Carregando... aguarde
Um negociante de arte descobriu um raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França - Guia das Artes
Um negociante de arte descobriu um raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França
Um negociante de arte descobriu um raro retrato em miniatura do rei do cross-dressing da França
A pintura foi feita por Jean Decourt, famoso pintor da corte francesa, em 1578.
inserido em 2021-01-27 14:28:11
Conteúdo

 

No ano passado, uma casa de leilões regional na Inglaterra vendeu uma pintura do tamanho de uma caixa de fósforos de um homem que se pensava ser Sir Walter Raleigh.

 

Mas essa identificação não estava certa, de acordo com o astuto negociante de arte que a pegou. Na verdade, é um raro retrato em miniatura de Henrique III, o polêmico rei do travesti da França, pintado por um artista aclamado no século 16.

Agora, o negociante espera vendê-lo para o Louvre.

Philip Mold, co-apresentador do programa “Fake or Fortune?” Da BBC show, comprou o local de trabalho sem ser visto em um leilão online no ano passado. A verdadeira identidade do tema da pintura rapidamente se tornou clara para ele, mas uma surpresa ainda maior veio quando sua moldura em forma de medalhão foi posteriormente aberta por um conservador.

No reverso da pintura estava a assinatura de Jean Decourt, famoso pintor da corte francesa, e a data de 1578. Acredita-se que seja o único exemplo de uma obra de arte com o nome do artista ainda existente hoje.
“Agora podemos imprimir firme e finalmente o retrato real do século 16 com o nome de Decourt”, disse Celine Cachaud, especialista em miniaturas de retratos que trabalha no Instituto Nacional de História da Arte de Paris, em um comunicado. “Esta descoberta inovadora terá um grande impacto no estudo dos retratos e pinturas em miniatura do final de Valois nos anos que virão.”

Mold agora está oferecendo ao Louvre o direito de preferência sobre a pintura, o que é apropriado, ele explica, já que provavelmente foi executada na residência real - o prédio ocupado pelo museu hoje.

“Este trabalho é um tesouro nacional francês”, disse o negociante em um comunicado, chamando-o de uma “imagem inédita extremamente significativa de um rei incompreendido e a confirmação do imenso talento de Jean Decourt”.

“Seria maravilhoso se pudesse‘ voltar para casa ’em Paris, pois acredito que é onde realmente pertence”, acrescentou.

Mould não respondeu imediatamente a um pedido de comentário sobre o preço que pagou pela obra, que era provavelmente uma fração de seu valor real, potencialmente em várias centenas de milhares de libras, de acordo com o Telegraph.

Com pouco mais de cinco centímetros de comprimento, a pintura mostra Henrique III em joias e um chapéu - uma representação familiar do homem que foi rei da França de 1574 até seu assassinato em 1589, pelas mãos de um frade jacobino. Na verdade, a tendência de Henri para usar roupas femininas foi bem documentada em sua época, assim como seu círculo de companheiros homens. Imagens de sua semelhança tornaram-se raras após a Revolução Francesa, pois era perigoso possuir retratos reais.

Decourt tornou-se o artista oficial da corte em 1572 sob o governo do rei Carlos IX. Seus retratos mais conhecidos incluem os de Maria, Rainha dos Escoceses e Elizabeth I.

 

 

Fonte: https://news.artnet.com/art-world/art-dealer-discovered-rare-miniature-king-henri-iii-1939756

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais
Qui
04/Fev
GESTUALIDADE - Abertura: dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 18h
Saiba mais