Carregando... aguarde
Revisão do Ano do Mercado de Arte de 2019: Edição de Superlativos - Guia das Artes
Revisão do Ano do Mercado de Arte de 2019: Edição de Superlativos
Revisão do Ano do Mercado de Arte de 2019: Edição de Superlativos
Voltamos ao Artnet Price Database para uma retrospectiva com tema do anuário no mercado de arte deste ano.
inserido em 2019-12-19 18:42:35
Conteúdo

 

Para comemorar o final do ano no mercado de arte, recorremos ao Artnet Price Database para apresentar um ano especial em revisão com superlativos para 2019.

Leia mais para ver quem teve um bom ano, quem teve um ano humilde e quem procure na classe do próximo ano de 2020.

PIOR CASO DE SENIORITIS


O Double Elvis (tipo Ferus) de Andy Warhol foi um dos lotes mais caros do ano, pois foi vendido por US $ 53 milhões na Christie's New York, mas a verdade é que mal chegou aos 10 melhores preços para o artista. De fato, a última vez que o recorde de maior lote de artistas foi quebrado em leilão foi em 2013, quando o Silver Car Crash (Double Disaster) foi vendido por US $ 105,5 milhões na Sotheby's New York. Mesmo sendo um dos pilares do mercado, todos os seis principais preços mais altos de Warhol permaneceram inalterados desde 2014.

REI DO BAILE


O KAWS continuou a arrasar no mercado (chocante, nós sabemos!). Na Sotheby's em Hong Kong, em abril, a pintura do artista THE KAWS ALBUM vendeu por 15 vezes a sua alta estimativa de US $ 14,8 milhões. No entanto, por mais exigente que o KAWS tenha sido, seu sucesso dificilmente poderia ser chamado de surpresa. Mesmo que ele quebrou todos os seus cinco recordes anteriores de leilão este ano, 2018 também foi um ano marcante para o artista - seu preço médio de venda quase dobrou de 2017 para 2018.

MELHOR MAKEOVER


Em uma onda de mercado que poucos poderiam prever, as velhas mestres do sexo feminino foram destacadas com um impulso da venda da Sotheby's New York "The Female Triumphant" em janeiro. (Talvez um número ainda menor pudesse prever que a venda receberia o apoio da própria Victoria Beckham!) A atração principal foi uma obra-prima de Élisabeth Louise Vigée-Le Brun, retrato de Muhammad Dervish Khan, que vendeu por US $ 7,2 milhões e quebrou o recorde anterior para qualquer obra de arte de uma mulher artista da era pré-moderna. Alguns pensaram que era tudo um pouco de marketing enganador, mas com apresentações sólidas no Prado e no Museu Nacional das Mulheres nas Artes, parece que as mulheres que os Mestres Antigos estão aqui para ficar.

SENHORITA CONGENIALIDADE
O mundo sentou-se e notou uma nova chegada quando a princesa de Julie Curtiss foi vendida por mais de 1.700% sobre sua alta estimativa de US $ 8.000, martelando os impressionantes US $ 106.250 em Phillips New York nesta primavera. Foi a primeira vez que o trabalho de Curtiss apareceu em leilão - menos de um mês após a abertura de seu primeiro show solo inaugural. Fale sobre tirá-lo do parque no primeiro balanço.

MAIOR PROBABILIDADE DE SUCESSO

Carles White é bem conhecido pelos historiadores da arte e amado pelos pintores há anos, e parece que o mercado de leilões está finalmente alcançando. Depois que o MoMA e o Art Institute of Chicago organizaram a primeira grande retrospectiva do museu sobre o trabalho de White no final de 2018, o mercado subiu. Duas de suas obras quebraram a marca de US $ 1 milhão pela primeira vez na Sotheby's New York e na Christie's New York neste outono e, antes de 2018, seu maior preço alcançado em leilão era de US $ 300.000. O reconhecimento comercial de White está muito atrasado (mesmo que o próprio artista o tenha evitado), e seu mercado é certamente um mercado a se assistir em 2020.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Qui
07/Nov
EXPOSIÇÃO “SAPATOS QUE PISAM CAMINHOS DIFERENTES” - O Museu Municipal recebe a última exposição do ano. “Sapatos que pisam caminhos diferentes”, que reúne peças deste segmento que datam do início do século XX.
Saiba mais
Qua
13/Nov
Centro Cultural Banco do Brasil recebe retrospectiva da artista japonesa, Chiharu Shiota - Exposição tem trabalhos de Chiharu Shiota do início de sua carreira, em 1994, até instalações inéditas inspiradas no Brasil.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais