Carregando... aguarde
Morre a artista plástica Amelia Toledo aos 90 anos - Guia das Artes
Morre a artista plástica Amelia Toledo aos 90 anos
Morre a artista plástica Amelia Toledo aos 90 anos
Ícones da contracultura brasileira, obras da artista estavam presentes em diversas das coleções mais importantes do Brasil
inserido em 2017-11-08 13:38:47
Conteúdo

A artista plástica Amelia Toledo, ícone da contracultura brasileira, morreu aos 90 anos. A informação foi divulgada nas redes sociais pela sua filha, Ruth Toledo Altschuler. Segundo Ruth, Amelia morreu de morte natural, "em paz".

Amelia Amorim Toledo nasceu em São Paulo, em 1926. Escultora, pintora, desenhista e designer, teve trânsito com artistas como Anita Malfatti, Waldemar da Costa e Vilanova Artigas, e nos anos 1960 inicia uma carreira de professora na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie e na Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) e também no Rio de Janeiro.

Amelia Toledo

 

Adepta do construtivismo, faz sua obra se aproximar da arquitetura e realiza diversos trabalhos para espaços públicos, como o projeto cromático 1996/1998, para a estação Arcoverde do metrô do Rio. 

Uma mostra celebrando seus 60 anos de carreira está em cartaz em São Paulo até o dia 8 de janeiro de 2018, no CCBB (R. Álvares Penteado, 112, Centro). Lembrei que Esqueci  tem curadoria de Marcus Lontra, e reúne 60 obras da artista, entre esculturas, peças de design, pinturas e desenhos. 

 

Amélia Toledo‘Lembrei que Esqueci’ celebra os 60 anos de carreira de Amélia Toledo, um dos ícones da contracultura brasileira. Com curadoria de Marcus Lontra, a mostra reúne 60 obras da artista, entre esculturas, peças de design, pinturas e desenhos. CCBB. R. Álvares Penteado, 112, Centro, 3113-3651. 9h/21h (fecha 3ª). Grátis. Até 8/1/2018. Foto: Du Ribeiro

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais