Carregando... aguarde
Murakami fala da arte da escrita em novo livro - Guia das Artes
Murakami fala da arte da escrita em novo livro
Murakami fala da arte da escrita em novo livro
Celebrado autor japonês de obras como ‘1Q84’ e ‘Kafka à Beira-Mar’ discute literatura e conta como virou romancista.
inserido em 2017-04-24 14:38:55
Conteúdo

Um dos autores japoneses mais conhecidos e festejados da atualidade e constantemente apontado como um dos favoritos ao Prêmio Nobel de Literatura, Haruki Murakami ganhou uma legião de fãs ao redor do mundo com seu trabalho de ficção. Livros como Kafka à Beira-Mar, a trilogia 1Q84 e Caçando Carneiros conquistaram leitores fervorosos em mais de quarenta idiomas com narrativas que misturam o dia a dia mais mundano do Japão com elementos fantasiosos. Em sua mais nova obra, Romancista como Vocação (tradução de Eunice Suenaga, Alfaguara, 168 páginas, 39,90 reais), livro de não-ficção que chega agora ao Brasil, porém, o autor se dedica a falar sobre a arte da escrita.

No livro, Murakami mostra a sua visão da literatura e do ofício do autor ao mesmo tempo em que oferece relatos de sua vida pessoal – mesmo bastante celebrado, o escritor se mantém recluso, longe dos holofotes. Fala de como se casou, abriu um estabelecimento que tocava jazz e servia café, bebidas alcoólicas e alguns pratos e se formou na Universidade de Waseda, nessa ordem, subvertendo a lógica comum de estudar, trabalhar e se casar que geralmente norteava a vida das outras pessoas de sua geração. Relembra a infância e conta como chegou à carreira de romancista, após uma epifania que teve durante um jogo de beisebol em abril de 1978.

Murakami ainda apresenta uma teoria: a de que os romancistas que tentam explorar outras áreas são recebidos com “cara feia” por seus respectivos especialistas, o que não acontece quando um cantor ou pintor decide escrever porque “praticamente todas as pessoas são capazes de escrever um mero romance”. “(…) Basta a pessoa saber escrever (a maioria dos japoneses sabe), ter caneta esferográfica e caderno e certa capacidade de criar histórias, sem precisar receber treinamento especializado”, diz.

Para ele, a escrita de um romance é uma maneira de uma pessoa converter em narrativa o que existe em sua consciência. “O que existe na consciência e o que foi expresso são diferentes, e eles usam essa diferença como uma alavanca para criar o dinamismo da narrativa. É um trabalho cheio de rodeios, que demanda muito tempo”, escreve.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais