Carregando... aguarde
James Turrell: Passages of Light - Guia das Artes
James Turrell: Passages of Light
James Turrell: Passages of Light
"Me custou dois casamentos e um relacionamento": assista James Turrell explicar o alto preço de sua obra-prima ainda inacabada
inserido em 2020-01-17 17:23:15
Conteúdo

 

O artista James Turrell alcançou uma espécie de notoriedade raramente paralela no mundo da arte: além de ser um favorito popular do público, ele também pode contar com críticos, colecionadores e até Kanye West como alguns de seus maiores fãs.

Turrell, que agora tem um show no Museo Jumex, na Cidade do México, que inclui obras de parede e instalações maiores, foi pioneiro do movimento Light and Space.

Seu trabalho também é informado por seus estudos de percepção, psicologia e cosmos, que o inspiram a criar instalações de luz e esculturas à beira do sublime.

Nas últimas quatro décadas, ele trabalhou duro na realização da Roden Crater, uma ambiciosa obra de arte terrestre que está transformando o local de um vulcão agora extinto no remoto deserto do Arizona em um observatório celestial.

Foi um projeto longo e complicado. "As pessoas costumam me perguntar quanto custa essa cratera", disse Turrell em uma entrevista exclusiva de 2001 à Art21. "Isso me custou dois casamentos e um relacionamento."
Quaker devoto, Turrell é fortemente influenciado por sua espiritualidade e pela contemplação lenta e silenciosa que é parte integrante de sua prática.

Falando com Art21, ele relata uma de suas primeiras lembranças, de visitar uma casa de reunião dos Quaker e perguntar à avó o que ele deveria estar fazendo. A resposta dela: "Espere, vamos entrar para cumprimentar a luz".

Você poderia dizer que, a partir desse momento, Turrell está perseguindo a luz.

“Pensei em trazer o cosmos para mais perto do espaço que ocupamos”, diz Turrell no episódio Art21, que apareceu originalmente na série de televisão Art no século XXI. Uma das maneiras pelas quais ele transformou essa visão em realidade é através de uma casa de reuniões Quaker em Houston, Texas, que ele equipou com um Skyspace que se abre como uma pequena janela para o cosmos.

Assista ao vídeo, que apareceu originalmente como parte da arte da Art21 na série do século XXI, abaixo. "James Turrell: Passages of Light" está em exibição no Museo Jumex até 29 de março de 2020.

 
Esta é uma parte de “Art on Video”, uma colaboração entre artnet News e Art21 que traz clipes de artistas que produzem notícias. Uma nova série da principal série sem fins lucrativos da Art21, Art in the Twenty-First Century, está disponível agora na PBS. Assista a todos os episódios de outras séries como New York Close Up e Extended Play e aprenda sobre os programas educacionais da organização em Art21.org.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais