Carregando... aguarde
Não é claro antes que a noite caia-2017-09-30 - Guia das Artes
Não é claro antes que a noite caia
Evento encerrado
Não é claro antes que a noite caia
Quando aconteceu
Sábado, 30 Setembro até Domingo, 25 Março
Local
Museu Oscar Niemeyer
Rua Marechal Hermes, 999 – Centro
Conteúdo

Juliana Stein define a mostra como “uma tentativa de articular espaços da fotografia em torno do sentido opaco das coisas que escapam e que nos inscrevem mais do que podemos escrever sobre elas.”

As imagens captadas pelas lentes de Juliana situam-se num terreno de experimentação e leitura poética, que conduz naturalmente a uma reflexão sobre os processos de produção e de leitura da imagem fotográfica.

As obras expostas analisam as relações entre as palavras e as imagens a partir de indagações como: existe uma imagem para cada palavra? Existe uma palavra para cada imagem?

– A fotografia tem este caráter de traço, de ter estado na frente do objeto e, apesar disto, de funcionar dentro de um circuito enquanto algo lhe falta – argumenta Juliana. – A imagem fotográfica é o registro de algo, mas do quê? – provoca.

Entre a noite das coisas e o visível dentro do invisível

Para Juliana Stein, falar e querer dizer não são a mesma coisa. – Nas minhas palavras há sempre mais do que quero dizer, e sempre outra coisa. É como acompanhar a noite das coisas, especialmente daquelas em que o sentido é um risco e não pode ser muito bem previsto, pois está sempre mais além. Falamos para dizer a verdade, que não se diz toda porque as palavras faltam – conclui.

No entender da crítica de arte, escritora e curadora independente Adriana Almada, do Paraguai, “a abordagem de Juliana Stein transcende a condição visual para criar uma zona de silêncio que outorga à fotografia um caráter de indício: mostra a partícula visível de um grande invisível – reflete. – Para ela (Juliana), fotografar é uma prática de indagação, de exploração em uma sorte de descontrole produtivo, nesse “deixar-se levar” por personagens e situações que, uma vez traduzidos em imagens, estimulam a percepção desde os tons graves até os sem cor – interpreta Adriana.

Informações adicionais
Venda de ingressos e acesso às salas de exposição até 17h30
Preços e pagamento
Entrada franca às quartas-feiras
* Os horários podem variar em função de férias e feriados. Recomendamos ligar antes para verificar.
Compartilhe
Comente
Mais Opções em "Paraná"
0,0Km - MUSEU OSCAR NIEMEYER - O MON foi inaugurado em 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O Museu Oscar Niemeyer já realizou ao longo deste período mais de 300 mostras nacionais, internacionais e itinerantes.
Saiba mais
0,6Km - Museu da Justiça - Museu localizado na cidade de Curitiba.
Saiba mais
0,6Km - Sala do Artista Popular - Espaço cultural localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
0,9Km - Memorial da Imigração Polonesa - É um museu localizado na cidade de Araucária.
Saiba mais
1,5Km - Museu Guido Straube - Museu localizado no CEP, em Curitiba, Paraná.
Saiba mais
1,5Km - Memorial Árabe - Museu de Curitiba que preserva a cultura árabe.
Saiba mais
1,5Km - Planetário Prof. Francisco José Gomes Ribeiro - Planetário localizado no Colégio Estadual do Paraná.
Saiba mais
1,7Km - Museu Alfredo Andersen - A instituição visa preservar e divulgar as obras do pintor, escultor, decorador, cenógrafo, desenhista e professor norueguês radicado no Brasil, Alfredo Andersen, além de promover novos praticantes ao mundo das artes através de cursos e seminários.
Saiba mais
1,9Km - Casa Romário Martins - Espaço cultural que promove e divulga a história de Curitiba
Saiba mais
1,9Km - Memorial Alemão - Bosque Alemão- Parque localizado em Curitiba, no Paraná.
Saiba mais
563,9Km - Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
665,1Km - Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais