Carregando... aguarde
Exposição sobre a iconografia religiosa dos nordestinos volta a ser exibida em Olinda - Guia das Artes
Exposição sobre a iconografia religiosa dos nordestinos volta a ser exibida em Olinda
Exposição sobre a iconografia religiosa dos nordestinos volta a ser exibida em Olinda
Mostra retorna seguindo medidas de prevenção, entre elas redução do horário e da capacidade máxima de visitantes.
inserido em 2020-10-07 16:55:25
Conteúdo


A exposição Rogai Por Nós voltou a ser exibida no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), em Olinda, com visitações gratuitas de terça a domingo em horário reduzido, das 14h às 17h, seguindo os protocolos de segurança para receber o público.

Seguindo o protocolo de reabertura dos equipamentos culturais, o espaço também diminuiu a capacidade máxima de visitantes, restringido para dez pessoas por vez. Lançada ainda no fim de 2019, a mostra foi paralisada em março deste ano após o fechamento dos equipamentos culturais devido à pandemia do novo coronavírus.

A exposição Rogai Por Nós ficaria em cartaz até o mês de julho de 2020, mas por conta da suspensão temporária foi prolongada até o fim deste ano. De acordo com Iron Mendes, membro da equipe técnica do Maspe, o espaço está obedecendo a todas as medidas de prevenção determinadas pelo Governo de Pernambuco para evitar a proliferação do coronavírus, tais como o processo de higienização do equipamento cultural, a obrigatoriedade do uso de máscara (visitantes e funcionários), a aferição de temperatura e a instalação de pontos de álcool em gel no local.

"Estamos cumprindo as normas de higienização básica e de distanciamento social. Além disso, reduzimos o horário de funcionamento e o número de visitantes do espaço", afirmou Iron Mendes. A mostra é fruto de uma parceria entre o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e a Arquidiocese de Olinda e Recife. A Rogai Por Nós expõe quase 100 peças eruditas e populares, que estão distribuídas nas instalações montadas ao longo de dois vãos do Maspe. A exposição propõe uma imersão no repertório iconográfico religioso do povo nordestino, além de promover uma reflexão sobre o mercado da fé.

"Esse projeto busca fazer uma leitura do conjunto dos acervos do Muhne, voltado para a religiosidade popular, e do Maspe, que também contempla o catolicismo popular, mas seu foco maior é a religiosidade ‘tradicional’. No pouco tempo que ficou aberta, a mostra atraiu um público interessante. Por conta da paralisação das atividades, a exposição foi estendida até o final de 2020 como forma de compensação”, afirmou o coordenador de Exposições e Difusão Cultural do Muhne, Antônio Carlos Montenegro.

 

Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/10/exposicao-sobre-a-iconografia-religiosa-dos-nordestinos-volta-a-ser-ex.html

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais