Carregando... aguarde
Para ver, apreciar e colecionar - Guia das Artes
Para ver, apreciar e colecionar
Para ver, apreciar e colecionar
Primeira edição da ArteBH reúne obras de artistas modernos e contemporâneos até domingo
inserido em 2018-05-04 20:36:14
Conteúdo

Atrair o público e incentivar o colecionismo, oferecendo a oportunidade de apresentar aos visitantes uma vasta diversidade de trabalhos em um único espaço, são alguns dos objetivos da ArteBH – Feira de Arte Moderna e Contemporânea, realizada até este domingo, no Centro Cultural do Minas Tênis Clube.

O projeto, em sua primeira edição, é fruto da parceria entre os realizadores da Parte, feira de arte contemporânea promovida em São Paulo desde 2011, e o 10 Contemporâneo, organizado por galeristas de Belo Horizonte. Em março, a segunda iniciativa chegou ao seu terceiro ano e trouxe uma programação centrada em dez galerias locais.

Nove integrantes desse projeto participam da ArteBH. São elas a AM Galeria, Beatriz Abi-Acl, Celma Albuquerque, Cícero Mafra, dotART, Lemos de Sá, Manoel Macedo, Murilo Castro e Orlando Lemos. Além dessas, outros espaços, como a Hilda Araujo e a Fólio, de São Paulo, e a RV Cultura e Arte, de Salvador, somam-se ao evento.

O resultado é um panorama da produção artística moderna e mais recente, a partir da exposição de obras de mais de cem artistas. Entre eles, Di Cavalcanti, Amilcar de Castro, Arcângelo Ianelli, Leda Catunda, Mira Schendel e Tomie Ohtake.

“Nós decidimos não fazer uma feira apenas de arte contemporânea, contemplando também quem se interessa por arte moderna. Então, em vez de segmentar, nós buscamos uma perspectiva mais abrangente”, pontua Tamara Pearlman, diretora da ArteBH.

Algumas galerias vão expor trabalhos inéditos. Um exemplo é a mineira dotART, que vai mostrar obras de Cássio Vasconcellos, Eli Sudbrack e José Damasceno, entre outros. “A instalação de José Damasceno foi montada uma única vez, há cerca de 15 anos, em Ohio, nos Estados Unidos. Então, esta será a primeira vez que a obra poderá ser vista no Brasil”, frisa Tamara.

O galerista Cícero Mafra reforça que a proposta pode “desmistificar a ideia de que a arte é algo inacessível”. “Há obras de vários preços, capazes de interessar diferentes tipos de gostos. E é interessante que as pessoas sejam tocadas pela paixão que é colecionar”, comenta ele. 

Serviço. ArteBH – Feira de Arte Moderna e Contemporânea, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Até domingo; 6ª e sáb., das 14h às 22h; dom., das 11h às 19h. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

 

Fonte: otempomagazine

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Sáb
19/Ago
Feito poeira ao vento | Fotografia na Coleção MAR - Atravessamos um longo percurso, mas chegamos até aqui. A fotografia nos acompanha desde a sua invenção no século XIX, num processo que passa pela constituição da nossa memória — documental —, esbarrando na arte, onde interage de forma articulada como espa
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Sex
22/Set
ADDIO DEL PASSATO, DUSTHOUSE - Artista:Yinka Shonibare
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais