Carregando... aguarde
São Paulo celebra a Semana de Arte Moderna com 100 eventos - Guia das Artes
São Paulo celebra a Semana de Arte Moderna com 100 eventos
São Paulo celebra a Semana de Arte Moderna com 100 eventos
inserido em 2021-06-02 18:08:28
Conteúdo

 

Entre julho de 2021 e dezembro de 2022, 60 instituições, corpos artísticos, espaços e programas culturais de SP fazem uma programação especial para a data

Para comemorar o centenário da Semana de Arte Moderna, ou Semana de 22, um marco para o cenário artístico brasileiro, o Governo de SP preparou um evento super especial. Ao longo de 18 meses, entre julho de 2021 e dezembro de 2022, as instituições culturais do estado organizam 100 atrações focadas nesse tema.

Haja programação! Chamado de “Modernismo Hoje”, o projeto envolve 60 instituições, tanto públicas quanto privadas, corpos artísticos, espaços e programas culturais.

E tem de tudo: exposições de arte, webinars, espetáculos de dança e teatro, festivais e eventos multilinguagem, obras audiovisuais e ações ligadas à literatura. Você confere tudo neste site. Algumas atrações acontecem virtualmente!

Quem preferir, pode acompanhar esse calendário, carinhosamente chamado de Tarsila, por aplicativos de IOS e Android. Também ficam instalados 100 totens touch screen em espaços culturais para interação com essa programação, além de catálogo, folders, folhetos e vídeos de divulgação.

Isso significa que os museus queridinhos de SP, como o MIS – Museu da Imagem e do Som, a Pinacoteca, a Casa das Rosas e até o Museu da Língua Portuguesa planejam atividades imperdíveis ao longo desse tempo. Mas há programações em outras cidades também, como em Tatuí, Campos do Jardão e Brodowski.

Pinacoteca 2021
Crédito: Reprodução/ @PinacotecaSP/FacebookPinacoteca tem uma programação incrível

A TV Cultura também se prepara para a ocasião especial. Entre suas ações, destaca-se o ciclo de cinema “Só a Antropofagia nos Une”, com filmes brasileiros modernistas que ecoam a Semana de 22, de 15 a 18 de fevereiro de 2022.

Essa grande iniciativa para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna tem a missão de gerar uma oferta cultural de relevante e de qualidade. Além disso, a ideia é destacar o papel dos artistas paulistas no movimento modernista, que reverberou por todo o país.

Saiba tudo sobre esses 18 meses de atrações aqui na Agenda Catraca Livre.

Conheça um pouco sobre a Semana de Arte Moderna

Realizado entre os dias 13 e 17 de fevereiro de 1922 no Theatro Municipal de São Paulo, esse importante festival marcou o rompimento com o tradicionalismo cultural associado ao parnasianismo, ao simbolismo e à arte acadêmica.

O evento, idealizado por um grupo de intelectuais paulistas, envolveu uma exposição com cerca de 100 obras e três sessões lítero-musicais noturnas. Não havia uma vertente artística específica a ser seguida, a ideia era simplesmente romper o status quo e abrir espaço para o cubismo, o futurismo, o surrealismo, o dadaísmo e outras tendências que surgiram na Europa no início do século 20.

 
Tarsila do Amaral_Operários, 1933_Óleo sobre tela, 150 x 205 cm_Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo
Crédito: Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São PauloTarsila do Amaral é uma das modernistas consagradas. Seu quadro “Operários” é de 1933

Embora o movimento modernista no Brasil tenha envolvido pintores, escultores, escritores, músicos e arquitetos, o destaque maior foi para as artes plásticas.

Nomes como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Cândido Portinari, Di Cavalcanti, Heitor Villa-Lobos, Manuel Bandeira, Oswald de Andrade e Victor Brecheret foram alguns desses artistas brasileiros revolucionários. O modernismo também se espalhou por lugares como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Pernambuco.

 

Fonte: Catraca Livre

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Sáb
05/Jun
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE -
Saiba mais
Sáb
05/Jun
"DIVERSO" - COLETIVA 5 ANOS da CASA J GALERIA DE ARTE -
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qua
05/Mai
'ARTE CONTEMPORANEA FEMININA' -
Saiba mais
Sáb
29/Mai
Mostra sobre 'Arte Italiana na Pandemia' será inaugurada em 29/5 - Exposição inédita será realizada na MAC USP até 22 de agosto
Saiba mais
Ter
01/Jun
"Arte Contemporanea Feminina" -
Saiba mais
Sáb
05/Jun
Exposição-
Saiba mais
Seg
14/Jun
"GESTUALIDADE" -
Saiba mais
Sex
18/Jun
Visita virtual à exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira -
Saiba mais