Carregando... aguarde
Este projeto reverte a compra de desenhos em doações- Guia das Artes
Este projeto reverte a compra de desenhos em doações
Este projeto reverte a compra de desenhos em doações
Campanha ‘300 desenhos’ vende obras de artistas iniciantes e consagrados.
inserido em 2020-05-12 17:45:48
Conteúdo

 

Dinheiro arrecadado é destinado a três organizações que promovem ações junto a grupos vulneráveis durante a pandemia.

São muitas as iniciativas, surgidas desde o início da pandemia de coronavírus, que vem recebendo doações para dar suporte aos setores mais necessitados no país. O campo das artes também tem se movimentado para colaborar, buscando amparar organizações humanitárias.

Lançado em 1º de maio, o “300 desenhos” é um dos projetos com essa proposta no Brasil. A iniciativa foi articulada por 12 voluntários que atuam no ramo das artes visuais e convidou 300 artistas, entre iniciantes e mais consagrados, a doarem trabalhos realizados em papel A4.

Os desenhos não podem ser escolhidos – são distribuídos de maneira aleatória, determinada por um algoritmo, aos apoiadores que colaboram com a quantia fixa de R$ 1.000. Há trabalhos de Adriana Varejão, Anna Maria Maiolino, Bob Wolfenson, Laerte e outros. Todos podem ser vistos em detalhe no site do projeto.

A quantia arrecadada será direcionada a três organizações que atuam em escala nacional, promovendo ações diretas junto a grupos vulneráveis durante a pandemia da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus: a Apib, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, a Habitat para a Humanidade Brasil e a Cufa, Central Única das Favelas.

A campanha optou por não beneficiar os artistas, focando nas populações atendidas pelas três organizações.

Segundo a coordenação do projeto, mais de 70% das cotas de doação já haviam sido cumpridas até quarta-feira (6). “Foi um sucesso, vendemos mais de 100 desenhos nas primeiras 24 horas”, disse ao Nexo Erika Verzutti, artista plástica e uma das criadoras do “300 desenhos”.

O que cada organização fará

No site do “300 desenhos”, há uma breve descrição sobre a atuação de cada organização e do que poderá ser feito com a verba vinda do projeto, que pretende levantar uma soma de pelo menos R$ 300 mil.

A Apib pretende “melhor equipar suas bases operacionais com rádios profissionais de longa distância, roteadores de internet, telefones e computadores para dar suporte às ações de vigilância dos territórios e acesso a informações de utilidade pública às comunidades indígenas nacionais”.

Já a Habitat Brasil deve atender, com o apoio do projeto, 770 famílias de 23 comunidades por meio da entrega emergencial de cestas básicas, kits de higiene e água.

A Cufa irá “auxiliar mães solo moradoras de favelas de 17 estados e do Distrito Federal, que estão sendo fortemente atingidas pelos reflexos do Coronavírus”.

Mudança no mundo das artes

Verzutti afirma que o fato de os compradores receberem uma obra às escuras neutraliza os parâmetros de valor de mercado com que o mundo da arte está acostumado a lidar.

“O mundo das artes estava precisando de uma oportunidade para funcionar diferente”, disse a artista plástica ao Nexo. “Não precisa ser sempre com aquela supervalorização do mercado, aquela antipatia, aquele distanciamento. A gente tem mil vícios de profissão e, como comunidade, também acho que somos bastante desunidos. Pra gente que trabalhou [no projeto], foi muito legal ver que tem uma outra maneira de fazer as coisas”.

Fonte: https://www.nexojornal.com.br/expresso/2020/05/08/Este-projeto-reverte-a-compra-de-desenhos-em-doa%C3%A7%C3%B5es

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais