Carregando... aguarde
Estrada-2017-11-07 - Guia das Artes
Estrada
Evento encerrado
Estrada
Quando aconteceu
Terça, 07 Novembro até Sexta, 17 Novembro
Local
Espaço Ernani Arte e Cultura
Rua São Clemente, 385, Botafogo.
Conteúdo

Desde 2010 Alice Barbosa Lima se dedica exclusivamente à arte. Neste período teve aulas com artistas como Luiz Ernesto, Paulo Ormindo, Charles Watson, José Maria Dias da Cruz e Katie Van Scherpenberg. Depois muito aprendizado, ela mostra pela primeira vez seu trabalho ao público, na individual Estrada, em cartaz de 07 a 17 de novembro, no Espaço Ernani Arte e Cultura, em Botafogo.

 

Com curadoria do artista e fotógrafo Marco Rodrigues, Alice selecionou 20 pinturas de grandes dimensões, em acrílica sobre tela, produzidas nos últimos sete anos. Trabalhos em preto e branco ou multicoloridos dividirão espaço no belo casarão de Botafogo. “O uso das cores acontece naturalmente na minha produção. É algo instintivo”, diz a artista, que é prima de Lygia Clark e Sonia Lins e neta de Barbosa Lima Sobrinho.

 

Além das pinturas, a mostra reúne também 32 desenhos em papel ofício, produzidos pela artista desde a adolescência. “Em nossos muitos encontros esses trabalhos me chamaram atenção e não pude deixá-los fora da mostra. A Alice tem os traços firmes e harmoniosos, resultado de muita disciplina. Seu trabalho é muito bem resolvido”, define o curador. O público poderá conferir também quatro vitrines com obras em relevo, feitas pela artista em homenagem à mestre Katie Van Scherpenberg, com quem aprendeu a técnica.

 

Amigos de longa data, curador e artista se aproximaram a partir da admiração de ambos pela obra do pintor expressionista austríaco Oskar Kokoschka. “Conversávamos muito sobre o tema e me interessei também pela obra dela. Alice é muito dedicada e está preparada para dar este importante passo na carreira”, elogia Marco Rodrigues.

Contato
Tel: (21) 2539-2637
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,4Km - Pinakotheke – Rio de Janeiro - É um espaço cultural localizado no Rio de Janeiro.
Saiba mais
0,4Km - Museu do Índio - "[...] respeito à diversidade étnica, à informação e à formação de uma nova mentalidade sobre a cultura indígena."
Saiba mais
0,5Km - Museu Villa-Lobos - MVL - Formação de uma consciência musical brasileira.
Saiba mais
0,7Km - ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
0,9Km - Museu Casa de Rui Barbosa - "[...] fomento à pesquisa inspirada na memória e no peso da produção intelectual de seu patrono. "
Saiba mais
1,0Km - CENTRO DE ARQUITETURA E URBANISMO DO RIO DE JANEIRO - Criado pela Lei Federal 12.378 de 31 de dezembro de 2010, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo, autarquia dotada de personalidade jurídica de direito público, com autonomia administrativa, financeira e estrutura federativa, passa a regulamentar as ativid
Saiba mais
1,1Km - Centro Cultural Solar de Botafogo - Localiza-se no bairro Botafogo, no Rio de Janeiro.
Saiba mais
1,1Km - Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
1,1Km - Z42 Arte - Localizada em uma casa de arquitetura eclética dos anos 1930, com 1.500 m², abriga sete ateliês, cinco espaços expositivos e a coleção particular de Fabio Szwarcwald, além de um auditório e a redação da revista Santart.
Saiba mais
1,3Km - Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil (MIAN) - acervo formado a partir da coleção particular de Lucien Finkelstein
Saiba mais
2,7Km - Respiração 22 Bispo do Rosário | flutuações - FlutuaçõesQuando o lugar se faz tempo e o tempo se faz lugar
Saiba mais
3,9Km - Abismos - José Tannuri
Saiba mais
4,0Km - Povo Insônia - Inspirado na cultura afro-brasileira, artista ocupa a Chácara do Céu com telas, cerâmicas, tecidos, retratos, manequins e tambores
Saiba mais
4,9Km - HKMA - Hildebrando de Castro
Saiba mais
5,2Km - Vamos Comer -Barbara Castro e Luiz Ludwig
Saiba mais
5,2Km - Jazz - Henri Matisse
Saiba mais
6,0Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
6,0Km - A obra como espelho - Marilou Winograd
Saiba mais
6,2Km - Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira - O universo microscópico como obra de arte
Saiba mais
9,0Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais