Carregando... aguarde
Este projeto reverte a compra de desenhos em doações- Guia das Artes
Este projeto reverte a compra de desenhos em doações
Este projeto reverte a compra de desenhos em doações
Campanha ‘300 desenhos’ vende obras de artistas iniciantes e consagrados.
inserido em 2020-05-12 17:45:48
Conteúdo

 

Dinheiro arrecadado é destinado a três organizações que promovem ações junto a grupos vulneráveis durante a pandemia.

São muitas as iniciativas, surgidas desde o início da pandemia de coronavírus, que vem recebendo doações para dar suporte aos setores mais necessitados no país. O campo das artes também tem se movimentado para colaborar, buscando amparar organizações humanitárias.

Lançado em 1º de maio, o “300 desenhos” é um dos projetos com essa proposta no Brasil. A iniciativa foi articulada por 12 voluntários que atuam no ramo das artes visuais e convidou 300 artistas, entre iniciantes e mais consagrados, a doarem trabalhos realizados em papel A4.

Os desenhos não podem ser escolhidos – são distribuídos de maneira aleatória, determinada por um algoritmo, aos apoiadores que colaboram com a quantia fixa de R$ 1.000. Há trabalhos de Adriana Varejão, Anna Maria Maiolino, Bob Wolfenson, Laerte e outros. Todos podem ser vistos em detalhe no site do projeto.

A quantia arrecadada será direcionada a três organizações que atuam em escala nacional, promovendo ações diretas junto a grupos vulneráveis durante a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus: a Apib, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Habitat para a Humanidade Brasil e a Cufa, Central Única das Favelas.

A campanha optou por não beneficiar os artistas, focando nas populações atendidas pelas três organizações.

Segundo a coordenação do projeto, mais de 70% das cotas de doação já haviam sido cumpridas até quarta-feira (6). “Foi um sucesso, vendemos mais de 100 desenhos nas primeiras 24 horas”, disse ao Nexo Erika Verzutti, artista plástica e uma das criadoras do “300 desenhos”.

O que cada organização fará

No site do “300 desenhos”, há uma breve descrição sobre a atuação de cada organização e do que poderá ser feito com a verba vinda do projeto, que pretende levantar uma soma de pelo menos R$ 300 mil.

A Apib pretende “melhor equipar suas bases operacionais com rádios profissionais de longa distância, roteadores de internet, telefones e computadores para dar suporte às ações de vigilância dos territórios e acesso a informações de utilidade pública às comunidades indígenas nacionais”.

Já a Habitat Brasil deve atender, com o apoio do projeto, 770 famílias de 23 comunidades por meio da entrega emergencial de cestas básicas, kits de higiene e água.

A Cufa irá “auxiliar mães solo moradoras de favelas de 17 estados e do Distrito Federal, que estão sendo fortemente atingidas pelos reflexos do Coronavírus”.

Mudança no mundo das artes

Verzutti afirma que o fato de os compradores receberem uma obra às escuras neutraliza os parâmetros de valor de mercado com que o mundo da arte está acostumado a lidar.

“O mundo das artes estava precisando de uma oportunidade para funcionar diferente”, disse a artista plástica ao Nexo. “Não precisa ser sempre com aquela supervalorização do mercado, aquela antipatia, aquele distanciamento. A gente tem mil vícios de profissão e, como comunidade, também acho que somos bastante desunidos. Pra gente que trabalhou [no projeto], foi muito legal ver que tem uma outra maneira de fazer as coisas”.

Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/05/08/Este-projeto-reverte-a-compra-de-desenhos-em-doa%C3%A7%C3%B5es

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Qui
08/Out
Exposição 12/4 - Exposição 12/4 reúne fotógrafos brasileiros e portugueses em Cascais
Saiba mais
Qui
15/Out
OSGEMEOS: Segredos - Abre ao público hoje, a esperadíssima exposição de Os gêmeos na Pinacoteca de São Paulo.
Saiba mais
Sáb
24/Out
Exposição Tobias Marcier na coleção Maria Helena e Ney Mendes de Moraes - A Galeria Evandro Carneiro Arte, na Gávea, de 24 de outubro a 28 de novembro a Exposição Tobias Marcier na coleção Maria Helena e Ney Mendes de Moraes.
Saiba mais