Carregando... aguarde
Até Começar a Parecer Ordem-2017-08-31 - Guia das Artes
“Até Começar a Parecer Ordem”, Ricardo Villa
Evento encerrado
“Até Começar a Parecer Ordem”, Ricardo Villa
Quando aconteceu
Quinta, 31 Agosto até Sábado, 30 Setembro
Local
Luciana Caravello Arte Contemporânea
Ipanema: r. Barão de Jaguaripe, 387
Conteúdo

ATÉ COMEÇAR A PARECER ORDEM DE RICARDO VILLA

Em mais de uma oportunidade, na hora que seu trabalho começava a seguir um caminho que lhe parecia excessivamente familiar, Ricardo Villa tem optado por transformações significativas na maneira de conceber e produzir suas obras. A razão principal para isso parece ser que o artista, de maneira mais ou menos consciente, recusa qualquer tipo de zona de conforto, como poderia vir a ser um estilo imediatamente reconhecível, ou o uso de uma única mídia. Consequentemente, além de transitar por numerosos suportes (nos últimos anos, Villa tem utilizado a escultura, a fotografia, o desenho, a instalação e o vídeo), seu trabalho responde, programaticamente, apenas às exigências do tema que ele estiver tratando, sem deixar que questões formais se sobreponham à pesquisa. 

 



Até começar a parecer ordem, primeira exposição individual na Luciana Caravello Arte Contemporânea, é, nesse sentido, extremamente representativa do seu modus operandi: a relação entre as obras não se estabelece tanto a partir de afinidades estilísticas, quanto do substrato comum a todas elas, que é o de uma reflexão do artista sobre obras seminais de alguns dos maiores pensadores da sociedade capitalista, seja a partir de sua matriz econômica, como Adam Smith ou Karl Marx, seja no âmbito de uma visão filosófica e política, que inclui referências variadas, de Herbert Marcuse a Hannah Arendt. Nesse conjunto, um lugar de destaque cabe a Vilém Flusser e à sua reflexão sobre o papel da língua e da linguagem na criação da realidade, reflexão que se faz extremamente presente, aqui, no conjunto de obras em que a “linha- frase” do livro se torna “linha-desenho”, como o próprio artista afirma. 

 

obra

 


A investigação sobre a maneira como os pensadores que analisam a sociedade a “constroem”, por assim dizer, através da linguagem usada para descrevê-la, constitui então a matriz conceitual que confere unidade ao conjunto de trabalhos na exposição. Por outro lado, uma das questões que mais têm interessado o artista diz respeito ao papel de obras bastante críticas da maneira como o capital é distribuído na sociedade, como a maioria das que apresenta aqui: quem se interessa por elas, quem as adquire, quem é levado por elas a uma reflexão que, de outra forma, não teria feito? Seja através dos elaborados origamis feitos utilizando cédulas de dinheiro (na série Articulando Princípios: Origamis, 2017), nas delicadas topografias “desenhadas” utilizando como linhas trechos de textos clássicos de teoria econômica e política (na série Articulando Princípios: Terreiro, 2017), ou ainda nas tramas coloridas de Cruzeiro/Cruzado (2017), onde a ideia da alienação gerada pelo trabalho faz-se ainda mais evidente, as perguntas permanecem as mesmas. E o que talvez seja ainda mais significativo: elas permanecem, e irão permanecer, sem resposta. Porque estas obras não foram concebidas com o intuito de oferecer qualquer tipo de resposta, e menos ainda soluções, para a sociedade contemporânea. Silenciosa e rigorosamente, elas buscam cumprir um papel em teoria mais simples, mas de inegável importância nos tempos que vivemos: vigiar, lembrar, apontar para a origem dos desvios que nos afetam cotidianamente.

Jacopo Crivelli Visconti

 

Contato
tel. (21) 2523-4696
www.lucianacaravello.com.br
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - Luciana Caravello Arte Contemporânea -
Saiba mais
0,1Km - Galeria de Arte Ipanema - A história da arte moderna e contemporânea brasileira acontece há quatro décadas numa Galeria que merece se chamar Ipanema.
Saiba mais
1,3Km - PARQUE DA CATACUMBA - Mais conhecido por grupos de esportistas, abriga trilhas, vegetação exuberante e um museu a céu aberto. São 32 esculturas de artistas nacionais e estrangeiros como Franz Weissmann, Bruno Giorgi e Carybé.
Saiba mais
1,4Km - Midrash Centro Cultural - Oferece diversas atrações culturais sem fins lucrativos.
Saiba mais
1,4Km - AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
1,5Km - Casa de Cultura Laura Alvim - A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço dedicado à arte e a cultura, doada à cidade por sua idealizadora, Laura Alvim que investiu todos seus bens na construção desse sonho
Saiba mais
1,5Km - Mul.ti.plo Espaço Arte - A ideia é que o espaço crie as condições para que os olhares do público encontrem formas singulares de se relacionar com a arte.
Saiba mais
1,5Km - Galeria Mul ti plo Espaço Arte - Múltiplos formatos. Múltiplos artistas. Múltiplos olhares
Saiba mais
1,5Km - Portas Vilaseca Galeria - Uma das mais jovens galerias de arte contemporânea do Rio de Janeiro
Saiba mais
1,5Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
7,4Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
211,8Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais