Carregando... aguarde
Lyon : A Bienal que "reinventa obra de arte " - Guia das Artes
Lyon : A Bienal que "reinventa obra de arte "
Lyon : A Bienal que "reinventa obra de arte "
“Mundos flutuantes” – é o tema da edição deste ano da Bienal
inserido em 2017-09-27 13:54:20
Conteúdo

“Os artistas que reunimos nesta bienal ampliaram ao máximo o conceito de obra de arte. As obras deixaram de ser estáticas. Pode ser apenas um tecido que flutua no vento, pode ser uma peça musical, pode ser uma floresta dentro de uma escultura modernista. Ou seja, temos realmente artistas que reinventam a natureza da obra de arte”, afirma a curadora Emma Lavigne, diretora do centro Pompidou-Metz.

A artista austríaca Susanna Fritscher apresentou uma instalação sonora com tubos de plástico rotativos, acompanhada de um concerto improvisado de violoncelo. “Não se trata de expressar uma ideia. Assenta mais em criar algo neste espaço cuja perceção é alterada pelo público de acordo com os sons ouvidos”, aponta.

View image on Twitter
 
 

“1968 The fire of Ideas” – é o título do trabalho de Marcelo Brodsky, ativista dos direitos humanos argentino, que mistura pintura e fotografia para retratar a escalada dos conflitos políticos e sociais. Segundo o autor, “as ideias de ’68 influenciaram todos nós, todas as gerações futuras, inspiraram-nos a acreditar num futuro melhor. E, na altura, achávamos que o futuro seria mesmo melhor. Hoje em dia, já não temos tanta certeza”.

O americano Ari Benjamin Meyers criou um grupo de rock efémero, isto é, as músicas são ensaiadas ao longo da bienal, há um concerto no fim, mas nada é gravado e o grupo dissolve-se logo depois. “Estamos a misturar a realidade e a ficção. Por um lado, eles tocam realmente, é uma banda. Por outro, é uma banda falsa. Num dado momento, é real, mas há um storytelling de um grupo chamado ‘The Art’”, explica Meyers.

O francês Julien Creuzet mostra-nos uma composição feita de esculturas e intervenção textual para fazer eco da experiência da diáspora da ilha da Martinica. “Há aqui vários objetos que representam a complexidade do mundo: a imigração, a guerra, o terrorismo, a fome, a neocolonização, a descolonização, a colonização… Tudo isto fabrica o mundo em que vivemos”, salienta Creuzet.

Estão presentes 80 artistas vindos de 23 países. Para ver em Lyon, até janeiro.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais