Carregando... aguarde
Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico - Guia das Artes
Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico
Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico
Um pequeno museu da Pensilvânia acaba de descobrir que possui um Rembrandt há 70 anos sem conhecê-lo
inserido em 2020-03-03 17:10:52
Conteúdo

 

O Museu de Arte de Allentown, no estado norte-americano da Pensilvânia, acaba de descobrir que tem no seu acervo uma obra autêntica de Rembrandt (1606-1669), 60 anos depois de esta ter sido doada à instituição.

 

Foi em meados de 1961 que o magnata norte-americano Samuel Kress decidiu doar o “Retrato de uma jovem” ao museu da sua terra natal, conta o jornal espanhol ABC.

Trata-se de uma obra do século XVII, que retrata uma mulher de bochechas coradas, com roupas finas e jóias delicadas. Na época, a pintura foi atribuída ao pintor holandês, mas os especialistas acabaram por considerar que a obra era de um dos seus discípulos.

Em 2018, o museu norte-americano decidiu enviar o quadro ao Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova Iorque para uma restauração de rotina e acabou por descobrir que se tratava de uma obra autêntica de Rembrandt.

Sob camadas de tinta e verniz em tons escuros, típicos dos artistas da época, os especialistas encontraram traços das pinceladas do holandês.

“Agora, podemos vê-lo com novos olhos (…) Há um brilho que estava obscurecido. E está a tornar-se tudo relevante, tendo em conta a atenção académica que esta a receber”, disse Elaine Mehalakes, uma das responsáveis do museu, ao portal Artnet News.

Acredita-se que a obra em causa seja uma pintura da irmã de Rembrandt.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, o museu vai celebrar a descoberta do quadro com uma exposição sobre o título “Rembrandt Revealed”. A mostra, que decorrerá entre 7 de junho e 1 de novembro deste ano, mostrará ao público como é que a Ciência e as etapas de conservação de arte ajudaram a descobrir a autoria da obra.

O holandês Rembrandt é considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia, sendo também um dos mais importante entre os artistas da Holanda.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Ter
26/Nov
"Pardo É Papel" - Em individual no MAR, Maxwell Alexandre manipula narrativas de modo a construir seu lugar de poder
Saiba mais
Sáb
11/Jan
'UÓHOL', DE RAFAEL BQUEER - Abrindo a agenda expositiva de 2020, o Museu de Arte do Rio apresenta ao público a partir de 11 de janeiro “UóHol”, mostra individual do paraense Rafael BQueer.
Saiba mais
Sáb
18/Jan
Rua! - O Museu de Arte do Rio abre ao público no dia 18 de janeiro, com entrada gratuita, a exposição “Rua!”.
Saiba mais
Sáb
25/Jan
ARQUIVO PETER SCHEIER - As muitas fases de Peter Scheier
Saiba mais
Sáb
25/Jan
Limiares - Governo do Estado presenteia São Paulo com novo espaço dedicado à arte contemporânea.
Saiba mais
Sáb
01/Fev
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade - São Paulo receberá exposição gratuita sobre Antigo Egito
Saiba mais