Carregando... aguarde
Os NFTs poderiam ir além do mundo da arte para a vida cotidiana? ‘Literalmente não há limite’, dizem os especialistas - Guia das Artes
Os NFTs poderiam ir além do mundo da arte para a vida cotidiana? ‘Literalmente não há limite’, dizem os especialistas
Os NFTs poderiam ir além do mundo da arte para a vida cotidiana? ‘Literalmente não há limite’, dizem os especialistas
Na imagem: Uma artista de robôs chamada Sophia mostra uma versão física do NFT Sophia Instantiation na Hanson Robotics em Hong Kong em 29 de março de 2021
inserido em 2021-04-07 16:36:37
Conteúdo

 

VINCENT YU / A IMPRENSA ASSOCIADA

A primeira vez que a maioria dos canadenses ouviu o termo "tokens não-fungíveis" foi provavelmente após um recente leilão de sucesso da Christies para uma peça de arte digital.

No entanto, os especialistas esperam que a tecnologia vá muito além do mundo da arte para a vida cotidiana - embora ninguém saiba ao certo como ela será usada.

NFTs - que são essencialmente uma ferramenta que usa a tecnologia blockchain para fornecer prova de propriedade de um ativo digital, como uma imagem, um clipe de áudio ou um tweet - são atualmente um item marginal usado principalmente por entusiastas de tecnologia e artistas, mas os especialistas dizem que os usos potenciais para os tokens são quase ilimitados, incluindo a prova de propriedade de ativos como carros ou imóveis, ou quase qualquer coisa de valor.

Um token não fungível é certificado no blockchain (a mesma tecnologia que garante a segurança de criptomoedas como Bitcoin), e quem possui o NFT é considerado o proprietário original do ativo.

No início deste ano, uma colagem digital do artista Beeple obteve um lance final de mais de US $ 69 milhões pela propriedade digital por meio de um NFT. E Jack Dorsey, o CEO do Twitter, leiloou seu primeiro tweet como um NFT, com o lance final chegando a US $ 2,9 milhões.

Mas os especialistas dizem que há mais nos NFTs do que arte e memorabilia online.
“Literalmente não há limite”, disse Andreas Park, professor associado de finanças da Universidade de Toronto, especializado em tecnologia de blockchain. Ele disse que o advento dos NFTs pode mudar a forma como pensamos sobre propriedade, da mesma forma que a Internet mudou a forma como consideramos a comunicação e o comércio.

“Há uma grande variedade de maneiras de usar isso no mundo digital, algumas delas eu não consigo imaginar agora”, disse ele. “É como a internet - as pessoas não conseguiam imaginar uma maneira de usá-la lucrativamente por um tempo, e então, de repente, surgimos com várias soluções, como pagar pela internet.

“Você poderia tokenizar quase tudo se tiver uma estrutura legal que teria uma garantia formal para algo que não está vivendo no mundo digital e que pode ser vinculado a um token”, acrescentou.

Com uma estrutura legal, Park disse que os NFTs podem ser usados para significar a propriedade de um carro ou um imóvel. Com carros autônomos no futuro, um NFT poderia ser usado para designar a propriedade compartilhada de um carro e mostrar a porcentagem de propriedade de cada parte, uma vez que as pessoas podem não precisar ser donas do carro 100 por cento do tempo.

Amy ter Haar, consultora de blockchain e advogada da Osgoode Professional Development em Toronto, previu que os NFT's se tornarão como uma escritura de propriedade eletrônica, e a integridade do sistema será mantida pelo fato de que o blockchain é seguro e geralmente imutável registro digital.
“Isso pode criar esse registro permanente e imutável de quem possui qualquer coisa”, disse ter Haar.

Tanto ter Haar quanto Park concordaram que permanecem questões em torno da supervisão regulatória de como os NFTs são criados e negociados.

No entanto, ter Haar comparou os NFTs à introdução do papel-moeda. Ela disse que as pessoas achavam difícil imaginar como o papel-moeda poderia manter valor depois de tanto tempo negociado com ouro. Mas as pessoas logo perceberam que, se a sociedade considerava o papel valioso, então era. O mesmo, disse ter Haar, será verdadeiro para o valor de um ativo digital na forma de NFT.

Park disse que o envolvimento do governo pode estar próximo no futuro, especialmente porque a blockchain foi mencionada várias vezes no recente plano de cinco anos do governo chinês, que inclui muitos investimentos em tecnologia.

No mundo ocidental, Park disse que gigantes da tecnologia como o Facebook também estão investindo pesadamente em blockchain em conjunto com outras corporações como Shopify e Uber.

“É outro componente da digitalização da sociedade”, disse Park.

“É importante pensar além do que já temos e do que (NFTs) podem fazer - eles podem fazer algo que você já está fazendo (ao criar um registro de propriedade), mas melhor, e os casos de uso virão.”

Seu tempo é valioso. Tenha o boletim informativo Top Business Headlines convenientemente entregue em sua caixa de entrada pela manhã ou à noite. Inscreva-se hoje.

 

Fonte: The Globe and Mail

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sex
02/Abr
Vozes do Silêncio – Filme não Filme - Híbrido de linguagens, projeto apresenta três curtas com textos do premiado escritor irlandês Samuel Beckett que dão vozes às mulheres silenciadas pela sociedade
Saiba mais
Seg
12/Abr
Errol Flynn Galeria de Arte - 2021-04-12 -
Saiba mais