Carregando... aguarde
Para ver, apreciar e colecionar - Guia das Artes
Para ver, apreciar e colecionar
Para ver, apreciar e colecionar
Primeira edição da ArteBH reúne obras de artistas modernos e contemporâneos até domingo
inserido em 2018-05-04 20:36:14
Conteúdo

Atrair o público e incentivar o colecionismo, oferecendo a oportunidade de apresentar aos visitantes uma vasta diversidade de trabalhos em um único espaço, são alguns dos objetivos da ArteBH – Feira de Arte Moderna e Contemporânea, realizada até este domingo, no Centro Cultural do Minas Tênis Clube.

O projeto, em sua primeira edição, é fruto da parceria entre os realizadores da Parte, feira de arte contemporânea promovida em São Paulo desde 2011, e o 10 Contemporâneo, organizado por galeristas de Belo Horizonte. Em março, a segunda iniciativa chegou ao seu terceiro ano e trouxe uma programação centrada em dez galerias locais.

Nove integrantes desse projeto participam da ArteBH. São elas a AM Galeria, Beatriz Abi-Acl, Celma Albuquerque, Cícero Mafra, dotART, Lemos de Sá, Manoel Macedo, Murilo Castro e Orlando Lemos. Além dessas, outros espaços, como a Hilda Araujo e a Fólio, de São Paulo, e a RV Cultura e Arte, de Salvador, somam-se ao evento.

O resultado é um panorama da produção artística moderna e mais recente, a partir da exposição de obras de mais de cem artistas. Entre eles, Di Cavalcanti, Amilcar de Castro, Arcângelo Ianelli, Leda Catunda, Mira Schendel e Tomie Ohtake.

“Nós decidimos não fazer uma feira apenas de arte contemporânea, contemplando também quem se interessa por arte moderna. Então, em vez de segmentar, nós buscamos uma perspectiva mais abrangente”, pontua Tamara Pearlman, diretora da ArteBH.

Algumas galerias vão expor trabalhos inéditos. Um exemplo é a mineira dotART, que vai mostrar obras de Cássio Vasconcellos, Eli Sudbrack e José Damasceno, entre outros. “A instalação de José Damasceno foi montada uma única vez, há cerca de 15 anos, em Ohio, nos Estados Unidos. Então, esta será a primeira vez que a obra poderá ser vista no Brasil”, frisa Tamara.

O galerista Cícero Mafra reforça que a proposta pode “desmistificar a ideia de que a arte é algo inacessível”. “Há obras de vários preços, capazes de interessar diferentes tipos de gostos. E é interessante que as pessoas sejam tocadas pela paixão que é colecionar”, comenta ele. 

Serviço. ArteBH – Feira de Arte Moderna e Contemporânea, no Centro Cultural Minas Tênis Clube (rua da Bahia, 2.244, Lourdes). Até domingo; 6ª e sáb., das 14h às 22h; dom., das 11h às 19h. Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)

 

Fonte: otempomagazine

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais