Carregando... aguarde
James Turrell: Passages of Light - Guia das Artes
James Turrell: Passages of Light
James Turrell: Passages of Light
"Me custou dois casamentos e um relacionamento": assista James Turrell explicar o alto preço de sua obra-prima ainda inacabada
inserido em 2020-01-17 17:23:15
Conteúdo

 

O artista James Turrell alcançou uma espécie de notoriedade raramente paralela no mundo da arte: além de ser um favorito popular do público, ele também pode contar com críticos, colecionadores e até Kanye West como alguns de seus maiores fãs.

Turrell, que agora tem um show no Museo Jumex, na Cidade do México, que inclui obras de parede e instalações maiores, foi pioneiro do movimento Light and Space.

Seu trabalho também é informado por seus estudos de percepção, psicologia e cosmos, que o inspiram a criar instalações de luz e esculturas à beira do sublime.

Nas últimas quatro décadas, ele trabalhou duro na realização da Roden Crater, uma ambiciosa obra de arte terrestre que está transformando o local de um vulcão agora extinto no remoto deserto do Arizona em um observatório celestial.

Foi um projeto longo e complicado. "As pessoas costumam me perguntar quanto custa essa cratera", disse Turrell em uma entrevista exclusiva de 2001 à Art21. "Isso me custou dois casamentos e um relacionamento."
Quaker devoto, Turrell é fortemente influenciado por sua espiritualidade e pela contemplação lenta e silenciosa que é parte integrante de sua prática.

Falando com Art21, ele relata uma de suas primeiras lembranças, de visitar uma casa de reunião dos Quaker e perguntar à avó o que ele deveria estar fazendo. A resposta dela: "Espere, vamos entrar para cumprimentar a luz".

Você poderia dizer que, a partir desse momento, Turrell está perseguindo a luz.

“Pensei em trazer o cosmos para mais perto do espaço que ocupamos”, diz Turrell no episódio Art21, que apareceu originalmente na série de televisão Art no século XXI. Uma das maneiras pelas quais ele transformou essa visão em realidade é através de uma casa de reuniões Quaker em Houston, Texas, que ele equipou com um Skyspace que se abre como uma pequena janela para o cosmos.

Assista ao vídeo, que apareceu originalmente como parte da arte da Art21 na série do século XXI, abaixo. "James Turrell: Passages of Light" está em exibição no Museo Jumex até 29 de março de 2020.

 
Esta é uma parte de “Art on Video”, uma colaboração entre artnet News e Art21 que traz clipes de artistas que produzem notícias. Uma nova série da principal série sem fins lucrativos da Art21, Art in the Twenty-First Century, está disponível agora na PBS. Assista a todos os episódios de outras séries como New York Close Up e Extended Play e aprenda sobre os programas educacionais da organização em Art21.org.

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
17/Ago
Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti - A MOSTRA DESENVOLVIDA PELO FOTÓGRAFO LEONARDO FINOTTI ESTIMULA NOVOS OLHARES AO VOCABULÁRIO FORMAL DA BAUHAUS E DESTACA A PRODUÇÃO DA ARQUITETURA BRASILEIRA
Saiba mais
Dom
18/Ago
Exposição Scorzelli Megabichos - Museu reúne instalações e obras inéditas de Marcos Scorzelli
Saiba mais
Seg
14/Out
MUSEU DA CHÁCARA DO CÉU APRESENTA EXPOSIÇÃO “MUNDO”, CRIADA ESPECIALMENTE PARA O PÚBLICO INFANTO-JUVENIL - Crianças passarão por uma passagem secreta e terão acesso pela primeira vez a objetos de viagem de Castro Maya.
Saiba mais
Sáb
26/Out
Mostra ‘Sob Ataque’ volta à revolução de 1924 para abordar as bombas reais e simbólicas que contam a história do bairro dos Campos Elíseos - Exposição, idealizada pelo Coletivo Garapa, abre-se ao público dia 26 de outubro e segue em cartaz até 15 de março na Casa da Imagem.
Saiba mais
Ter
19/Nov
EXPOSIÇÃO DE CILDO MEIRELES NO RIO É PRORROGADA ATÉ 29 DE FEVEREIRO - Mostra com obras de diversos períodos da carreira do artistacontinua em cartaz na galeria Mul.ti.plo.
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Sex
29/Nov
EXPOSIÇÃO PANORÂMICA SOBRE A OBRA DE ANNA BELLA GEIGER - O MASP e o Sesc estão corealizando uma exposição panorâmica sobre a obra de Anna Bella Geiger (Rio de Janeiro, 1933), que abordará diversos períodos da trajetória da artista, incluindo trabalhos desde a década de 1950 até os anos 2000.
Saiba mais