Carregando... aguarde
Oras de Betty Bettiol, Darlan Rosa e Francisco Brennand serão entregues - Guia das Artes
Oras de Betty Bettiol, Darlan Rosa e Francisco Brennand serão entregues
Oras de Betty Bettiol, Darlan Rosa e Francisco Brennand serão entregues
Segundo a Lei 2.365 é obrigatória a presença de obras de arte em edifícios ou praças de mais de mil metros quadrados.
inserido em 2017-08-28 14:30:53
Conteúdo
A Lei 2.365 torna obrigatória a presença de obras de arte em todo edifício ou praça com área igual ou superior a mil metros quadrados. Aprovada em 1999, a legislação possibilita e democratiza intervenções artísticas. Há casos em que o próprio artista se transforma em figura central de empreendimentos imobiliários. Três prédios residenciais com obras de Betty Bettiol, Darlan Rosa e Francisco Brennand serão entregues aos brasilienses nas próximas semanas.
 
O artista plástico Darlan Rosa recebeu a missão de criar uma obra para marcar a trajetória do jornalista e escritor Carlos Chagas. Localizado na 208 Norte, o prédio, que leva o nome de Chagas, abrigará uma escultura de 1,5m de diâmetro feita pelo artista. “Estou muito satisfeito por ter uma obra no prédio homenageando a Carlos Chagas. Éramos grandes amigos”, afirma, emocionado, Darlan Rosa.
 
A relação da escultura com a arquitetura do prédio se dá pela forma geométrica. “O trabalho artístico explora as possibilidades do cubo — estrutura presente nas construções em geral”. Apesar de ter como marca registrada sempre o uso de duas curvas, Darlan afirma que é preciso se reinventar a todo instante. “A repetição perde o sentido. Eu arrisco muito. É preciso alcançar novos voos”. O edifício será entregue hoje aos proprietários.
 
Duplamente agraciada, Betty Bettiol dá nome ao prédio da 211 Norte — será inaugurado em 16 de setembro e possui um painel nomeado pela artista como Beta. “A ideia foi de me homenagear como pessoa e como artista plástica. É uma dupla responsabilidade: meu legado e minha arte expostos”, comemora Betty.
 
As faixas da obra da artista se confundem com as diferentes tonalidades de cores. Ao ver o resultado do painel colado na parede pela primeira vez, Betty não esconde o entusiasmo e fica surpresa com o resultado. “A minha obra tem tudo a ver com Brasília. A cor verde representa os nossos gramados; o azul, o céu esplendor; e o branco simboliza os monumentos característicos”, esclarece a artista.
 
Aos 76 anos, Betty Bettiol assume que a idade contribui para um novo estilo de arte. “Enxergo a vida mais colorida e retrato isso nas minhas obras. Tenho mais audácia e coragem”, conta a artista, e ainda promete: “Ainda tem muita novidade para vir”.
 
O residencial que completa as inaugurações leva nome e obra do icônico Francisco Brennand, localizado na 115 Norte. O artista desenvolveu, no pilotis do prédio, um painel de cerâmica que chega a 2,5 metros. Brennand é agraciado pelos companheiros como um dos maiores artistas brasileiros. “O trabalho do Brennand é magnífico. Um dos ícones brasileiros”, testifica Darlan Rosa.
 
Paulo Octávio é um dos responsáveis por promover a ligação entre arte plástica e figuras emblemáticas da capital. “Unifico as obras aos prédios antes mesmo de ser lei. Faço isso para homenagear os clientes e para valorizar os artistas”. As construções carregam nomes como Athos Bulcão, Burle Marx, Galeno, Ruy Ohtake e Tomie Ohtake.
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais