Carregando... aguarde
Irmãos Campana-2017-04-27 - Guia das Artes
Irmãos Campana
Evento encerrado
Irmãos Campana
Quando aconteceu
Quinta, 27 Abril até Domingo, 20 Agosto
Local
Museu Oscar Niemeyer
R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico
Conteúdo

Com ambientação dos próprios Fernando e Humberto Campana e a curadoria de Consuelo Cornelsen, a exposição apresenta cerca de 130 obras dos designers.

“É uma grande alegria receber a mostra dos Irmãos Campana, que vem cada vez mais fortalecer essa característica do Museu Oscar Niemeyer de trabalhar com design, arte e arquitetura. É uma exposição imperdível”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

“Idealizar e executar esta exposição sobre os Irmãos Campana demonstra a capacidade de ousar e realizar do nosso museu, que comemora em 2017 seus 15 anos de atividades. Assim como entregar aos visitantes conteúdos originais e meritórios sobre design, arte e arquitetura, principais áreas de atuação do MON”, destaca a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.

Humberto Campana conta que para abrigar os trabalhos mais representativos da carreira dos irmãos, o Olho foi a grande inspiração. “Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer. Ele foi uma das pessoas que exerceram grande influência no nosso trabalho”.

De acordo com a curadora, o foco é mostrar como os irmãos trabalham, tendo como linha curatorial a diversidade de materiais utilizados em suas obras.

“Eles realizam uma intensa pesquisa neste aspecto, fazendo uso de materiais peculiares, resultando em peças com estética única e agradável. Esta pesquisa de materiais foi disposta de forma cronológica na mostra, de modo que o visitante poderá ter uma ideia do histórico das matérias-primas utilizadas”, explica Consuelo Cornelsen. De acordo com ela, a decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho.

A mostra contará com obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra, além de peças do início da carreira - como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989) - até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok.

Edições especiais representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda Gallery e Firma Casa também farão parte da mostra, assim como outras obras licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Alessi, Edra, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton e Skitsch, entre outras.

IRMÃOS CAMPANA - Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estudio Campana se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes e, também, por ter crescido nas áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia e Moda, entre outras.

O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, tornando preciosos os materiais do dia a dia, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.

Empresas como A Lot of Brasil, Alessi, Alpi, Artecnica, Baccarat, BD Barcelona Design, Bernardaud, Camper, Cosentino, Corsi Design, Edra, Fendi, Ghidini1961, Grendene, H. Stern, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Moleskine, Nodus, Skitch e Trousseau, Venini produzem as ideias materializadas pela equipe do Estudio, que também assina sua própria linha de edições limitadas, numeradas e de peças únicas criadas, muitas vezes, em parceria com comunidades e ONGs.

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como MoMa, em Nova York; Centre Georges Pompidou, em Paris; Vitra Design Museum, em Weil am Rhein; Museu de Arte Moderna de São Paulo e, também, Musée Les Arts Décoratifs, em Paris.

Preços e pagamento
Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Às quartas a entrada é franca. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias.
Contato
Telefone: +55 (41) 3350-4400
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,0Km - Não é claro antes que a noite caia-
Saiba mais
0,0Km - MUSEU OSCAR NIEMEYER - O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Justiça - Museu localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
0,6Km - Sala do Artista Popular - Espaço cultural localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
0,9Km - Memorial da Imigração Polonesa - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
1,5Km - Museu Guido Straube - Museu localizado no CEP, em Curitiba, Paraná.
Saiba mais
1,5Km - Memorial Árabe - Museu de Curitiba que preserva a cultura árabe.
Saiba mais
1,5Km - Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro - Planetário localizado no Colégio Estadual do Paraná.
Saiba mais
1,7Km - Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
1,9Km - Casa Romário Martins - Espaço cultural que promove e divulga a história de Curitiba
Saiba mais
1,9Km - Memorial Alemão - Bosque Alemão- Parque localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
279,1Km - Trienal Frestas - Mostra, que contou com a curadoria de Daniela Labra, procura promover intercâmbios e aproximações entre artistas locais, regionais e internacionais.
Saiba mais
280,9Km - Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul- As obras dos artistas argentinos Eduardo Basualdo e Graciela Sacco serão expostos na Bienal Internacional de Arte Contemporânea da América do Sul (BienalSur), a partir desta terça-feira (5) no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (MACS).
Saiba mais
327,0Km - Pinakotheke São Paulo apresenta a exposição Franz Weissmann- O artista considerado essencial para a renovação da escultura brasileira no século XX é homenageado pela Pinakotheke São Paulo em exposição com curadoria de Fernando Cocchiarale e Max Perlingeiro.
Saiba mais
330,1Km - "Paisagens Entre Aspas" - Sandra Gamarra
Saiba mais
331,0Km - RECORTE MODERNISTA - Mostra é uma parceria entre a Ricardo Camargo Galeria e a Galeria de Arte Almeida e Dale.
Saiba mais
331,6Km - g e n í a c o - Mostra composta por 17 obras: esculturas/xilogravuras/fotos
Saiba mais
331,8Km - Hypnic - Angela Bassichetti
Saiba mais
331,9Km - Arte em Relação à Arquitetura / Arquitetura em Relação à Arte - Dan Graham
Saiba mais
332,0Km - Pinturas_Rubens Matuck- Por Rosely Nakagawa
Saiba mais