Carregando... aguarde
Já pode investir numa obra de arte só com 50 euros - Guia das Artes
Já pode investir numa obra de arte só com 50 euros
Já pode investir numa obra de arte só com 50 euros
Esta fintech espanhola oferece a possibilidade de investir numa obra de arte por um mínimo de 50 euros. O investidor vai poder lucrar com a exploração e a venda da peça.
inserido em 2018-03-14 19:23:31
Conteúdo

Já pensou investir numa obra de arte e lucrar com ela? A Housers, uma fintechespanhola, tornou isso possível. Por um valor mínimo de 50 euros, o investidor pode adquirir uma espécie de participação na obra de arte, normalmente da autoria de artistas reconhecidos, e quando esta for vendida ou alugada a escritórios ou eventos, lucrar através dos juros.

A Housers nasceu na capital espanhola há dois anos e oferece a possibilidade de investimentos em “ativos reais e tangíveis”. Para aqueles investidores que gostavam de ser donos de uma obra de arte, esta pode ser uma boa oportunidade, uma vez que “este mercado está mais acessível a um número restrito de pessoas”, explica João Távora, CEO, ao ECO. O processo funciona de maneira bastante simples: na galeria online da Housers serão apresentadas várias obras de arte, entre elas quadros, da autoria de artistas conceituados na área, que poderão ser adquiridos pelos utilizadores. Através de um investimento mínimo de 50 euros, o cliente pode passar a ser dono de uma parte da obra de arte em questão, acabando por ter lucros quando esta for vendida ou até alugada para determinados eventos.

A escola dos projetos passa por vários critérios: “juntamente com um especialista internacional de arte, selecionamos e estudamos ao detalhe a rentabilidade e o potencial desta obra de arte”, diz o CEO da fintech. Atualmente, a Housers tem disponível para investir o quadro Sem Título, de Secundino Hernández, um dos artistas espanhóis mais reconhecidos na área e com bastante projeção internacional, revela em comunicado. Através desse investimento mínimo, “os investidores podem garantir uma poupança para o futuro e rentabilizar o capital investido com segurança e transparência”, lê-se. João Távora explica que “o investimento em obras de arte funciona como uma alternativa de investimento“, o que permite “oferecer aos investidores a oportunidade de diversificarem o seu portfólio e reduzirem o nível de risco”.

Feito o investimento, eis a parte dos lucros. Conforme explica a empresa, a exploração da obra é feita numa primeira fase através da “exposição em grandes escritórios, consultoras e eventos“. No entanto, o objetivo final é vender a obra de arte num espaço de 24 meses. No projeto em questão, por exemplo, a rentabilidade estimada é de 11,56%, um valor que pode variar de acordo com o interesse demonstrado durante a sua “exposição”.

Conforme explica o CEO da Housers, de acordo com o último estudo realizado pela Hiscox, uma seguradora especializada em seguros de obras de arte exposições, museus, galerias e coleções particulares, o mercado online de arte atingiu em 2016 um volume de vendas de 3,4 mil milhões de euros, o que demonstra “o potencial deste mercado”. Para além disso, “uma obra de arte é um ativo relativamente seguro, com pouca volatilidade de valor, oferecendo estabilidade em períodos de crise. Ou seja, o mercado de arte é pouco influenciado por fatores macroeconómicos“.

 

Fonte: Eco.pt

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Sex
14/Dez
Exposição de arte movimenta Pavão-Pavãozinho e Cantagalo - Coletiva de artistas ocupa galeria do Solar Meninos de Luz, de 13 de dezembro a 23 de fevereiro.
Saiba mais
Qua
09/Jan
Exposição 'SPETO – Arte pelo mundo' estreia em Salvador e terá visita guiada - Artista é considerado um dos principais nomes da arte de rua do país; mostra ficará em cartaz na Caixa Cultural até fevereiro.
Saiba mais