Carregando... aguarde
Google lança plataforma com obras de instituições e museus de vários países - Guia das Artes
Google lança plataforma com obras de instituições e museus de vários países
Google lança plataforma com obras de instituições e museus de vários países
BEM AMPLO – A plataforma traz várias ferramentas do Google e reúne também informações sobre espaços, artistas e obras em torno da arte atual
inserido em 2018-03-14 20:31:34
Conteúdo

O que é arte contemporânea? A pergunta é o ponto de partida para o novo projeto do Google, que reúne obras do acervo de 51 instituições ao redor do mundo. Dentre fotografias, esculturas, quadros e outras formas de expressão, a plataforma online apresenta uma infinidade de conteúdos, que vão desde o audiovisual ao editorial e que permitem o contato com obras, museus e várias informações sobre o tema.

Segundo Alessandro Germano, diretor de parcerias estratégias do Google para a América Latina, um dos objetivos fundamentais da iniciativa é a democratização do acesso à cultura e à arte. Não por acaso, o projeto faz parte do Google Arts & Culture, plataforma com diversas ações voltados aos temas. “É uma iniciativa de muitos anos, temos vários outros projetos disponíveis. Há um tempo apresentamos a arte de performance e agora acreditamos que chegou o momento da arte contemporânea”, afirma. “É importante dar esse foco, porque é um tipo de arte que às vezes é pouco compreendido pelo público”, pontua o diretor.

Germano explica que para além do acesso facilitado – somente dentre as instituições brasileiras participantes, são mais de 3.200 obras de arte contemporânea disponíveis – a plataforma tem outros objetivos. “Ela é muito usada por professores e nós incentivamos isso”, diz. “Além disso, queremos também desmistificar a interação entre as pessoas e os museus. É uma porta aberta para que muita gente que não acha que a arte faz parte da realidade dela perca um pouco do receio”, observa.

Apesar do êxito do projeto, Germano lembra que a plataforma chegou a enfrentar resistência quando lançada. “Achavam que as pessoas deixariam de visitar os museus. Mas o que acontece é o contrário, a divulgação dessas instituições e obras faz com que o interesse das pessoas aumente”, sublinha. “Para o usuário o projeto também tem um valor enorme, porque facilita o acesso a museus de todo mundo. Através da internet, você acaba podendo ter um contato com aqueles espaços”, acrescenta.

 

Como funciona?

Totalmente gratuita, a plataforma pode ser acessada através do site artsandculture, sem a necessidade de um login ou conta.

Reunindo diversas ferramentas do Google – desde vídeos no YouTube ao Street View, que permite a visita a exposições físicas e museus ao redor do mundo – o projeto está disponível também através do celular, em aplicativos disponíveis para Android e iOS.



Inhotim

Minas Gerais não fica de fora do projeto, com três representantes: o Centro Cultural Banco do Brasil, em Belo Horizonte, o Instituto Moreira Sales, em Poços de Caldas e o Inhotim, em Brumadinho.

Este último, que inclusive lançou duas exposições virtuais exclusivas para a plataforma na última semana: “Cildo Meireles no Inhotim: Redimensões do olhar” e “Arte ao ar livre”.

María Eugenia Salcedo, diretor artística adjunta de Inhotim, explica que a intenção das mostras é apresentar experiências e roteiros que sejam diferentes daqueles proporcionadas na visita ao espaço físico. “Esses roteiros online abrem um caminho para a abstração, para imaginar e caminhar de outra forma. Para quem nunca visitou Inhotim é uma possibilidade de explorar o espaço mesmo sem estar lá”, ressalta. “São recortes que apresentam uma forma refrescante de olhar para essas obras e para os jardins”, define.

Salcedo destaca ainda a importância do projeto. “Consideramos essa iniciativa como uma extensão de Inhotim, como um novo braço e uma nova forma de nos comunicarmos com o público. Não é só um alimento para as pessoas, mas também para nós. Esse contato com o público é o que nos mantém vivo”, destaca.

 

Fonte: hojeemdia

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Ter
07/Jan
GALERIA TÁTIL- A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu. A seleção das obras foi realizada considerando a indicação do público com deficiências visuais que participou de visitas orientadas ao acer
Saiba mais
Seg
07/Jul
Galeria Tatil na Pinacoteca de Sâo Paulo - A Pinacoteca do Estado apresenta exposição com 12 esculturas táteis, em bronze, que fazem parte do acervo do museu
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte Moderna - A mostra é uma reorganização e ampliação da exposição sobre o Modernismo.
Saiba mais
Dom
27/Ago
Arte no Brasil: Uma história na Pinacoteca de São Paulo. Vanguarda brasileira dos anos 1960 - Coleção Roger Wright - A mostra de longa duração celebra o comodato de 178 obras estabelecido em março de 2015 entre a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, a Pinacoteca e a Associação Cultural Goivos, responsável pela Coleção Roger Wright.
Saiba mais
Dom
22/Out
Galeria José e Paulina Nemirovsky - Arte moderna - Essa é uma exposição única e especial, que percorre grande parte do cenário histórico-cultural brasileiro do século XX. Sem contar que ampliamos de 49 para 110 obras essa mostra, todas emblemáticas e de reconhecimento internacional. Estamos muito satisfei
Saiba mais
Sex
14/Dez
Exposição de arte movimenta Pavão-Pavãozinho e Cantagalo - Coletiva de artistas ocupa galeria do Solar Meninos de Luz, de 13 de dezembro a 23 de fevereiro.
Saiba mais
Qua
09/Jan
Exposição 'SPETO – Arte pelo mundo' estreia em Salvador e terá visita guiada - Artista é considerado um dos principais nomes da arte de rua do país; mostra ficará em cartaz na Caixa Cultural até fevereiro.
Saiba mais