Carregando... aguarde
Exposição com obras raras de Tarsila do Amaral chega a São Paulo - Guia das Artes
Exposição com obras raras de Tarsila do Amaral chega a São Paulo
Exposição com obras raras de Tarsila do Amaral chega a São Paulo
Conjunto, com 203 trabalhos, fazem parte da mostra curada por Aracy do Amaral e Regina Teixeira de Barros. Saiba mais
inserido em 2020-02-12 12:12:46
Conteúdo

 

Depois de levar mais de 402 000 pessoas ao Masp para ver um panorama de sua carreira, Tarsila do Amaral (1886-1973) volta a movimentar o calendário cultural com a exibição de 203 desenhos originais na  Fábrica de Cultura Marcos Amaro (Fama), em Itu.

A mostra, com curadoria de Aracy do Amaral e Regina Teixeira de Barros, tem previsão de abertura para o dia 14 de março.

Os desenhos apresentados na Fama foram feitos entre 1910 e 1940. Sobre uma parte do conjunto, que compreende os anos de 1919 e 1920, Regina detalha no texto curatorial: “São esboços de pequenas dimensões, em sua maioria a grafite, de figuras humanas, plantas e animais. A preponderância de linhas leves e hesitantes, entremeadas aqui e ali de traços um pouco mais assertivos, sugere o ir e vir do olhar de aprendiz que passa o objeto por escrutínio, procurando fixá-lo de maneira fidedigna.”

A origem do conjunto apresentado na Fama, de acordo com informações do Estado de São Paulo, é a coleção de arte mantida pela família Fakhouri. Quando mantidos por lá, os desenhos ficaram quase 50 anos “enclausurados”. De posse de Marcos Amaro, fundador da instituição em Itu, eles serão restaurados e poderão novamente serem apreciados pelo público. 

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais