Carregando... aguarde
Morre pesquisador de artes da Unicamp que restaurou o Palácio dos Azulejos - Guia das Artes
Morre pesquisador de artes da Unicamp que restaurou o Palácio dos Azulejos
Morre pesquisador de artes da Unicamp que restaurou o Palácio dos Azulejos
Marco do Valle, arquiteto e artista plástico, foi o coordenador do restauro do Palácio dos Azulejos, na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos.
inserido em 2018-03-12 19:15:08
Conteúdo

O pesquisador em Artes Visuais do Instituto de Artes da Unicamp, Marco do Valle, faleceu na manhã do último sábado (10), em Campinas. O arquiteto e artista plástico foi o coordenador do restauro do Palácio dos Azulejos, na gestão do prefeito Antonio da Costa Santos. O prédio fica localizado na região central e é um dos mais importantes patrimônios arquitetônicos da cidade.

Valle também coordenou o restauro de uma escultura de sua autoria chamada "Eixo paralelo ao da rotação da terra", que está localizada na praça do Ciclo Básico, na Unicamp, em frente ao Instituto de Estudos da Linguagem (IEL).  

O pesquisador de 64 anos , enfrentava um tratamento de câncer desde janeiro do ano passado e morreu em decorrência de complicações respiratórias. O corpo foi sepultado neste final de semana, em Leme.  

Marco graduou-se em Arquitetura pela PUC Campinas, sendo um dos fundadores do curso de Artes Plásticas , a convite dos artistas e professores Bernardo Caro, Fúlvia Gonçalves e Berenice Toledo, e também do curso de Arquitetura da Unicamp. Valle foi também professor do programa de pós-graduação do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH).  

Sua primeira exposição individual aconteceu em 1979, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas, com o título "Três pontos não colineares determinam um plano" (Axioma do Plano de Euclides), obra que mantém no acervo do MAC/USP. Em seguida, ganhou o prêmio Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais no Salão Nacional de Belo Horizonte e passou a ter sua obra no acervo do Museu de Arte da Pampulha de Belo Horizonte. O artista plástico tem esculturas no museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), na Pinacoteca do Estado de São Paulo e no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.

 

Fonte: acidadeon

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Qua
20/Fev
Leonilson tem sua obra celebrada por exposição no Centro Cultural Fiesp - Depois de permanecer em cartaz no Espaço Cultural Unifor, de 14 de março a 9 de julho de 2017, a exposição “Leonilson: arquivo e memória vivos” foi aberta nesta quarta-feira, 20 de fevereiro, na Galeria de Arte do Centro Cultural da Federação das Indústri
Saiba mais
Sex
01/Mar
exposições individual de Farnese de Andrade- Iniciamos nossa programação anual de exposições com a individual de Farnese de Andrade, não percam! "Anunciação e um Pássaro", 1995, 51 x 22,5 x 47 cm, assemblagem: madeira, vidro e bronze.
Saiba mais