Carregando... aguarde
Espaço Cultural Arte Sesc realiza ciclo de palestras sobre vida e obra de Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues - Guia das Artes
Espaço Cultural Arte Sesc realiza ciclo de palestras sobre vida e obra de Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues
Espaço Cultural Arte Sesc realiza ciclo de palestras sobre vida e obra de Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues
inserido em 2022-03-24 18:35:15
Conteúdo

 

Trabalhos dos artistas integram a exposição “Notícias do Brasil”, em cartaz no espaço cultural reaberto em janeiro no Flamengo

 

RIO DE JANEIRO - O Arte Sesc – espaço cultural reaberto em janeiro no bairro do Flamengo – realiza nos próximos quatro sábados (19/3 a 9/4), das 17h às 19h, o “Ciclo de Palestras - exposição Notícias do brasil”. O evento gratuito reunirá especialistas de renome para discutir a trajetória e o trabalho dos artistas plásticos Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues, cujas obras integram a exposição em cartaz no local. 

 

Quem abre a programação neste sábado (19) é a curadora e escritora em arte Clarissa Diniz. Sua palestra proporá novos olhares para a produção, estética e história nas Artes Visuais do artista Cícero Dias. Dia 26/3 é a vez da crítica, professora e pesquisadora de arte Daniela Name conduzir o evento. Ela abordará a influência do trabalho de Glauco Rodrigues na chamada Geração 80 e, mais recentemente, na jovem geração de artistas que se debruça sobre a figura humana.

 

No mês de abril, a programação será aberta pelo mestre e doutor em História Social Bruno Pimentel, dia 2. Sua fala destacará aspectos relevantes da trajetória de Carybé para a compreensão de sua produção artística e das temáticas presentes nas obras que integram a exposição “Notícias do Brasil”. Quem fecha o ciclo de palestras, dia 9, é Marcelo Campos, curador do Museu de Arte do Rio e também da exposição em cartaz no Sesc. Ele falará sobre aspectos gerais da mostra, incluindo o processo de curadoria que resultou em um recorte temático com 48 gravuras do acervo de cerca de 500 obras pertencentes ao Sesc RJ.

 

SERVIÇO

Ciclo de Palestras – exposição Notícias do brasil

Espaço Cultural Arte Sesc: Rua Marques de Abrantes 99 - Flamengo

De 19/3 a 9/4 (sábados) - das 17h às 19h

Entrada franca

 

PROGRAMAÇÃO

19/03 - Clarissa Diniz

Curadora e escritora em arte. Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Sociologia e Antropologia. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ e Graduada em Lic. Ed. Artística/Artes Plásticas. Graduada em Jornalismo pela ECO-UFRJ, foi repórter de literatura e artes visuais do jornal O Globo entre 1994 e 2005. Foi gerente de conteúdo do Museu de Arte do Rio – MAR e editora da Tatuí, revista de crítica de arte. É autora e coautora de diversas obras.

Palestra: A palestra versará sobre o artista pernambucano Cícero Dias, propondo novos olhares para a sua produção, estética e história nas Artes Visuais.

 

26/03 - Daniela Name

É crítica, professora e pesquisadora de arte. Curadora-geral da Caju e do núcleo de formação Teia Crítica. Doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Mestre em História e Crítica da Arte na Escola de Belas Artes da UFRJ. Colunista de arte da revista Veja Rio. Trabalha como curadora independente desde 2004 e é autora de vários livros. Graduada em Jornalismo pela ECO-UFRJ, foi repórter de literatura e artes visuais do jornal O Globo entre 1994 e 2005.

Palestra: Um dos maiores pintores do modernismo maduro brasileiro, o gaúcho Glauco Rodrigues ainda não foi suficientemente estudado como matriz de reverberação para as obras de artistas de gerações seguintes, em especial os pintores da chamada Geração 80 e, mais recentemente, a jovem geração de artistas do país que se debruça sobre a figura humana e/ou questões ligadas às expressões da cultura popular.

 

02/04 - Bruno Pimentel

Graduado em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista em Educação das Relações Étnico-Raciais no Ensino Básico (Colégio Pedro II), Mestre e Doutor em História Social pelo Programa de Pós-Graduação de História Social da UERJ”.

Palestra: A palestra abordará aspectos relevantes da trajetória do artista Carybé para a compreensão de sua produção artística com ênfase nas temáticas desenvolvidas nas obras que fazem parte da exposição Notícias do brasil: Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues.

 

09/04 - Marcelo Campos

Marcelo Campos é professor associado do Departamento de Teoria e História da Arte do Instituto de Artes da UERJ. É curador do Museu de Arte do Rio. Foi diretor da Casa França-Brasil entre 2016 e 2017. É professor da Escola de Artes Visuais do Parque Lage e membro dos conselhos do Museu do Paço Imperial e do Museu Bispo do Rosário de Arte Contemporânea, ambos do Rio de Janeiro. É Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes da UFRJ. Desde 2004 realiza curadoria de exposições em diversas instituições no Brasil. 

Palestra: A palestra abordará aspectos do processo de curadoria da exposição “Notícias do Brasil” formada por obras dos artistas Carybé, Cícero Dias e Glauco Rodrigues e aspectos gerais da mostra.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais