Carregando... aguarde
Salão de Abril abre inscrições para artistas residentes no Ceará - Guia das Artes
Salão de Abril abre inscrições para artistas residentes no Ceará
Salão de Abril abre inscrições para artistas residentes no Ceará
As inscrições podem ser realizadas até 4 de julho na plataforma do projeto. Em 2021, a mostra homenageia o artista sobralense Raimundo Cela
inserido em 2021-06-24 17:11:19
Conteúdo

 

Um dos principais eventos de artes visuais do País, o Salão de Abril abre inscrições para a 72º edição. 

Em 2021, a mostra homenageia o artista sobralense Raimundo Cela. As inscrições seguem até o dia 4 de julho deste ano, em plataforma virtual. A inscrição é gratuita e destinada a artistas visuais com formação diversa, que sejam residentes no estado do Ceará, devendo ter mais de 18 anos ou ser emancipado. O processo seletivo ocorrerá exclusivamente na modalidade online, por meio do site oficial. O resultado será divulgado no site do Salão de Abril e no canal da Cultura. 

A equipe curatorial do evento é composta pelos profissionais Ana Cecília Soares (CE/BH), Luise Malmaceda (SP/NY) e Luciara Ribeiro (SP), com consultoria do artista visual Carlos Macêdo. Os critérios de avaliação das obras são coerência conceitual, investigações das linguagens contemporâneas, poética dos trabalhos, caráter inovador e qualidade formal.

Proponentes poderão inscrever até uma obra, individualmente ou como representante de obra coletiva, nas categorias de performance ou de artes visuais (pintura, escultura, instalação e videoarte). Somente serão aceitas inscrições de obras que não tenham sido expostas anteriormente e/ou não tenham sido contempladas em outros editais e premiações, públicas ou privadas.

Nesta edição, 35 projetos serão contemplados, número maior do que os 30 selecionados nas mostras anteriores. O valor da premiação será equiparado entre todos os artistas, sendo destinado R$5 mil para cada. A mudança atende solicitação da categoria artística da cidade.

Em 2021, o principal salão de artes do Ceará será realizado após período de ajustes, ocupando o Centro Cultural Casa do Barão de Camocim com fotografias, pinturas, performances, videoartes, bordados, esculturas e instalações. Para receber o evento, o espaço será adaptado seguindo todas as regras de higiene e distanciamento determinadas por decreto municipal.

Principal salão de artes do Ceará e um dos mais disputados e reconhecidos do País, o Salão de Abril comemora 72 edições em 2021, em 78 anos de existência. O secretário da Cultura de Fortaleza, Elpídio Nogueira, reitera a importância do evento no momento atual. “É com satisfação que a Prefeitura de Fortaleza realiza mais uma edição de uma das mostras de arte mais antigas do Brasil e ainda prestando homenagem a um artista cearense tão sensível e valoroso à nossa cultura, Raimundo Cela. Nesse momento que estamos vivendo, dar voz à classe artística por meio desse evento tão tradicional se faz muito necessário”, conclui.

Pintor, gravador, professor, Raimundo Brandão Cela nasceu em Sobral, em 1890. Tem como temática abordada a tipologia da terra, isto é, os tipos humanos regionais, com perspectiva formal estética. Com telas luminosas e claras, retratou em suas obras a força do trabalhador, representadas pelos pescadores, vaqueiros, artesãos, operários e jangadeiros. O artista representa um grande marco para a arte regional, tornando-se um pintor renomado para o patrimônio artístico cearense e brasileiro. Raimundo Cela faleceu no Rio de Janeiro em 06 de novembro de 1954.


72º Salão de Abril
Período de inscrições: Até 04 de julho de 2021
Inscrições e informações: Site Oficial do Salão

 

Fonte: O Povo

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
29/Mai
Mostra sobre 'Arte Italiana na Pandemia' será inaugurada em 29/5 - Exposição inédita será realizada na MAC USP até 22 de agosto
Saiba mais
Sáb
05/Jun
Exposição-
Saiba mais
Qui
01/Jul
EXPOSIÇÃO “NOSSA HISTÓRIA” DA ARTISTA SIMONE RIBEIRO -
Saiba mais
Qui
15/Jul
Sanagê Pele e Osso -
Saiba mais
Qui
15/Jul
O Círculo e seus Significados -
Saiba mais
Sáb
24/Jul
Exposição: A arte entre o sagrado e o profano -
Saiba mais