Carregando... aguarde
Museu de Arte de Londrina é o primeiro bem do Norte do Paraná a se tornar patrimônio nacional - Guia das Artes
Museu de Arte de Londrina é o primeiro bem do Norte do Paraná a se tornar patrimônio nacional
Museu de Arte de Londrina é o primeiro bem do Norte do Paraná a se tornar patrimônio nacional
inserido em 2021-06-02 19:21:46
Conteúdo

 

A antiga rodoviária da cidade foi tombada, neste mês de maio, como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

A votação, feita virtualmente, foi unânime, com 22 votos a favor

Símbolo de modernidade e desenvolvimento, o Museu de Arte de Londrina é o primeiro bem do Norte do Estado a ser tombado a nível nacional. O edifício foi projetado, em 1948, pelos arquitetos João Batista Vilanova Artigas e Carlos Cascaldi. É um marco da arquitetura modernista no Paraná.

Museu de Arte de Londrina é o primeiro bem do norte do PR a se tornar Patrimônio NacionalFoto: Emerson Dias

 

Agora, o Museu de Arte conta com proteção nacional. As intervenções devem ser aprovadas pelo Iphan. A conservação, o uso e a gestão continuam de responsabilidade da Prefeitura de Londrina.

 

Bernardo Pellegrini, Secretário Municipal de Cultura, ressalta a importância desse reconhecimento para a história da cidade.,

“A conclusão desse processo é uma grande vitória, depois de 11 anos de trâmites. Com essa conquista, asseguramos a proteção de uma parte importante da memória da nossa cidade que, apesar de ainda não ter feito cem anos, conta com uma história arrojada e riquíssima.”

explica o secretário.

Foto: Emerson Dias

A Diretora de Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Solange Batigliana, destaca que essa é a primeira obra de Artigas a ser tombada nacionalmente.

“De maneira geral, os bens tombados pelo Iphan costumam estar em cidades litorâneas do Brasil, ou em municípios fundados nos séculos XVI e XVII. O tombamento do Museu de Arte de Londrina é muito significativo por se tratar de uma obra localizada no interior novo. Além disso, essa é a primeira obra de Artigas a ser tombada nacionalmente, ajudando a preservar o legado de um grande expoente do modernismo, contemporâneo de Oscar Niemeyer.”

comenta a diretora.

Desde 1974, o edifício é reconhecido como Patrimônio Estadual do Paraná. Agora, tombado a nível nacional, ele vai entrar para o Livro do Tombo das Belas Artes, finalizando um processo de inscrição iniciado em 2011.

 

Fonte: Ric Mais

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais