Carregando... aguarde
Plataforma de NFT do Brasil, Phonogram.me quer revolucionar cenário da música - Guia das Artes
Plataforma de NFT do Brasil, Phonogram.me quer revolucionar cenário da música
Plataforma de NFT do Brasil, Phonogram.me quer revolucionar cenário da música
inserido em 2021-03-24 21:55:06
Conteúdo

 

A ambição da primeira plataforma de NFT do Brasil não é pequena: a chegada da Phonogram.me promete simplesmente revolucionar o mercado musical no país.

A ideia é transformar um fonograma ou gravação musical em um “Token não fungível” (NFT para sigla em inglês), espécie de contrato virtual que valida e valoriza uma produção original única em meio digital.

A plataforma permite, por exemplo, que o usuário adquira um fonograma, e passe a receber royalties relativos à execução daquela determinada gravação no rádio, na TV ou mesmo em streaming.

O compositor André Abujamra

O compositor André Abujamra é embaixador do projeto, e um dos primeiros músicos a criar uma obra em NFT no Brasil © divulgação

 

O Phonogram.me tem o músico e compositor André Abujamra como embaixador, e funciona como uma bolsa de valores, que promete descentralizar o mercado fonográfico conectando o artista diretamente com investidores, colecionadores e fãs, permitindo que se invista em seu cantor, cantora ou banda preferida.

O pioneirismo da plataforma vai além, oferecendo ao investidor a opção de receber sua cota diretamente em reais em criptomoedas. “É tipo uma plataforma onde os artistas, produtores fonográficos, editoras podem vender não apenas discos com certificados NFT, mas literalmente leiloar os copyrights da música”, resumiu Abujamra.

Mas o que é NFT afinal?

Um “Token não fungível”, ou NFT, é uma espécie de certificado especial criptográfico que valida e valoriza a originalidade, singularidade e especificidade de uma determinada obra de arte digital, objeto virtual ou mesmo de algo tão comum quanto uma postagem – mas que pode ser valorizada justamente por sua “raridade”.

Um exemplo é o caso recente da primeira postagem feita no Twitter, certificada em NFT e vendida por Jack Dorsey, CEO da plataforma, por cerca de US$ 2,9 milhões de dólares.

 

Trata-se, portanto, da venda certificada de algo que só existe no digital, mas que tem sua originalidade atestada pelo certificado, que utiliza a segurança da tecnologia blockchain pra “confirmar” o valor e a autenticidade da obra – ou, no caso supracitado, de um post.

 

 

Parceria entre Abujamra e Uno de Oliveira, “Coélhek” é o primeiro NTF musical no Brasil

O funcionamento é similar ao das criptomoedas como o bitcoin, mas os NTFs não são intercambiáveis entre si – não funcionam, em princípio, como moedas, mas sim como garantia sobre determinado “objeto” digital para que ele seja vendido.

Discos digitais numerados

No caso da indústria da música, uma banda pode, por exemplo, lançar 100 cópias de um disco digital “assinado” e “numerado” virtualmente. Além de oferecer ao comprador acesso ao conteúdo exclusivo, o sistema funciona como um investimento, e o usuário que eventualmente adquirir a cópia de número 1, por exemplo, poderá ver sua compra se valorizar especialmente com o passar do tempo.

A mesma lógica pode ser aplicada, claro, para um artista gráfico que desenvolva obras digitais em JPEG, por exemplo: o NFT atesta que aquele determinado arquivo é mesmo um “original”.

Obra

Obra “NEUROABU #03”, criado por André Abujamra, embaixador da plataforma © reprodução

Descentralização da indústria fonográfica

Através do Phonogram.me, o artista pode vender não só um disco ou um fonograma, mas também uma porcentagem de determinada gravação.

“Os caras criaram o Phonogram.me para descentralizar a indústria. A ideia é colocar na mão dos criadores, das gravadoras e de quem mais tiver interesse a chance de lucrar com a valorização do seu asset mais importante: a música”, diz Abujamra no vídeo de lançamento, que resume o negócio como uma sociedade direta entre o investidor e o artista em um determinado fonograma. O compositor criou em parceria com o artista Uno de Oliveira a obra “Coélhek”, o primeiro NFT musical brasileiro.

O produtor musical Lucas Mayer

O produtor musical Lucas Mayer, um dos criadores da plataforma © Facebook

 

A plataforma também permite que o usuário revenda sua porcentagem previamente adquirida de um fonograma – revertendo uma parte dessa negociação também para o artista – ou mesmo que um músico que gravou uma faixa coloque à venda sua parte em direitos conexos: sua fatia do lucro daquele fonograma no qual trabalhou.

Fitas e rolos de áudio

Phonogram.me busca descentralizar a indústria musical e fonográfica no Brasil © Getty Images

“O Phonogram.me vem para valorizar o âmbito da música gerando monetização a cada player, compartilhamento e reprodução. Além disso, o senso de comunidade dentro da plataforma é muito grande, visto que além de um gerador de renda, é possível tornar-se uma gravadora ou até investir na carreira de um artista” diz o produtor musical Lucas Mayer, criador da plataforma junto com a curadora Janara Lopes.

 

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2021/03/phonogram-me-vai-revolucionar-industria-fonografica-vendendo-fonogramas-e-discos-em-ntf/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais