Carregando... aguarde
Yemi Davis - Guia das Artes
Yemi Davis
Yemi Davis
Yemi Davis: quem é o artista nigeriano que está utilizando o NFT para protestar contra injustiças e violências
inserido em 2021-10-14 19:18:11
Conteúdo

“Who Gave the Order”, de Yemi, Alexis Tsegba, modupeola e Bolu Sowoolu

 

Migrando do campo concreto do design para as infinitas possibilidades da arte digital, o artista e designer nigeriano Yemi Davis decidiu tomar a virtualidade para protestar pelo mundo real: na coleção intitulada Rase Your Voice, Davis se vale da tecnologia dos tokens não fungíveis para amplificar as mais importantes e diversas mensagens. Bullying, violência sexual, violência policial são alguns dos temas principais das obras digitais únicas criadas pelo artista, em parceria com outros grandes nomes contemporâneos.

“Slipping Away” de Yemi Davis, Alexis Tsegba, Modupeola Soetan, e Bolu Sowoolu

“Slipping Away” de Yemi Davis, Alexis Tsegba, Modupeola Soetan, e Bolu Sowoolu – um dos NFTs em leilão

 

A temática de “renascimento” de uma das peças digitais dialoga diretamente com a experiência que o próprio artista enfrentou ao longo de sua vida, por conta de seu albinismo – a inspiração surgiu após ter dialogado diretamente com quem praticou bullying contra ele. “Eu me senti livre”, afirma. “Parecia que um peso imenso havia sido retirado dos meus ombros, e que eu era uma nova pessoa. É isso que estamos tentando explorar com a peça: é como se estivesse renascendo, se transformando em uma nova pessoa”, afirma.

“Metamorphosis”, de Yemi Davis, Alexis Tsegba, Modupeola Soetan e Bolu Sowoolu

“Metamorphosis”, de Yemi Davis, Alexis Tsegba, Modupeola Soetan e Bolu Sowoolu

 

Cada peça foi criada em parceria por Davis com outros três artistas, e o encontro pautou o tema a ser desenvolvido nas NFTs. A coleção foi desenvolvida para o programa virtual de NFT da plataforma Voice, que conecta curadores com criadores interessados em trabalhar com peças digitais – a escolha do nome de Davis veio por apontamento do curador Misan Harriman. “Eu sou nigeriano, e sei como é difícil para um artista daqui ou em outras partes em desenvolvimento no mundo para ter a mínima chance”, afirma o curador. “Estamos realmente trabalhando para amplificar vozes, suas artes, para o que o mundo possa conhecer e apoiar a eles por muito tempo”, diz Harriman.

A escolha por Davis para reunir outros artistas e também apresentar sua própria obra, e tornar os tokens não fungíveis – tecnologia na qual peças digitais únicas são reconhecidas e, assim, comercializadas em valorização semelhante a um quadro original – em suportes para mensagens importantes foi, portanto, natural. “Ao parodiar a mídia de massa e exagerar certos aspectos inerentes à sociedade contemporânea, seu trabalho desenvolve formas que não fogem critérios lógicos, mas se baseiam em associações subjetivas”, afirma o site, sobre Davis, lembrando que seu trabalho responde diretamente “ao ambiente ao redor, utilizando as experiências cotidianas como ponto de partida” – o site Voice pode ser acessado aqui.

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
24/Ago
MIS-PR recebe exposição itinerante do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo -
Saiba mais
Qua
01/Set
O JARDIM DE AMELIA -
Saiba mais
Sex
10/Set
IN.Visível Sagrado -
Saiba mais
Sex
10/Set
O Sertão Virou Mar -
Saiba mais
Sex
17/Set
"Amor Arte é Vida" -  Exposição "Amor Arte é Vida" abre no Città America para apresentar o Projeto Arte Vida Arte
Saiba mais
Sáb
18/Set
GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE REÚNE OBRAS DE CINCO CERAMISTAS NA MOSTRA “TRANSMUTAÇÃO” -
Saiba mais
Sáb
18/Set
Poesia Experimental Portuguesa em exposição no Centro Cultural São Paulo -
Saiba mais
Seg
27/Set
ESPELHOS - ESPELHOS INSTIGA REFLEXÕES DIANTE DE UMA REALIDADE PÓS-PANDÊMICA
Saiba mais