Carregando... aguarde
Marguerite Zorach, a pioneira do modernismo nos EUA que foi esquecida pelo tempo - Guia das Artes
Marguerite Zorach, a pioneira do modernismo nos EUA que foi esquecida pelo tempo
Marguerite Zorach, a pioneira do modernismo nos EUA que foi esquecida pelo tempo
inserido em 2022-04-14 16:35:01
Conteúdo

 

Na imensa lista de grandes artistas mulheres injustamente esquecidas ao longo das décadas, o nome da pintora, desenhista e artista têxtil Marguerite Zorach se destaca na história da arte dos EUA.

Considerada pioneira como um dos primeiros expoentes do modernismo no país, Marguerite é reconhecida como uma das inventoras do movimento em seu desdobramento estadunidense: apesar de sua memória ser um tanto eclipsada pelo reconhecimento dado ao trabalho de seu marido, o escultor William Zorach, ela se destacava, no início do século passado, pela luz própria de sua obra, utilizando as cores vibrantes dos Fauvistas franceses, e as formas desafiadoras e radicais do Cubismo que ela havia conhecido de perto – e importado para os EUA na bagagem de seu imenso talento.

“Half Dome, Yosemite Valley, California”, quadro de 1920

A pintora e artista têxtil Marguerite Zorach em seu ateliê

A pintora e artista têxtil Marguerite Zorach em seu ateliê

Tendo começado a desenhar muito cedo e filha de uma família de classe média, Marguerite ingressou como parte de um pequeno grupo de mulheres na Universidade de Stanford, em 1908 mas, ao invés de concluir os estudos, ela decidiu viajar para Paris, a convite de sua tia, no início da década de 1910. Foi na capital francesa que entrou em contato com os artistas Fauvistas, e de lá saiu em verdadeira excursão, visitando diversos cantos da África e da Ásia. Zorach voltou aos EUA em 1912, carregando a influência do mundo – e das principais vanguardas de então, tendo convivido em Paris com Picasso, Gertrude Stein, Henri Rosseau e Matisse, entre outros – para dentro de seu trabalho, e para a vagarosa cena das artes plásticas estadunidenses de então.

“Memories of my California childhood”, de 1921

“Man among the redwoods”, quadro de 1912

Na volta, Marguerite não somente começou a expor e causar furor entre os artistas, como também se casou com William Zorach – e o casal imediatamente passou a trabalhar juntos. A casa da família se tornou o centro do pós-impressionismo no Greenwich Village, em Nova York, por volta de 1917, e a artista se tornaria presidente da Sociedade de Artistas Mulheres de Nova York nos anos 1920. No mesmo ano, seu trabalho seria especialmente reconhecido através da Medalha Logan de Artes que Marguerite recebeu por seu trabalho com pintura, mas não somente: a essa altura ela também já trabalhava destacadamente com tecidos e com arte têxtil.

Obra têxtil de Zorach

Obra têxtil de Zorach

O sucesso à época foi grande, e por muito tempo foram as vendas das peças em tecido da artista que sustentaram a vida da família, apesar da resposta da crítica ter sido moderada. Hoje a obra de Marguerite Zorach é celebrada pelo pioneirismo em estilo e pela coragem, pela inovação e pelos temas femininos que explorava. A artista permaneceu prolífica até o fim da sua vida, mas seu reconhecimento realmente floresceu especialmente após sua morte, em 1968, aos 80 anos: hoje muitos historiadores de arte a apontam como a primeira mulher artista da Califórnia, e uma das artistas fundadoras do modernismo nos EUA.

O estilo modernista que Zorach trouxe da Europa também foi para suas peças têxteis

O estilo modernista que Zorach trouxe da Europa também foi para suas peças em tecido

“Semi-abstract Floral Design”, de 1919

 

 

Fonte: Hypeness

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais