Carregando... aguarde
Raizes do Tempo e Natureza Tantrica--- - Guia das Artes
"Raízes do Tempo" e "Natureza Tântrica"
"Raízes do Tempo" e "Natureza Tântrica"
Quando acontece
dom
seg
ter
qua
qui
sex
sab
Local
Úmida Arte
R. Eng. Pena Chaves, 6 - casa 5 - Jardim Botânico
Conteúdo

 

A Úmida abre suas portas para a Arte Contemporânea no mês de Maio.


A Úmida Arte abre suas portas pela primeira vez no ano de 2022, trazendo a força e o talento de duas gerações da Arte|Contemporânea Brasileira, o jovem talento Daniel Nicolaevsky em sua exposição solo “Raízes do Tempo”, e instalações inéditas do consagrado artista contemporâneo Franklin Cassaro em “Natureza Tântrica”.


A partir do 04 de maio, a produtora criativa Úmida Arte abre a sua casa no Jardim Botânico para o público pela primeira vez no ano de 2022, aproveitando o “burburinho” gerado pelo evento CASA COR no bairro. “Temos a sorte de estarmos localizados bem próximos desse importante evento que é o CASA COR e a melhor maneira de celebrar esse momento especial, e a atual reabertura social pós pandemia, será recebendo o público novamente em nossa casa”, afirma entusiasmado o diretor da Úmida Arte, Márcio Regaleria.


Tanto Cassaro quanto Daniel ocupam pela primeira vez a Úmida Arte, o encontro inusitado desses dois grandes artistas e a multiplicidade plástica e sensorial de seus trabalhos transformam a casa em um celeiro artístico imperdível para os amantes da Arte.

NATUREZA TÂNTRICA
Residência Artística de Franklin Cassaro na Úmida Arte


Nesta série única de "Atos Escultóricos" o consagrado artista Franklin Cassaro entra em comunhão com o espaço arquitetônico e natural da Úmida Arte através do sentir. "Natureza Tântrica" é uma série de obras sobre o conexão. Cassaro reside artisticamente nesta casa, neste jardim, nesta natureza, investigando o ambiente que o cerca e suas interações sutis e mágicas.
A pureza da sensibilidade do olhar de Cassaro se manifesta em suas criações. Respeitar é o primeiro passo no movimento tântrico que inspira o artista em sua construção. O Material é puro, a Natureza é pura, o Ato é puro. Não se usa aditivos nem atalhos em suas obras. O toque, o ritmo e a entrega fazem a alquimia acontecer neste balé tântrico. A obra de Cassaro não interfere no espaço, ela se conecta. De presença fluida e potente, a arte de Franklin Cassaro é um convite aos inquietos corações dos amantes da Arte em sua profunda conexão com a alma.
Franklin Cassaro é sem sombra de dúvida um dos mais importantes nomes das Arte Contemporânea Brasileira, com obras nas mais notáveis coleções nacionais e internacionais, exposições aclamadas nos Museus de Arte Moderna do Rio e Museu de Arte de São Paulo, sendo um dos artistas responsáveis pela abertura das olimpíadas do Rio em 2016, seu trabalho viajou todo o mundo.


Nesta residência artística na Úmida é possível ver as obras de Cassaro ocupando espaços inusitados, espalhadas por cantos antes inacessíveis ao olhar expositivo da casa, que em sua observação minuciosa se tornam altares para conexões entre sua obra e a natureza, entre sua obra e a arquitetura.


Esta ocupação proposta pelo artista é orgânica como a Natureza, os Atos Escultóricos irão dialogar com o tempo, e durar o quanto preciso for. O que é hoje, não será amanhã, assim Cassaro nos convida a mais que observar, sentir, presenciar a efemeridade da vida. Assim a Úmida se veste de Cassaro e durante o mês de maio, e convida a todas a verem essa única versão da casa.

Raízes do Tempo
A arte de Daniel Nicolaevsky


O potente trabalho do jovem artista Daniel Nicolaevsky ocupa a casa da Úmida Arte pela primeira vez. Daniel é sem dúvida um dos grandes nomes da nova geração de artistas contemporâneos brasileiros. Seu trabalho plural e multimídia se entrelaça em sua pesquisa sobre as suas raízes e as raízes brasileiras.


Em “Raízes do Tempo”, Daniel investiga o diálogo entre o ser humano e o tempo, esta corda invisível que nos une. Suas esculturas, desdobramentos de suas performances, impressionam por sua beleza plástica mas principalmente, nos questionam por sua qualidade poética e simbólica. O artista resgata suas raízes, sua história e a história de um povo.


Nascido no Rio de Janeiro em 1991. Daniel Nicolaevsky Maria é bacharel e mestrando pela Escola de Belas Artes de Paris. Possui em seu trabalho uma constante transmutação e pluridisciplinariedade, situando seu trabalho tão bem no surrealismo quanto na performance.
Cria através de seu corpo ou seus objetos, imagens fortes e significativas que requestionam a posição do corpo, da migração e da marginalização. A sua obra é recheada de símbolos que passam pelos sonhos e pelos campos do imaginário, entre a guerra, o amor e os ritos religiosos, Daniel recorre às memórias da sua infância e à história dos povos minorizados para refletir uma possível existência múltipla.


Em agosto de 2020, ele era o residente mais jovem do programa multidisciplinar experimental do White Mountain College (WMC) na École des Beaux-Arts de Marselha. Expôs e se apresentou em diversos centros de arte nacionais e internacionais. São Paulo, Paris, Tóquio, Rio de Janeiro, são algumas das cidades por onde, o jovem Daniel de 29 anos, passou com seu trabalho.
Atualmente Daniel vive entre a França e o Brasil. Sendo esta uma oportunidade única de ver de perto a obra deste jovem talento em sua terra natal.

* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Fotos
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Rio de Janeiro"
"...no silêncio das flores" -
Saiba mais
"Lugares Existenciais" -
Saiba mais
'Terra em tempos: fotografias do Brasil -
Saiba mais
1500 BABILÔNIA GALERIA - “Redesenhos” é mostra de série inédita do fotógrafo Edouard Fraipont composta de sete imagens e um vídeo. Ele explora o conceito de fotoperformance, em parceria com a coreógrafa e bailarina Alexandra Naudet, e propõe figuras redesenhadas pelo movimento do
Saiba mais
A Gentil Carioca - Fundado em setembro de 2003 pelos artistas plásticos Ernesto Neto, Franklin Cassaro, Laura Lima e Márcio Botner, esse espaço para a arte contemporânea representa e mantém em acervo obras dos artistas Thiago Rocha Pitta, João Modé, Jarbas Lopes, Paulo Nenf
Saiba mais
ALMACÉN GALERIA DE ARTE BARRA DA TIJUCA - Estabelecida no CasaShopping, na Barra da Tijuca, desde 1986, a galeria mantém em acervo obras de Tomie Ohtake, Cildo Meireles, Antonio Dias, Marco Coelho Benjamim, Fernando Velloso, Walter Goldfarb, Cruz-Diez, Jussara Age, Yuli Geszti, Silvio Baptista, H
Saiba mais
AMARELONEGRO ARTE CONTEMPORÂNEA - O artista curitibano Juan Parada apresenta na exposição “Teto Verde” uma grande instalação. A obra, que tem o formato de uma casa, está disposta de cabeça para baixo. Destaque para o teto verde, no qual o a terra está por cima e as plantas crescem para ba
Saiba mais
ANTIGA FÁBRICA DA BHERING - O espaço onde funcionava a ex-fábrica de chocolates Bhering, abriga 52 ateliês de artistas e 22 pequenas empresas do ramo cultural. O maquinário e as antigas instalações da fábrica servem de inspiração para criação e também são incorporados aos trabalhos
Saiba mais
ATELIER CURVELO - Instalado em um casarão de 1896 com vista para a Baia de Guanabara, em Santa Teresa, o espaço abriga criações do artista plástico Zemog e peças de sua esposa, a designer Rita Dias. Zemog usa materiais nada nobres como tampinhas de refrigerante, espelhos e
Saiba mais
BIBLIOTECA NACIONAL - O prédio, em estilo neoclássico, foi projetado pelo arquiteto Francisco Marcelino de Souza Aguiar. Inaugurado em 1910, reúne um acervo de cerca de nove milhões de peças, entre raridades como a Bíblia de Mogúncia, impressa em 1462, a edição dos Lusíadas de
Saiba mais
BU! 2022 – O Relacionamento Perfeito para o Século 21. - Crítica de teatro: Bu! Tudo que faz da Arte, Arte (por Diário do Rio)
Saiba mais
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
ESPAÇO CULTURAL MUNICIPAL SÉRGIO PORTO - O local é um dos espaços culturais mais interessantes do Rio. Integra a Rede Municipal de Teatros da Secretaria Municipal de Cultura. Tem uma programação variada, com exposições de arte, palestras, debates, workshops, espetáculos de teatro, recitais de po
Saiba mais
FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA - A mansão onde está instalado o museu, construída em 1849, em estilo neoclássico, serviu de residência a Rui Barbosa (1849-1923) durante os últimos 28 anos de sua vida. Possui um acervo de 1.400 peças de mobiliário, objetos decorativos e de uso pessoal e p
Saiba mais
Galeria Valdir Teixeira -
Saiba mais
“Van Gogh e seus contemporâneos – Experiência imersiva” -
Saiba mais