Carregando... aguarde
As Múltiplas Faces da Rainha-2017-08-14 - Guia das Artes
As Múltiplas Faces da Rainha
Evento encerrado
As Múltiplas Faces da Rainha
Quando aconteceu
Segunda, 14 Agosto até Sábado, 02 Setembro
Local
Galeria Movimento
Av. Atlântica, 4.240, lojas 212 e 213, Copacabana
Conteúdo

Uma corte fantasiosa, com seus rituais de nobreza e jogos de poder, compõe o universo poético de Viviane Teixeira. Em sua estreia na Galeria Movimento, a artista apresenta a mostra As Múltiplas Faces da Rainha, com curadoria de Ivair Reinaldim, de 12 de agosto a 02 de setembro, compreendendo nove telas de grandes dimensões e sete desenhos, todos inéditos.

As cenas da vida na corte passaram a fazer parte do imaginário da artista conforme teve contato com o acervo de pinturas da família real através do trabalho de restauro no Museu Nacional de Belas Artes – MNBA  e no Museu Imperial, em Petrópolis. Há seis anos, a produção de Viviane é totalmente focada no tema. “Foi um processo lento, venho de um pensamento abstrato. Em 2012, com o amadurecimento do trabalho, surgiram os personagens, o que me levou a pesquisar essa história”, conta.

Apesar de utilizar algumas referências reais nas obras, a artista cria um universo fictício bastante peculiar, com figuras sem gênero definido. Os trabalhos expostos na galeria constituem um amplo recorte da pesquisa que Viviane vem desenvolvendo e antecedem as pinturas exibidas na mostra individual realizada no Centro Cultural São Paulo, em 2015, e no Paço Imperial, no Rio, no ano seguinte.

“A artista destaca-se pela ousadia ao explorar uma capacidade provocante e perturbadora de figurar o fantástico, o subversivo e o visceral”, diz o curador, que acompanha o trabalho de Viviane desde 2011. O tom erótico é forte nas obras, que expressam inquietude tanto nas cenas e poses quanto nas relações que as personagens estabelecem entre si. Nesse processo, o espectador torna-se uma espécie de voyeur. “Diria que é um conto de fadas para adultos. A questão fálica está sempre presente, muitas vezes camuflada”, completa a artista.

A galeria segue o segundo semestre com inovações. Além de um novo site,  apresentará projetos especiais como o Vitrine Movimento e o Mover-se, ambos desenvolvidos por Ivair.  A Vitrine Movimento utilizará a característica física do espaço expositivo, constituindo-se como projeto em que artistas são convidados a realizar uma proposta in situ, permitindo evidenciar relações entre o dentro e o fora, o visível e aquilo que não é possível tocar. Recém-chegada, Viviane inaugura o projeto com uma instalação pictórica inédita.

Já o Mover-se, que terá estreia prevista para outubro, acolherá exposições coletivas com periodicidade anual, tendo como ideia exibir um recorte de artistas não pertencentes ao seu elenco. O projeto fica responsável pelo mapeamento de propostas em arte contemporânea de artistas que não são representados por galerias no Rio, ampliando o perfil da Movimento e reforçando seu desejo de transformação.

 

Sobre a artista – Bacharel em pintura pela EBA-UFRJ (2003), Viviane Teixeira também estudou na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2015, apresentou sua primeira individual, The Queen Seated Inside Her Castle – A Rainha suplente, Cap. II, no Centro Cultural São Paulo e no seguinte no Paço Imperial, no Rio de Janeiro. Entre as coletivas, participou no Festival Internacional de Arte Contemporânea Sesc Videobrasil, no SESC Pompéia, em São Paulo, em 2014, e do Universidarte XIV, na Universidade Estácio de Sá, no Rio, com curadoria de Marcio Doctors e Luiz Camillo Osorio.

 

Sobre a Movimento – Fundada em 2007, a Galeria Movimento com seus 140 m2 recebe mostras de diferentes expressões em seu espaco, que dividido em duas áreas serve como meio de partilhar o processo criativo e o desenvolvimento das pesquisas dos artistas, realizando esposições individuais e coletivas onde lança, junto a um criterioso apoio de curadores, novas perspectivas críticas sobre a produção contemporânea. Seu acervo, formado por diferentes gerações, é composto por trabalhos que tangem desde poéticas abstracionistas, como dialogam de maneira atual com a pintura contemporânea. À frente da galeria está Ricardo Kimaid Jr., no mercado desde 1998, sendo a terceira geração de galeristas de sua família, além de atuar como marchand e consultor de arte.

 

Serviço - As Múltiplas Faces da Rainha

Por Viviane Teixeira

Abertura: 12 de agosto (sábado), das 12h às 18h. Às 17h haverá visita guiada com a artista e o curador

Entrada gratuita

 

Informações para a Imprensa

Frase Comunicação

Rita Capell
(21) 99294-1935
ritacapell@frasecomunicacao.com.br

Andrea Gonçalves
(21) 97149-9540
andreagoncalves@frasecomunicacao.com.br

Paula Areosa
(21) 98093-2019
paula.areosa@frasecomunicacao.com.br

 

Contato
Telefone: +55 (21) 2267-5859
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
0,7Km - Galeria Patricia Costa - Ao longo dos anos de carreira de Patricia Costa foram mais de 100 exposições em diversos estados, além de ter trabalhado com mais de 50 artistas, incluindo-se nesse rol os artistas mais famosos da nossa atualidade.
Saiba mais
0,7Km - Athena Galeria de Arte -
Saiba mais
0,7Km - Colecionador Escritório de Arte -
Saiba mais
1,0Km - Teatro Tereza Rachel - Atualmente é chamado de Theatro NET Rio.
Saiba mais
1,0Km - Artur Fidalgo - Artur Fidalgo, que completa quinze anos atuando como galerista em 2015, alia dois termos aparentemente contraditórios: continuidade e mudança. Esse biorritmo, feito de opostos, revela no tempo a cristalização de um caminho: o da renovação.É com este pen
Saiba mais
1,0Km - Theatro Net Rio - Fica no Shopping Cidade Copacabana, 2º piso.
Saiba mais
1,1Km - Respiração 22 Bispo do Rosário | flutuações - FlutuaçõesQuando o lugar se faz tempo e o tempo se faz lugar
Saiba mais
1,1Km - Fundação Eva Klabin - Anfitriã requintada, Eva recebia amigos e convidados em pequenos grupos para compartilhar seu acervo.
Saiba mais
1,2Km - Canvas Galeria de Arte - Galeria de Arte, Espaço para Exposições e para a Realização de Leilões de Arte
Saiba mais
1,2Km - Galeria Inox - Galeria de Arte Contemporânea localizada em Copacabana
Saiba mais
1,2Km - Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana - MHEx/FC - atua na preservação, salvaguarda e divulgação da memória histórica do Exército Brasileiro.
Saiba mais
2,2Km - Antonio Manuel - O artista apresenta obras inéditas nessa exposição.
Saiba mais
2,4Km - Morro Mundo - Laura Vinci
Saiba mais
2,6Km -A Intimidade é Uma Escolha- Maria Fernanda Lucena
Saiba mais
3,2Km - Devaneios- O fotógrafo Demian Jacob exibe na mostra “Devaneios” um conjunto de 20 imagens inéditas refletem emoções, superfícies inteligíveis ou descontroladas do cotidiano e de viagens. Curadoria de Marcos Bonisson e Joaquim Paiva.
Saiba mais
3,6Km - Paula Rego e Adriana Varejão - A portuguesa Paula Rego e brasileira Adriana Varejão exibem lado a lado uma seleção de trabalhos na Carpintaria, espaço experimental da Fortes D’Aloia & Gabriel no Rio de Janeiro cuja vocação é promover exercícios amplos de pensamento, estimulando o diálo
Saiba mais
4,1Km - Grito e Paisagem - Nuno Ramos - um dos mais celebrados artistas da cena contemporânea, com pinturas e desenhos inéditos e recentes
Saiba mais
4,1Km - HKMA - Hildebrando de Castro
Saiba mais
5,2Km - “Outras Ideias” - Daniel Arsham e Azuma Makoto - Dois dos mais incensados artistas da atualidade, americano e japonês inauguram instalações inéditas a céu aberto e mostra referencial que ocupa todo o prédio do centro cultural a partir do dia 12 de setembro
Saiba mais
5,7Km -“Pinturas”- João Magalhães - Já Magalhães, professor veterano da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV), apresenta exposição individual após um hiato de sete anos.
Saiba mais