Carregando... aguarde
São Paulo Flutuante inaugura site - Guia das Artes
São Paulo Flutuante inaugura site
São Paulo Flutuante inaugura site
Galeria inaugura seu novo site/portal
inserido em 2020-12-14 16:51:09
Conteúdo

 

Galeria inaugura seu novo site/portal

A nova São Paulo Flutuante ainda não pôde abrir as portas devido à pandemia. No entanto, nosso site/portal de vendas inaugura hoje com artistas incríveis, alguns parceiros de longa data, outros novos e promissores talentos. Nossa plataforma virtual traz um pouco da nossa história também, desde 1982 acreditando na originalidade e persistência da arte brasileira. Isso é só o começo. Visite-nos por aqui: www.saopauloflutuante.com

 

Sobre a galeria:

A Galeria São Paulo resultou de um ideal inspirado na paixão pela produção de arte brasileira, provavelmente a mais pródiga do mundo e da precariedade dos mercados para seu florescimento na época de sua inauguração.

A marchande Regina Boni, que iniciara precocemente sua aliança e história com a arte, vinha nessa época, depois de sua vivência exuberante com o grupo tropicalista, iniciada pela marchande brasileira Céres Franco, dona da histórica galeria L’oeil de Boeuf em Paris, desenvolvendo trabalhos que envolviam eventos no circuito das galerias europeias.

Anos depois, voltando ao Brasil pretendeu criar um novo modelo, que contra todas as opiniões dos estrategistas de mercado abriria uma nova realidade para a produção das artes plásticas brasileiras.  Um espaço construído, projetado pelo arquiteto Marcos Acayaba, para ver, viver, discutir, debater, adquirir arte. Bonito, grande e moderno. E que pudesse abrigar outros eventos além da tradicional pintura. Um acervo adquirido junto aos grandes artistas e artistas jovens.

Eventos institucionais, edição de catálogos com texto de críticos, escritores e intelectuais de vanguarda. Ações culturais de grande porte gerando interesse das mídias escritas e televisivas. Participação e colaboração importantíssima de alguns colecionadores como Adolpho Leirner e Gilberto Chateaubriand que aderiram a sua ideia efetuando compras sistemáticas junto ao acervo da galeria durante seus primeiros dois anos, garantindo a sobrevivência da mesma.

A galeria São Paulo, em pouco tempo mereceu o troféu dado pela APCA pelo desenvolvimento de todo o setor.  Com o apoio de artistas consagrados e interesse de jovens talentos que aderiram ao movimento, a galeria se tornou conhecida e ampliou sua base, um mercado novo e eficaz.

No ano de 1986, a galeria São Paulo realiza uma exposição histórica, revelando ao público brasileiro e internacional a obra de Hélio Oiticica, realizada através do apoio do Projeto HO e com a colaboração e participação dos artistas Luciano Figueiredo, Lygia Pape, Ligia Clarke e do poeta Wally Salomão. Críticos europeus, depois responsáveis pela divulgação da obra nos circuitos internacionais, como Guy Brett e Catherine David, responsáveis pela implantação de Hélio Oiticica no mercado internacional foram trazidos ao Brasil pela galeria. Na primeira retrospectiva de Hélio Oiticica, foram expostas pela primeira vez em uma galeria, obras emblemáticas como Parangolés e o Penetrável Tropicália, além de bólides, meta-esquemas e outras trabalhos. Uma parte da escola de samba Mangueira veio do Rio de Janeiro para homenagear a inauguração do evento em uma grande festa que começava para celebrar o artista. Hélio Oiticica ainda foi mostrado em mais cinco mostras na galeria São Paulo durante os próximos anos: meta-esquemas, grupo Frente, Penetráveis e duas Cosmococas.

Aos 21 anos de idade a galeria São Paulo encerrou suas atividades que agora em 2020, diante de um cenário completamente diferente, com grandes desafios pela frente, renasce acreditando no poder de perseverança e permanência da arte. Baseada fisicamente em um grande galpão no bairro da Barra Funda, que abrigará além de exposições de artes plásticas, eventos envolvendo outras linguagens artísticas(como música, dança, literatura e cinema)a Galeria São Paulo aguarda ansiosamente o momento de sua reabertura.

Regina Boni e Manu Maltez 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
15/Out
OSGEMEOS: Segredos - Abre ao público hoje, a esperadíssima exposição de Os gêmeos na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
Sex
11/Dez
10 ANOS DA MUL.TI.PLO - Galeria celebra seu 10º aniversário com exposição até 16 de fevereiro.
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
Beirith - 2021-01-25 -
Saiba mais