Carregando... aguarde
Inaugurada a Galeria Ruptura- Guia das Artes
Inaugurada a Galeria Ruptura
Inaugurada a Galeria Ruptura
Galeria Ruptura, inaugurada com exposição de Luiz Sacilotto
inserido em 2018-05-19 17:53:51
Conteúdo

Galeria Ruptura, foi inaugurada dia 03 de maio, com uma exposição de Luiz Sacillotto.

A abertura foi marcada pela presença de vários colecionadores e pessoas ligadas ao mercado de arte, contando ainda com bela vernissage para recepcionar os convidados. 

" A palavra moderna é contraponto a ultrapassado, sendo então, sinônimo de conteporâneo. Na arte, o moderno foi um movimento, divisor da academia para o contemporâneo, embora tenha surgido dentro das academias. São contextos bastante diferentes onde, entre eles, se situam vários movimentos propositivos e evolutivos.

A presença dos suíços na primeira Bienal Internacional de São Paulo, em 1951, abre as portas do país para as novas tendências.

O abstracionismo nasce das experiências das vanguardas européias, que recusam a herança das academias. O abstracionismo geométrico, antagônico ao lírico, tem raízes em experimentos do Grupo de Stijl e, se populariza na América Latina com a vinda de Max Bill.O concretismo propôe racionalização e análise intelectual no Brasil,entre suas primeiras expressões se destaca Luiz Sacilotto, como um dos artistas mais importntes, co-fundador do grupo Ruptura, que transitou do concretismo até a Op Art.

A arte ótica visava causar no observador, sensações de movimento. Iconizou as constantes mudanças na realidade. Chegou na América com a vinda de Victor Vasarely.

Nesta exposição, com obras do acervo da Galeria Ruptura, apresentamos trabalhos de traços formais, deste grande meste que em 1952, integrou o Grupo Ruptura,apresentamos trabalhos de traços formais, deste grande mestre que em 1952, integrou o Grupo Ruptura, ao lado de Waldemar Cordeiro, que o definiu como: " a viga mestra da arte concretra".

Alexandre Paiva Frade 

A exposição vai até o dia 03 de junho, e o atendimento é com hora marcada pelo telefone:

(11) 98778-1922

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais