Carregando... aguarde
Instituto Olga Kos e FAAP realizam lançamento de livro sobre a obra do pintor e arquiteto Émile Tuchband - Guia das Artes
Instituto Olga Kos e FAAP realizam lançamento de livro sobre a obra do pintor e arquiteto Émile Tuchband
Instituto Olga Kos e FAAP realizam lançamento de livro sobre a obra do pintor e arquiteto Émile Tuchband
Evento fez parte das comemorações pelos 10 anos de fundação do Instituto.
inserido em 2017-04-28 13:34:16
Conteúdo

O lançamento do livro sobre vida e obra do pintor e arquiteto Émile Tuchband - Senhor de Dois Mundos e a abertura da exposição com uma coletânea de obras do artista foi um sucesso. O público lotou as dependências do Museu de Arte Brasileira da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), no bairro de Higienópolis, em São Paulo, nesta quarta, 26 de abril.

O evento fez parte das comemorações de 10 anos de fundação do Instituto Olga Kos, que desenvolve projetos artísticos e esportivos que atendem, prioritariamente, crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual. O livro e a exposição são resultados do projeto "Pintou a Síndrome do Respeito", que edita livros sobre a arte brasileira com intuito de divulgar a diversidade cultural e artística do país.

A filha do pintor, Isabelle Tuchband, participou da noite de autógrafos ao lado do autor do livro, o crítico de arte Jacob Klintowitz. Ela, que também é artista plástica, não escondeu a emoção de se envolver num projeto tão especial.

"É uma emoção muito grande estar aqui esta noite, porque meu pai foi uma grande pessoa, um grande ser humano, e agora é um reconhecimento em poder compartilhar a arte e a alegria dele com as pessoas e mostrar para as pessoas também de onde eu vim. Estou muito feliz e o texto do Jacob está maravilhoso também", declarou.

O evento contou também com a presença de participantes das oficinas de arte do Instituto Olga Kos. Carolina Kanashiro Silva, de 23 anos, estava com a mãe.

"Ela adora participar destes lançamentos e se orgulha em dizer que a obra de arte dela está ali e também gosta porque os amigos vêm e ela os vê". Neide Kanashiro Silva contou como a vida da filha se transformou desde que ela passou a frequentar as oficinas de arte do IOK. " Ela não era muito ligada a desenho, agora ela pinta, desenha, usa cores e as técnicas que eles utilizam, como as formas geométricas como linha reta ou curva, tudo isso ela já conhece e sabe como fazer", destacou.

O IOK beneficia mais de 10 mil pessoas e atende atualmente cerca de três mil crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual, ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social, em mais de 40 locais espalhados por todas as regiões da capital paulista. Para a vice-presidente do instituição, Olga Kos, a parceria com a FAAP coroa o todo o trabalho realizado pelo Instituto ao longo desta década. "É um espaço maravilhoso. É um museu diferenciado. Conseguimos estar aqui numa exposição maravilhosa, onde está todo mundo vendo quem é o pintor e quem são os participantes. Depois de dez anos, eu acho que o Instituto IOK merece um evento deste nível".

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais