Carregando... aguarde
Paço das Artes inaugura sede definitiva com exposição de Regina Silveira - Guia das Artes
Paço das Artes inaugura sede definitiva com exposição de Regina Silveira
Paço das Artes inaugura sede definitiva com exposição de Regina Silveira
No dia do aniversário de São Paulo, 25 (sábado), o Paço das Artes, instituição dedicada à difusão de trabalhos artísticos experimentais, ganha sua sede definitiva em seus 50 anos.
inserido em 2020-01-23 19:13:18
Conteúdo

 

Demorou, mas valeu a pena a espera.

As novas instalações do Paço ficam num casarão ao lado do Shopping Pátio Higienópolis, que era da Secretaria de Segurança Pública. Embora ocupe apenas uma parte do casarão, é um endereço atraente: por lá passam os frequentadores do shopping – que terão acesso direto por uma escada lateral ao Paço.

 

A primeira exposição do Paço das Artes é dedicada a uma veterana da arte experimental, a artista gaúcha (residente há vários anos em São Paulo) Regina Silveira, que, no último dia 18, completou 81 anos em plena atividade. Frequentadora do circuito internacional – mostras no Reina Sofia, entre outros museus -, ela ganha este ano, além dessa individual no Paço, uma retrospectiva no Museu de Arte Contemporânea da USP (em setembro) dentro da programação da 34ª Bienal de São Paulo.

 

Priscila Arantes, curadora e diretora artística do Paço desde 2007, diz que não poderia escolher outro nome para inaugurar sua sede. “O Paço das Artes sempre apoiou artistas experimentais e o convite para Regina Silveira expor confirma nossa vocação de buscar sempre trabalhos pioneiros”, justifica. A história pessoal da artista não deixa dúvidas: aluna do maior pintor gaúcho contemporâneo, Iberê Camargo (1914-1994), sua obra segue na trilha aberta pelo artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) – questionadora, inventora de novos códigos. Tanto que, em 1983, ao pintar no chão sombras pantagruélicas e distorcidas de peças de Duchamp, ele criaria uma série (Anamorfas) à qual seu nome ficou associado.

 

No novo Paço das Artes, Regina vai mostrar obras que remetem às Anamorfas, entre elas o site-specific Cascatas, que dialoga com o espaço arquitetônico do Paço, projetando no chão as janelas originais do casarão.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais