Carregando... aguarde
Exposição sobre a iconografia religiosa dos nordestinos volta a ser exibida em Olinda - Guia das Artes
Exposição sobre a iconografia religiosa dos nordestinos volta a ser exibida em Olinda
Exposição sobre a iconografia religiosa dos nordestinos volta a ser exibida em Olinda
Mostra retorna seguindo medidas de prevenção, entre elas redução do horário e da capacidade máxima de visitantes.
inserido em 2020-10-07 16:55:25
Conteúdo


A exposição Rogai Por Nós voltou a ser exibida no Museu de Arte Sacra de Pernambuco (Maspe), em Olinda, com visitações gratuitas de terça a domingo em horário reduzido, das 14h às 17h, seguindo os protocolos de segurança para receber o público.

Seguindo o protocolo de reabertura dos equipamentos culturais, o espaço também diminuiu a capacidade máxima de visitantes, restringido para dez pessoas por vez. Lançada ainda no fim de 2019, a mostra foi paralisada em março deste ano após o fechamento dos equipamentos culturais devido à pandemia do novo coronavírus.

A exposição Rogai Por Nós ficaria em cartaz até o mês de julho de 2020, mas por conta da suspensão temporária foi prolongada até o fim deste ano. De acordo com Iron Mendes, membro da equipe técnica do Maspe, o espaço está obedecendo a todas as medidas de prevenção determinadas pelo Governo de Pernambuco para evitar a proliferação do coronavírus, tais como o processo de higienização do equipamento cultural, a obrigatoriedade do uso de máscara (visitantes e funcionários), a aferição de temperatura e a instalação de pontos de álcool em gel no local.

"Estamos cumprindo as normas de higienização básica e de distanciamento social. Além disso, reduzimos o horário de funcionamento e o número de visitantes do espaço", afirmou Iron Mendes. A mostra é fruto de uma parceria entre o Museu do Homem do Nordeste (Muhne) e a Arquidiocese de Olinda e Recife. A Rogai Por Nós expõe quase 100 peças eruditas e populares, que estão distribuídas nas instalações montadas ao longo de dois vãos do Maspe. A exposição propõe uma imersão no repertório iconográfico religioso do povo nordestino, além de promover uma reflexão sobre o mercado da fé.

"Esse projeto busca fazer uma leitura do conjunto dos acervos do Muhne, voltado para a religiosidade popular, e do Maspe, que também contempla o catolicismo popular, mas seu foco maior é a religiosidade ‘tradicional’. No pouco tempo que ficou aberta, a mostra atraiu um público interessante. Por conta da paralisação das atividades, a exposição foi estendida até o final de 2020 como forma de compensação”, afirmou o coordenador de Exposições e Difusão Cultural do Muhne, Antônio Carlos Montenegro.

 

Fonte: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2020/10/exposicao-sobre-a-iconografia-religiosa-dos-nordestinos-volta-a-ser-ex.html

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
15/Out
OSGEMEOS: Segredos - Abre ao público hoje, a esperadíssima exposição de Os gêmeos na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
Sex
11/Dez
10 ANOS DA MUL.TI.PLO - Galeria celebra seu 10º aniversário com exposição até 16 de fevereiro.
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais