdo

A exposição In Memoriam trata das possibilidades de se pensar a prática do desenho em suportes diversos a partir de trabalhos de 21 artistas de diferentes gerações. Organizada pela curadora Fernanda Lopes, a coletiva conta com desenhos, objetos, vídeos, instalações, performances, fotografias e intervenções, totalizando 37 obras.

Participam da exposição: Adrianna eu, Alexandre Brandão, Ana Luiza Dias Batista, André Terayama, Cadu, Carlos Fajardo, Cinthia Marcelle e Marilia Rubio, Daniel de Paula, Daniela Seixas, Frederico Filippi, Ivens Machado, Jorge Soledar, Marcio Diegues, Marcius Galan, Marina Weffort, Mayana Redin, Milton Machado, Paulo Bruscky, Ricardo Basbaum e WMT – Wagner Malta Tavares.

A proposta é apresentar um panorama da arte brasileira reunindo nomes desde os anos 1960 até hoje, de modo a instigar uma reflexão sobre como uma categoria artística como o desenho é apropriada, redefinida e ressignificada pela produção contemporânea.

Dividida em módulos, a exposição apresenta reflexões sobre o ato de desenhar e os elementos que compõem um desenho. Alguns trabalhos têm a linha como elemento central, em sua forma mais simples. Outros lidam diretamente com a prática do desenho de observação. Há ainda obras que se interessam no desenho como projeto e também como processo, rastro ou sobra. Completam a exposição, trabalhos que se interessam pelo suporte clássico do desenho: a folha de papel.

A programação inclui, ainda, o lançamento de um catálogo no dia 29 de agosto (terça-feira), às 19h, marcado por uma conversa aberta ao público com a curadora Fernanda Lopes e artistas participantes da exposição. O evento tem entrada franca, com distribuição de senhas uma hora antes do início.

Contato
Telefone: +55 (21) 3980-3815
E-mail: caixaculturalriodejaneiro@caixa.gov.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,1Km - Museu Nacional de Belas Artes - Situado no centro histórico do Rio de Janeiro, o edifício de arquitetura eclética projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes
Saiba mais
0,3Km - MUSEU DA ORDEM TERCEIRA DE SÃO FRANCISCO DA PENITÊNCIA - O local mantém um pequeno museu de arte sacra, mas o destaque é o interior da igreja, considerada uma das expressões máximas do barroco brasileiro dos séculos 17 e 18. Iniciada em 1657, a igreja passou por um processo de restauro que durou 12 anos e troux
Saiba mais
0,3Km - Museu Judaico do Rio de Janeiro - MJRJ - "[...] acervo representativo de uma cultura ancestral."
Saiba mais
0,3Km - BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
0,3Km - FUNARTE - O espaço, localizado no mezanino do Palácio Gustavo Capanema, abriga três galerias de artes plásticas (Sergio Milliet, Lygia Clark e Macunaíma) e uma específica para fotografia, além do auditório Gilberto Freyre, com 380 lugares, onde são realizados conce
Saiba mais
0,3Km - Museu da Fazenda Federal - Inicialmente era subordinado à Secretaria da Receita Federal e atualmente, à Superintendência de Administração do Ministério da Fazenda no Estado do Rio de Janeiro.
Saiba mais
0,4Km - Museu Arquidiocesano de Arte Sacra - MAAS - Um importante acervo sacro, reunido a partir da década de 1950, registra os cinco séculos da presença da igreja católica no Brasil
Saiba mais
0,4Km - A GENTIL CARIOCA - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
0,4Km - ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
0,4Km - Museu Jorge Goulart e Nora Ney - NATUREZA ADMINISTRATIVA: Particular.ANO DE CRIAÇÃO: 2000. TIPOLOGIA DO ACERVO: História.
Saiba mais
0,8Km - Eu me declaro - Artista discute temas como a condição feminina e os jogos de poder na exposição que reúne cerca de 60 obras, do final dos anos 1970 até os dias de hoje.
Saiba mais
0,8Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
0,8Km - Cícero Dias: Um Percurso Poético - Com curadoria de Denise Mattar e Sylvia Dias.
Saiba mais
0,8Km - Nirvana: Taking Punk to the Masses - Pela 1ª vez fora de Seattle, exposição sobre Nirvana chega ao RJ em junho.
Saiba mais
1,3Km - Inovanças - Criações à Brasileira - Exposição mostra invenções de artistas brasileiros.
Saiba mais
1,9Km - Ato Falho - Com curadoria de Gabriela Dottori.
Saiba mais
5,2Km - Eu só vendo a vista - Com a curadoria da dupla Pablo León de la Barra e Raphael Fonseca, a exposição é um desdobramento do múltiplo "Eu só vendo a vista", produzido pelo artista em 1997.
Saiba mais
5,2Km - Coleção MAC Niterói: arte contemporânea no Brasil - No mesmo período, a varanda do museu recebe a exposição Eu só vendo a vista, do artista Marcos Chaves.
Saiba mais
7,6Km - As Múltiplas Faces da Rainha - Com curadoria de Ivair Reinaldim, artista apresenta um conjunto de pinturas e desenhos, a partir de universo particular inspirado nas cenas da vida na corte.
Saiba mais
12,5Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais