Carregando... aguarde
Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico - Guia das Artes
Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico
Mais de meio século depois, museu descobre que tem um Rembrandt autêntico
Um pequeno museu da Pensilvânia acaba de descobrir que possui um Rembrandt há 70 anos sem conhecê-lo
inserido em 2020-03-03 17:10:52
Conteúdo

 

O Museu de Arte de Allentown, no estado norte-americano da Pensilvânia, acaba de descobrir que tem no seu acervo uma obra autêntica de Rembrandt (1606-1669), 60 anos depois de esta ter sido doada à instituição.

 

Foi em meados de 1961 que o magnata norte-americano Samuel Kress decidiu doar o “Retrato de uma jovem” ao museu da sua terra natal, conta o jornal espanhol ABC.

Trata-se de uma obra do século XVII, que retrata uma mulher de bochechas coradas, com roupas finas e jóias delicadas. Na época, a pintura foi atribuída ao pintor holandês, mas os especialistas acabaram por considerar que a obra era de um dos seus discípulos.

Em 2018, o museu norte-americano decidiu enviar o quadro ao Instituto de Belas Artes da Universidade de Nova Iorque para uma restauração de rotina e acabou por descobrir que se tratava de uma obra autêntica de Rembrandt.

Sob camadas de tinta e verniz em tons escuros, típicos dos artistas da época, os especialistas encontraram traços das pinceladas do holandês.

“Agora, podemos vê-lo com novos olhos (…) Há um brilho que estava obscurecido. E está a tornar-se tudo relevante, tendo em conta a atenção académica que esta a receber”, disse Elaine Mehalakes, uma das responsáveis do museu, ao portal Artnet News.

Acredita-se que a obra em causa seja uma pintura da irmã de Rembrandt.

Ainda de acordo com o jornal espanhol, o museu vai celebrar a descoberta do quadro com uma exposição sobre o título “Rembrandt Revealed”. A mostra, que decorrerá entre 7 de junho e 1 de novembro deste ano, mostrará ao público como é que a Ciência e as etapas de conservação de arte ajudaram a descobrir a autoria da obra.

O holandês Rembrandt é considerado um dos maiores nomes da história da arte europeia, sendo também um dos mais importante entre os artistas da Holanda.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais