Carregando... aguarde
#Florestaprotesta - Guia das Artes
#Florestaprotesta
#Florestaprotesta
seLecT inicia projeto de arte e política, convidando artistas a produzir pôsteres em defesa da Amazônia e do meio ambiente. O artista mato-grossense Gervane de Paula inicia a série
inserido em 2021-02-23 18:41:08
Conteúdo

 

seLecT inicia projeto de arte e política, convidando artistas a produzir pôsteres em defesa da Amazônia e do meio ambiente. O artista mato-grossense Gervane de Paula inicia a série

A palavra é um elemento-chave na obra pictórica do mato-grossense Gervane de Paula (Cuiabá, 1961). A frase “arte aqui eu mato” é título e enunciado da pintura apresentada no 36º Panorama da Arte Brasileira – Sertão, em 2019, estampando um homem branco carregando uma espingarda e a pele de uma onça pintada. “Minha obra carrega uma relação muito forte com o meio em que vivo, no centro geodésico da América do Sul, dentro de três ecossistemas: Cerrado, Floresta e Pantanal”, declara o artista em texto publicado no catálogo de Sertão.

Gervane de Paula é o primeiro artista da série #Florestaprotesta, com o cartaz Não Verás Floresta Nenhuma (2020). O projeto acontece ao longo de todo o ano de 2021, convidando artistas a elaborar trabalhos no formato de pôsteres e flyers, com mensagens sobre a floresta.

#Florestaprotesta também tem entre suas referências o projeto It’s Urgent!, coordenado pelo curador Hans Ulrich Obrist. Desde 2019, ele convidou mais de cem artistas contemporâneos de todo o mundo para responder, na forma de cartazes, a pergunta do que é urgente em nosso tempo. As respostas cobriram temas relacionados a ecologia, desigualdade, solidariedade, futuros coletivos, antirracismo e justiça social, entre outros.

Com este projeto, seLecT alinha-se ao campo da gráfica de protesto – presente em periódicos, zines, cartazes, bandeiras e panfletos –, na luta contra o obscurantismo e os discursos de ódio. A ideia é expandir as ideias dos artistas para outros espaços, fazendo-as circular em nossas páginas e nas redes.

 

Fonte: https://www.select.art.br/florestaprotesta/

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais