Carregando... aguarde
Poemas de Carlos Drummond de Andrade inspiram espetáculo - Guia das Artes
Poemas de Carlos Drummond de Andrade inspiram espetáculo
Poemas de Carlos Drummond de Andrade inspiram espetáculo
O espetáculo, que estreou no ano passado, volta agora à temporada neste sábado, 29, no Viga Espaço Cênico.
inserido em 2017-04-28 14:31:28
Conteúdo

O caminho para a construção da sensibilidade de cada indivíduo tem suas curvas particulares, trechos especiais e trilhas variadas. Seja no diálogo consigo mesmo, ou na vida em sociedade, o poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade deu pistas dessa jornada íntima que inspirou a montagem de Havemos de Amanhecer, de João Paulo Lorenzon.

O autor e diretor explica que não se trata de uma montagem sobre a biografia do poeta e suas obras, mas de um passeio pelos poemas O Elefante e A Máquina do Mundo.

O primeiro texto traz a viagem de um homem que se fantasia de elefante e sai para procurar amigos. “É uma jornada mais existencialista na qual a figura dialoga consigo mesma e tenta se relacionar com o mundo exterior.” Ele explica que, apesar de toda beleza e entusiasmo, o personagem fica perambulando por ter dificuldades de se comunicar. “É um eu lírico que reflete o nosso problema de dialogar uns com os outros”, conta ainda Lorenzon.

No palco habitado por seres com máscaras de elefante, a montagem também ganha a corporeidade dos movimentos da dança. “Aqui, há uma reviravolta”, diz. Um grupo de mulheres assume o lugar encarnando as forças da natureza, como o vento e as tempestades. O elefante também se concretiza numa escultura de arame e uma montanha de pétalas despenca sobre as bailarinas, em referência à grandiosidade encontrada por Drummond em “uma estrada de Minas, pedregosa”. “É uma forma de criar paisagens que descrevam esse percurso de descoberta de si mesmo.”

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais