Carregando... aguarde
Na Espanha, tem início a 26ª edição do prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage - Guia das Artes
Na Espanha, tem início a 26ª edição do prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage
Na Espanha, tem início a 26ª edição do prêmio Montblanc de la Culture Arts Patronage
Em cerimônia realizada no Palácio Liria em Madri, a colecionadora, galerista e mecenas Soledad Lorenzo foi a grande homenageada.
inserido em 2017-05-09 14:22:03
Conteúdo

Em evento realizado no suntuoso Palácio Liria em Madri, teve início na noite da última quinta-feira (4) a 26ª edição do Montblanc de la Culture Arts Patronage Award. Presente em 17 países, a premiação, que apoia iniciativas de mecenato cultural, consagrou, na Espanha, as contribuições da filantropa Soledad Lorenzo para a arte contemporânea de seu país. Entre as iniciativas promovidas por Soledad, uma das mais importantes galeristas de seu país, estão, por exemplo, a doação de 400 obras de arte de sua coleção particular para o Museu Nacional e Centro de Arte Reina Sofia.    

Além de um aporte financeiro de 15 mil Euros para novos projetos, Soledad também recebeu um exclusivo instrumento de escrita da série Patronos da Arte. Especialmente desenvolvida para o prêmio, a coleção tem tiragem limitada e presta homenagem a importantes mecenas da história da arte. Neste ano, a peça criada no ateliê de artesãos da Montblanc, sediado em Hamburgo, na Alemanha, presta homenagem ao cardeal Scipione Borghese (1577 -1633). Considerado um dos maiores patronos da europeia durante o século XVII, Borghese apoiou artistas como Caravaggio e Gian Lorenzo Bernini.

Capitaneada por Till Fellrath e Sam Bardaouil, curadores e diretores da Fundação Cultural Montblanc, e Jens Henning Koch, vice-presidente executivo de Marketing da maison alemã, a cerimônia contou com convidados como o casal de atores Pierre Niney e Natasha Andrews, as atrizes espanholas Rossy de Palma e Macarena Gomez e integrantes do júri internacional da premiação, como o argentino Ferran Barenblit, diretor do Macba (Museu de Arte Contemporânea de Barcelona), o ator espanhol Diego Martín Gabriel e a escocesa Anne Barlow, diretora artística da galeria britânica Tate St. Ives.

Curatorium
Anne Barlow também integra o recém-criado Curatorium, conselho curatorial da Fundação Montblanc, também formado por Sunjung Kim, diretor do Art Sonje Center, na Coréia do Sul, Jean de Loisy, presidente do Palais de Tokyo, na França, Franklin Sirmans, diretor do Pérez Art Museum Miami, nos Estados Unidos, e Jochen Volz, diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo e curador da mais recente edição da Bienal de São Paulo.

Ao comentar a criação do conselho, Baraouil e Fellrath enfatizaram que cada membro do Curatorium tem ricas experiências de trabalhos em estreita colaboração com artistas e patronos de arte. Nicolas Baretzki, CEO da Montblanc, também deu boas-vindas aos integrantes do Curatorium. “Sua rede de contatos de longo alcance da comunidade artística global fortalecerá as ambições da fundação de dar suporte a artistas de diversas regiões do mundo”, reiterou.  

Brasil
Em cerimônia que consagrou o Cine Tela Brasil, projeto dos diretores Laís Bodanzky e Luiz Bolognesi que já promoveu exibições gratuitas de filmes para mais de 1,3 milhão de pessoas, desde 2016 o Montblanc de la Cultura Arts Patronage Award também passou a contemplar ações no Brasil. Além da Espanha e em nosso País, o prêmio também está presente na China, Colômbia, França, Alemanha, Grécia, Honk Kong, Itália, Japão, Coréia do Sul, México, Rússia, Suíça, Reino Unido, Estados Unidos e, pela primeira vez, na Índia.

Os indicados para a segunda edição brasileira do Montblanc de la Culture Arts Patronage Award são: Solange Farkas, por sua atuação à frente do Vídeobrasil, instituição que promove o festival de mesmo nome; o apresentador de TV Luciano Huck, pelo trabalho realizado no Instituto Criar de TV, Cinema e Novas Mídias; e o empresário Ricardo Brennand, idealizador do Instituto Brennand, um dos principais centros de artes visuais do Recife. A cerimônia brasileira, que será realizada em São Paulo, contará com a colaboração da revista ARTE!Brasileiros na produção do conteúdo de comunicação do evento.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais