Carregando... aguarde
Morre pesquisador de artes da Unicamp que restaurou o Palácio dos Azulejos - Guia das Artes
Morre pesquisador de artes da Unicamp que restaurou o Palácio dos Azulejos
Morre pesquisador de artes da Unicamp que restaurou o Palácio dos Azulejos
Marco do Valle, arquiteto e artista plástico, foi o coordenador do restauro do Palácio dos Azulejos, na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos.
inserido em 2018-03-12 19:15:08
Conteúdo

O pesquisador em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, Marco do Valle, faleceu na manhã do último sábado (10), em Campinas. O arquiteto e artista plástico foi o coordenador do restauro do Palácio dos Azulejos, na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos. O prédio fica localizado na região central e é um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade.

Valle também coordenou o restauro de uma escultura de sua autoria chamada "Eixo paralelo ao da rotação da terra", que está localizada na praça do Ciclo Básico, na Unicamp, em frente ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).  

O pesquisador de 64 anos , enfrentava um tratamento de câncer desde janeiro do ano passado e morreu em decorrência de complicações respiratórias. O corpo foi sepultado neste final de semana, em Leme.  

Marco graduou-se em Arquitetura pela PUC Campinas, sendo um dos fundadores do curso de Artes Plásticas , a convite dos artistas e professores Bernardo Caro, Fúlvia Gonçalves e Berenice Toledo, e também do curso de Arquitetura da Unicamp. Valle foi também professor do programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).  

Sua primeira exposição individual aconteceu em 1979, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, com o título "Três pontos não colineares determinam um plano" (Axioma do Plano de Euclides), obra que mantém no acervo do MAC/USP. Em seguida, ganhou o prêmio Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais no Salão Nacional de Belo Horizonte e passou a ter sua obra no acervo do Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte. O artista plástico tem esculturas no museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 

Fonte: acidadeon

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais