Carregando... aguarde
Porto Dragão lança inscrições para programa de Residências e Intercâmbios com foco nas artes visuais - Guia das Artes
Porto Dragão lança inscrições para programa de Residências e Intercâmbios com foco nas artes visuais
Porto Dragão lança inscrições para programa de Residências e Intercâmbios com foco nas artes visuais
Artistas do Nordeste podem se inscrever até 08 de outubro. Programa com vagas limitadas e duração de quatro meses
inserido em 2021-09-28 17:38:29
Conteúdo

 

Centro Cultural Porto Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar, através do programa Hub Cultural do Ceará, anuncia a convocatória do programa de Residências e Intercâmbios, do eixo com foco nas Artes Visuais/Visualidades Contemporâneas na edição 2021/2022. As inscrições seguem abertas até 08 de outubro e podem ser acessadas em bit.ly/residenciaseintercambios2021

A seleção oferta 04 vagas para a região Nordeste com bolsa que variam entre R$1.000,00 a R$1.500,00 sendo 03 vagas para artistas cearenses e 01 vaga para artista nordestino. Com duração de 04 meses, entre Outubro de 2021 a Janeiro de 2022, a metodologia prevê encontros virtuais e presenciais seguindo os seguintes eixos principais: deslocamento, criação e compartilhamento de metodologias. Mais informações sobre a metodologia podem ser conferidas na minuta do programa, disponível no mesmo link para inscrição.

O programa Residências e Intercâmbios apresenta-se como uma oportunidade que busca criar diálogos entre profissionais do campo da arte. A partir de uma perspectiva de descentralização e imersão em organizações culturais, pretende-se questionar e explorar os modos de fazer arte, fortalecendo o intercâmbio cultural. Espera-se que com a primeira edição do programa, se possa democratizar o acesso às ferramentas e redes da arte e cultura, além de fortalecer práticas artísticas contemporâneas em ambientes de formação, criação e difusão.

CULTURA EM REDE: EQUIPAMENTOS PARCEIROS

Idealizado pelo Porto Dragão, o programa Residências e Intercâmbios surge de uma grande engrenagem criativa. Além de motivar a imersão e troca entre artistas, outros 03 equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará atuam em rede nesta iniciativa. Somam-se em parceria os equipamentos Sobrado Dr. José LourençoEscola Porto Iracema das Artes e Museu de Arte Contemporânea (MAC) do Centro Cultural Dragão do Mar, que colaboram no desenvolvimento de criações e 

pensamentos, integrando o circuito cultural e compartilhando percursos e experimentações para ambientes transdisciplinares no campo das artes visuais.

O propósito desta ação em rede é possibilitar um espaço colaborativo que fortaleça a construção de novas perspectivas, a partir das quais possam ser reavaliados e reinterpretados os territórios e fronteiras artísticas, especialmente naquilo que diz respeito aos processos históricos ligados às construções identitárias, linguísticas, sociais e culturais.

SOBRE O CENTRO CULTURAL PORTO DRAGÃO

Fora ou dentro da caixa, atravessado pela pluralidade de gente, ideias e territórios, o Centro Cultural Porto Dragão busca as experimentações, as tecnologias e as ferramentas sociais e digitais que podem – e devem – agregar à Arte. Através do Hub Cultural do Ceará, programa híbrido e inovador, potencializa projetos artísticos através de assessorias, formações, consultorias e parcerias traçadas. O Centro Cultural Porto Dragão desenvolve programas de formação e fruição cultural que valorizam os processos criativos e apresenta-se como um ambiente de impulsionamento de projetos artísticos e de produção de conteúdo, oferecendo ao público uma programação cultural. Seus conteúdos podem ser conferidos no Youtube.com/PortoDragao.

 

SERVIÇO

Programa “Residências e Intercâmbios”

Inscrições abertas até 08 de outubro de 2021

Mais informações e ficha de inscrição: bit.ly/residenciaseintercambios2021

Contato: prog.residenciaseintercambios@gmail.com 

 

Fonte: SECULT

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
24/Ago
MIS-PR recebe exposição itinerante do 14º Prêmio New Holland de Fotojornalismo -
Saiba mais
Qua
01/Set
O JARDIM DE AMELIA -
Saiba mais
Sex
17/Set
"Amor Arte é Vida" -  Exposição "Amor Arte é Vida" abre no Città America para apresentar o Projeto Arte Vida Arte
Saiba mais
Sáb
18/Set
GALERIA SÃO PAULO FLUTUANTE REÚNE OBRAS DE CINCO CERAMISTAS NA MOSTRA “TRANSMUTAÇÃO” -
Saiba mais
Sáb
18/Set
Poesia Experimental Portuguesa em exposição no Centro Cultural São Paulo -
Saiba mais
Seg
27/Set
ESPELHOS - ESPELHOS INSTIGA REFLEXÕES DIANTE DE UMA REALIDADE PÓS-PANDÊMICA
Saiba mais
Sex
08/Out
Mul.ti.plo Espaço Arte abre exposição de Marina Saleme -
Saiba mais
Qui
14/Out
Samsung Rock Exhibition Rita Lee - Exposição histórica sobre Rita Lee leva panorama da carreira e da vida da artista ao MIS
Saiba mais