Carregando... aguarde
Irmãos Campana-2017-04-27 - Guia das Artes
Irmãos Campana
abrirá em 55 minutos
Irmãos Campana
Quando acontece
Quinta, 27 Abril até Domingo, 20 Agosto
dom
10:00
18:00
seg
ter
10:00
18:00
qua
10:00
18:00
qui
10:00
18:00
sex
10:00
18:00
sab
10:00
18:00
Local
Museu Oscar Niemeyer
R. Mal. Hermes, 999, Centro Cívico
Conteúdo

Com ambientação dos próprios Fernando e Humberto Campana e a curadoria de Consuelo Cornelsen, a exposição apresenta cerca de 130 obras dos designers.

“É uma grande alegria receber a mostra dos Irmãos Campana, que vem cada vez mais fortalecer essa característica do Museu Oscar Niemeyer de trabalhar com design, arte e arquitetura. É uma exposição imperdível”, comenta o secretário de Estado da Cultura, João Luiz Fiani.

“Idealizar e executar esta exposição sobre os Irmãos Campana demonstra a capacidade de ousar e realizar do nosso museu, que comemora em 2017 seus 15 anos de atividades. Assim como entregar aos visitantes conteúdos originais e meritórios sobre design, arte e arquitetura, principais áreas de atuação do MON”, destaca a diretora-presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika.

Humberto Campana conta que para abrigar os trabalhos mais representativos da carreira dos irmãos, o Olho foi a grande inspiração. “Concebemos toda uma cenografia para dialogar com a arquitetura do Niemeyer. Ele foi uma das pessoas que exerceram grande influência no nosso trabalho”.

De acordo com a curadora, o foco é mostrar como os irmãos trabalham, tendo como linha curatorial a diversidade de materiais utilizados em suas obras.

“Eles realizam uma intensa pesquisa neste aspecto, fazendo uso de materiais peculiares, resultando em peças com estética única e agradável. Esta pesquisa de materiais foi disposta de forma cronológica na mostra, de modo que o visitante poderá ter uma ideia do histórico das matérias-primas utilizadas”, explica Consuelo Cornelsen. De acordo com ela, a decisão por esta linha curatorial foi natural dentro do trabalho deles, pois com os Irmãos Campana o design nasce a partir do material e não a partir de um desenho.

A mostra contará com obras icônicas, como as poltronas Vermelha (1998), Favela (2003) e Corallo (2003), produzidas pela empresa italiana Edra, além de peças do início da carreira - como as cadeiras da coleção Desconfortáveis (1989) - até trabalhos mais recentes, como a inédita linha de móveis Assimétrica (2017), produzida pela Tok&Stok.

Edições especiais representadas por galerias internacionais, incluindo Friedman Benda Gallery e Firma Casa também farão parte da mostra, assim como outras obras licenciadas por empresas internacionais e nacionais, tais como A Lot of Brasil, Alessi, Edra, Grendene, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton e Skitsch, entre outras.

IRMÃOS CAMPANA - Fundado em 1983, em São Paulo, pelos irmãos Fernando e Humberto Campana, o Estudio Campana se tornou famoso pelo design de mobiliário, por criações de peças intrigantes e, também, por ter crescido nas áreas de Design de Interiores, Arquitetura, Paisagismo, Cenografia e Moda, entre outras.

O trabalho dos Campana incorpora a ideia de transformação, reinvenção e integração do artesanato na produção em massa, tornando preciosos os materiais do dia a dia, que carregam não só a criatividade em seu design, mas também características bem brasileiras - as cores, as misturas, o caos criativo e o triunfo de soluções simples.

Empresas como A Lot of Brasil, Alessi, Alpi, Artecnica, Baccarat, BD Barcelona Design, Bernardaud, Camper, Cosentino, Corsi Design, Edra, Fendi, Ghidini1961, Grendene, H. Stern, Lacoste, Lasvit, Louis Vuitton, Moleskine, Nodus, Skitch e Trousseau, Venini produzem as ideias materializadas pela equipe do Estudio, que também assina sua própria linha de edições limitadas, numeradas e de peças únicas criadas, muitas vezes, em parceria com comunidades e ONGs.

As peças Campana fazem parte de coleções permanentes de renomadas instituições culturais como MoMa, em Nova York; Centre Georges Pompidou, em Paris; Vitra Design Museum, em Weil am Rhein; Museu de Arte Moderna de São Paulo e, também, Musée Les Arts Décoratifs, em Paris.

Preços e pagamento
Os ingressos custam R$ 16 e R$ 8 (meia-entrada). Às quartas a entrada é franca. Maiores de 60 e menores de 12 anos têm entrada gratuita todos os dias.
Contato
Telefone: +55 (41) 3350-4400
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Como chegar
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,0Km - Matéria Escura - MON recebe a exposição Matéria Escura de Manoel Veiga.
Saiba mais
0,0Km - Kirchgassner: Um Modernista Solitário - A mostra contará com obras ainda desconhecidas do arquiteto que antecipou o modernismo no Brasil, Frederico Kirchgassner (1899-1988).
Saiba mais
0,0Km - MUSEU OSCAR NIEMEYER - O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.
Saiba mais
0,0Km - Trajetória: 114 Anos da Escola de Alfredo Andersen - Museu Oscar Niemeyer inaugura mostra sobre a trajetória de Alfredo Andersen.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Justiça - Museu localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
0,6Km - Sala do Artista Popular - Espaço cultural localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
0,9Km - Memorial da Imigração Polonesa - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
1,5Km - Museu Guido Straube - Museu localizado no CEP, em Curitiba, Paraná.
Saiba mais
1,5Km - Memorial Árabe - Museu de Curitiba que preserva a cultura árabe.
Saiba mais
1,5Km - Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro - Planetário localizado no Colégio Estadual do Paraná.
Saiba mais
1,7Km - Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
1,9Km - Casa Romário Martins - Espaço cultural que promove e divulga a história de Curitiba
Saiba mais
1,9Km - Memorial Alemão - Bosque Alemão- Parque localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
331,7Km - O Céu Ainda É Azul, Você Sabe... - Esta exposição, patrocinada pelo Bradesco e Instituto CCR, foi concebida especialmente para o Instituto Tomie Ohtake e é formada por 65 peças de “Instruções”, que justamente evocam a participação do espectador para sua realização.
Saiba mais
331,7Km - Conversas – Fotografias da Coleção Bank of America Merrill Lynch - Trata-se de uma rara oportunidade de ver reunidos trabalhos dos mais icônicos nomes da produção mundial.
Saiba mais
332,7Km - O mercado de arte moderna em São Paulo: 1947-51 - Comemorando 70 anos da abertura da Galeria Domus em 5 de fevereiro de 1947, esta exposição apresenta obras do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo, cujos autores frequentaram a galeria.
Saiba mais
333,1Km - Anita Malfatti: 100 anos de arte moderna - E exposição inclui pinturas e desenhos que pontuam diversos momentos da produção da artista.
Saiba mais
333,1Km - Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil - A mostra é uma seleção de nove artistas, tomando a pintura como meio e a paisagem das diversas partes do país, como o ponto de contato entre eles.
Saiba mais
334,7Km - Avenida Paulista - Integram a mostra 16 artistas contemporâneos, que realizaram novos projetos, específicos para a exposição, sobre a avenida e seu entorno, e outros 43 artistas que já pensaram e retrataram a avenida em trabalhos passados, participando assim do núcleo icono
Saiba mais
334,7Km - Histórias da arte moderna e contemporânea - O curso tem por objeto a produção artística da segunda metade do século 19 até os dias atuais.
Saiba mais