Carregando... aguarde
Abismos-2017-11-21 - Guia das Artes
Abismos
abrirá em 7 horas e 18 minutos
Abismos
Quando acontece
Terça, 21 Novembro até Sábado, 16 Dezembro
dom
seg
10:00
19:00
ter
10:00
19:00
qua
10:00
19:00
qui
10:00
19:00
sex
10:00
19:00
sab
12:00
18:00
Local
Tramas Arte Contemporânea
Shopping Cassino Atlântico, Av. Atlântica 4240, Loja 219. Copacabana
Conteúdo
Tramas Arte Contemporânea apresenta ‘Abismo’, nova exposição individual do carioca José Tannuri. O artista volta à galeria, após quatro anos de sua última individual no local (em ‘Urbânico’, 2013), com trabalhos realizados em cores chapadas sobre páginas de jornal e investiga a borda que contorna os abismos, aqueles que construímos. 
 
A série, realizada entre 2016 e 2017 no seu ateliê em Santa Teresa, apresenta trampolins e plataformas projetadas sobre o vazio, além de outras arquiteturas ambivalentes em pinturas sobre jornal, material que Tannuri domina já que é especialista em papel reciclado.  
 
Imagem inline 2
 
“Ao menos desde 2003, quando realizou a instalação ‘Muros’, no Centro Cultural Sérgio Porto, o artista aponta criticamente a dominação e o homogêneo. Tannuri manipula o jornal literal e, simbolicamente, suas páginas são como território de países, limites de suas fronteiras físicas, culturais, sociais e econômicas. Se em trabalhos anteriores, como ‘Vazios’ (2005) no Paço Imperial, a arquitetura é transfigurada por volumes monumentais de papelão, aqui os pequenos e médios formatos condensam a imensidão. Espaços aparentemente vazios, pois não há a presença direta do corpo, sinalizam a solidão dos que vivem entre muitos. Na série Abismo, o azul intenso e profundo (patenteado pelo artista francês Yves Klein, que  realizou Salto no Vazio, em 1960), ora é fosso ora dissimulada correnteza que abre margens vizinhas às próprias bordas do papel. Cada horizonte é desalinhado por seu próprio abismo", escreve Luiza Interlenghi, curadora da exposição.
Contato
Tel: 55 21 2287-2036
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,0Km - Espaço Eliana Benchimol - Há 25 anos no circuito de arte, o espaço de Eliana Benchimol se dedica a artistas concretos e cinéticos.
Saiba mais
0,0Km - Tramas Arte Contemporânea - Fundada em 2009, no bairro de Copacabana
Saiba mais
0,0Km - Galeria Inox - Galeria de Arte Contemporânea localizada em Copacabana
Saiba mais
0,0Km - Canvas Galeria de Arte - Galeria de Arte, Espaço para Exposições e para a Realização de Leilões de Arte
Saiba mais
0,3Km - Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - MHEx/FC - atua na preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro.
Saiba mais
1,0Km - AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
1,0Km - Casa de Cultura Laura Alvim - A Casa de Cultura Laura Alvim é um espaço dedicado à arte e a cultura, doada à cidade por sua idealizadora, Laura Alvim que investiu todos seus bens na construção desse sonho
Saiba mais
1,5Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
1,5Km - Respiração 22 Bispo do Rosário | flutuações - FlutuaçõesQuando o lugar se faz tempo e o tempo se faz lugar
Saiba mais
1,8Km - Galeria Patricia Costa - Ao longo dos anos de carreira de Patricia Costa foram mais de 100 exposições em diversos estados, além de ter trabalhado com mais de 50 artistas, incluindo-se nesse rol os artistas mais famosos da nossa atualidade.
Saiba mais
1,8Km - Athena Galeria de Arte -
Saiba mais
3,9Km - HKMA - Hildebrando de Castro
Saiba mais
7,7Km - Povo Insônia - Inspirado na cultura afro-brasileira, artista ocupa a Chácara do Céu com telas, cerâmicas, tecidos, retratos, manequins e tambores
Saiba mais
8,8Km - Vamos Comer -Barbara Castro e Luiz Ludwig
Saiba mais
8,8Km - Jazz - Henri Matisse
Saiba mais
9,6Km - Galeria de Valores - A história da moeda, no Brasil e no mundo, com cerca de duas mil peças do acervo numismático do Banco do Brasil.
Saiba mais
9,6Km - A obra como espelho - Marilou Winograd
Saiba mais
9,8Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
9,9Km - Mundos Invisíveis – Mostra de Arte Científica Brasileira - O universo microscópico como obra de arte
Saiba mais
214,1Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais