Carregando... aguarde
Plataforma brasileira de arte digital abre seleção para artistas; saiba mais - Guia das Artes
Plataforma brasileira de arte digital abre seleção para artistas; saiba mais
Plataforma brasileira de arte digital abre seleção para artistas; saiba mais
inserido em 2021-03-24 21:35:06
Conteúdo

 

Net-art, arte digitalarte cibernética, instalação transmidiática, poesia digital. Todas evidenciam a convergência entre os campos das ciências com a arte, cultura e sociedade e agora estão juntas na mesma plataforma, a Homeostasis Lab.

Criada há oito anos pelos curadores Julia Borges Araña e Guilherme Brandão, a Homeostasis Lab abre, a partir de 20 de março, seleção para artistas de todo o mundo que pesquisam o tema e criam obras desta categoria integrarem exposições e o acervo do projeto.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do homeostasislab.org até 20 de abril. As obras serão analisadas pela equipe curatorial e a notificação sobre a aprovação de cada artista será anunciada individualmente por e-mail. A curadoria também vai eleger três ‘obras revelação‘ para uma premiação em dinheiro de R$1 mil cada.

 

“O requisito primordial da curadoria é que os trabalhos sejam passíveis de exibição pela internet e que tenham uma ligação conceitual com o digital em alguma etapa desde a sua concepção à realização”, afirma Brandão.

Todos os trabalhos devem pertencer a qualquer modalidade de net art e arte digital: arte cibernética, arte algorítmica, arte em código, arte generativa, net-art, glitch-art, machine learning, deep fake e outras formas de inteligência artificial, instalação transmidiática, escultura digital, animação 2D e 3D, game-art, hologramas, performance transmidiática, comunidades virtuais, cripto arte, aplicativos de arte, arte imersiva (AR, VR e MR), filtros, GIF animado, meme, boomerang, arte hacker, arte cibernética, pintura digital, fotografia digital, poesia digital, bio-arte, arte sonora, pixel art, software art e outras denominações análogas.

“A chamada aberta busca mapear e evidenciar o cenário da arte emergente nacional e estrangeira sob os efeitos de uma realidade digital ubíqua, pervasiva e na internet, mostrando a influência que as novas tecnologias exercem sobre a arte e o fazer artístico, e refletindo sobre as novas linguagens, comportamentos e conceitos advindos desta relação”, observa Araña.

Novo tempo

A chamada aberta para novos artistas integra a programação da nova fase do Homeostasis. Neste primeiro trimestre, a plataforma passou por uma reformulação e, a partir de 22 de abril, apresentará o projeto Homeostasis Lab – Novo Tempo, uma realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, com idealização e organização de Phi Projetos e UGI Projetos Culturais.

O objetivo de seus criadores, Araña e Brandão, é trazer ao público um espaço de reflexão crítica, de difusão e fomento da produção contemporânea de arte digital atual.

Em Novo Tempo, Homeostasis trará exposições inéditas assinadas por oito curadores brasileiros: Flávio Carvalho, Gabriel Menotti, Guilherme Teixeira, Luciana de Paula Santos, Mari Nagem, Paloma Oliveira, Pedro Caetano e Rudá Cabral. Cada curador foi convidado a criar uma mostra autoral com o foco no impacto dos meios digitais na poética e estética da arte contemporânea, a partir de pesquisas sobre os efeitos de uma realidade no território etéreo da internet.

A programação ainda conta com encontros online e gratuitos com pensadores e artistas da cultura e da arte digital que debatem, junto ao público, questões que entrelaçam o campo das artes visuais com as ciências e novas tecnologias. As conversas surgem como extensão das curadorias a fim de promover o pensamento crítico-teórico. A programação na íntegra será divulgada em breve.

 

Fonte: https://www.hypeness.com.br/2021/03/plataforma-brasileira-de-arte-digital-abre-selecao-para-artistas-saiba-mais/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais