Carregando... aguarde
Um negociante de arte descobriu um raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França - Guia das Artes
Um negociante de arte descobriu um raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França
Um negociante de arte descobriu um raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França
A pintura foi feita por Jean Decourt, famoso pintor da corte francesa, em 1578.
inserido em 2021-01-27 14:28:11
Conteúdo

 

No ano passado, uma casa de leilões regional na Inglaterra vendeu uma pintura do tamanho de uma caixa de fósforos de um homem que se pensava ser Sir Walter Raleigh.

 

Mas essa identificação não estava certa, de acordo com o astuto negociante de arte que a pegou. Na verdade, é um raro retrato em miniatura de Henrique III, o polêmico rei do travesti da França, pintado por um artista aclamado no século 16.

Agora, o negociante espera vendê-lo para o Louvre.

Philip Mold, co-apresentador do programa “Fake or Fortune?” Da BBC show, comprou o local de trabalho sem ser visto em um leilão online no ano passado. A verdadeira identidade do tema da pintura rapidamente se tornou clara para ele, mas uma surpresa ainda maior veio quando sua moldura em forma de medalhão foi posteriormente aberta por um conservador.

No reverso da pintura estava a assinatura de Jean Decourt, famoso pintor da corte francesa, e a data de 1578. Acredita-se que seja o único exemplo de uma obra de arte com o nome do artista ainda existente hoje.
“Agora podemos imprimir firme e finalmente o retrato real do século 16 com o nome de Decourt”, disse Celine Cachaud, especialista em miniaturas de retratos que trabalha no Instituto Nacional de História da Arte de Paris, em um comunicado. “Esta descoberta inovadora terá um grande impacto no estudo dos retratos e pinturas em miniatura do final de Valois nos anos que virão.”

Mold agora está oferecendo ao Louvre o direito de preferência sobre a pintura, o que é apropriado, ele explica, já que provavelmente foi executada na residência real - o prédio ocupado pelo museu hoje.

“Este trabalho é um tesouro nacional francês”, disse o negociante em um comunicado, chamando-o de uma “imagem inédita extremamente significativa de um rei incompreendido e a confirmação do imenso talento de Jean Decourt”.

“Seria maravilhoso se pudesse‘ voltar para casa ’em Paris, pois acredito que é onde realmente pertence”, acrescentou.

Mould não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o preço que pagou pela obra, que era provavelmente uma fração de seu valor real, potencialmente em várias centenas de milhares de libras, de acordo com o Telegraph.

Com pouco mais de cinco centímetros de comprimento, a pintura mostra Henrique III em joias e um chapéu - uma representação familiar do homem que foi rei da França de 1574 até seu assassinato em 1589, pelas mãos de um frade jacobino. Na verdade, a tendência de Henri para usar roupas femininas foi bem documentada em sua época, assim como seu círculo de companheiros homens. Imagens de sua semelhança tornaram-se raras após a Revolução Francesa, pois era perigoso possuir retratos reais.

Decourt tornou-se o artista oficial da corte em 1572 sob o governo do rei Carlos IX. Seus retratos mais conhecidos incluem os de Maria, Rainha dos Escoceses e Elizabeth I.

 

 

Fonte: https://news.artnet.com/art-world/art-dealer-discovered-rare-miniature-king-henri-iii-1939756

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais