Carregando... aguarde
Teatro Tablado pode ser tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio - Guia das Artes
Teatro Tablado pode ser tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio
Teatro Tablado pode ser tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio
inserido em 2021-11-05 19:28:03
Conteúdo


É o que prevê projeto de lei do deputado Noel de Carvalho em comemoração ao centenário de nascimento de Maria Clara Machado

 
No ano das comemorações pelo centenário de nascimento da escritora e dramaturga Maria Clara Machado e dos 70 anos de O Tablado, fundado por ela, o teatro pode ser tornar Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio. É o que prevê o projeto de lei 4.301/2021 do deputado Noel de Carvalho (PSDB), que será votado nesta quinta-feira (04).
 
O que começou como um teatro amador, em uma sala cedida pelo Patronato Operário da Gávea, obra social, com um palco rudimentar e com número insuficiente de cadeiras, é hoje uma das maiores escolas de teatro do Brasil.  
 
Em 70 anos de história grandes atores passaram por lá, como Malu Mader, Andréa Beltrão, Jacqueline Laurence, Miguel Falabella, Enrique Diaz, Marcelo Adnet, Mateus Solano e tantos outros.  
 
“O Tablado é  também um símbolo de resistência porque conseguiu consolidar-se como uma das marcas da nossa cultura cada vez mais relegada a segundo plano. A escola é ainda um exemplo de que não devemos desistir dos nossos sonhos mesmo diante das dificuldades. Mesmo em uma sala emprestada, com palco improvisado e poucas cadeiras, Maria Clara Machado acreditou em seu projeto e se tornou uma gigante da nossa arte. Infelizmente, ela já não está mais entre nós, mas seu legado é eterno e merece essa homenagem”, disse o deputado Noel de Carvalho.
 
É dele também a indicação da Medalha Tiradentes 'post mortem' concedida à Maria Clara Machado este ano. A maior honraria do estado é dada a pessoas que prestaram relevantes serviços à humanidade.
 
 
Atrizes comemoram projeto
 
Na época em que o projeto foi protocolado na Alerj, atrizes que passaram pelo O Tablado, como Malu Mader, Louise Cardoso e Claudia Abreu gravaram vídeo falando sobre a iniciativa do deputado e pedindo que os parlamentares votem a favor do teatro.
 
"Senhores deputados, vamos dar uma alegria para nossa cidade, que já vem sofrendo há tanto tempo. Vamos aprovar o projeto de lei que propõe o tombamento do Tablado. A população merece, O Tablado, que está fazendo 70 anos, merece; Maria Clara Machado, que está em seu centenário, merece, e as crianças merecem. Eu conto com vocês", pediu  Louise Cardoso.
 
"Seria muito importante que isso acontecesse porque o teatro Tablado é um lugar muito importanta para a cultura, a arte no Brasil. E logo este ano, centenário de Maria Clara Machado, seria lindo que isso acontecesse. Viva O Tablado e viva Maria Clara Machado", festejou Malu Mader.
 
"É um projeto de lei muito importante. É um lugar tão simbólico do Rio de Janeiro. O Tablado mudou a minha vida, me trouxe a minha vocação. É uma referência cultural importantíssima. É isso: Tablado, Patrimônio Cultural e Imaterial do Rio de Janeiro", comemorou Claudia Abreu.
 

"Recebemos com muita alegria este projeto. O Tablado merece", disse a diretora artística do teatro, Cacá Mourthe. "Esse é um reconhecimento público importantíssimo para nossa cidade", atestou Ricardo Kosovski, ator, diretor e professor de teatro.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais