Carregando... aguarde
Eataly dará RS$ 3 mi para preservar ‘Última Ceia’ de Da Vinci - Guia das Artes
Eataly dará RS$ 3 mi para preservar ‘Última Ceia’ de Da Vinci
Eataly dará RS$ 3 mi para preservar ‘Última Ceia’ de Da Vinci
O novo projeto para a manutenção foi idealizado pelo Ministério dos Bens Culturais da Itália em parceria com alguns dos melhores estúdios de pesquisa italianos, como o Politécnico de Milão e a Universidade de Milano-Bicocca.
inserido em 2017-04-20 12:47:27
Conteúdo

O fundador do Eataly, Oscar Farinetti, anunciou nesta quarta-feira (19) que o império gastronômico irá doar 1 milhão de euros (R$ 3,3 milhões) para ajudar na conservação do quadro “A Última Ceia”, de Leonardo Da Vinci.

“A Última Ceia é uma obra frágil que, em cinco séculos de vida, passou por muitas restaurações. Mas, essa será a primeira restauração ambiental que garantirá que a obra tenha outros cinco séculos de vida e, por mais de 500 anos, a humanidade não perderá essa ceia”, disse Farinetti em um evento em Milão.

Na apresentação do projeto “Una cena da non perdere” (“Um jantar que não se deve perder”, em tradução livre), estavam presentes o ministro dos Bens Culturais da Itália, Dario Franceschini, o escritor italino Alessandro Baricco, o vigário episcopal para a Cultura da Arquidiocese de Milão, monsenhor Luca Bressan e a diretora do ‘Cenacolo Vinciano’, Chiara Rostagno.

O valor investido no projeto será usado em uma obra ambiental, que permitirá a limpeza de 10 mil metros cúbicos de ar por dia – contra os 3,5 mil metros cúbicos atuais – da sala onde ela está exposta, no ex-refeitório do convento Santa Maria delle Grazie, em Milão. A ideia é que o ar mais limpo permita um maior acesso dos turistas ao local. Atualmente, pouco mais de mil pessoas ao dia podem visitar a obra em datas específicas – mesmo que haja mais de dois milhões de solicitações por ano para conhecer o quadro.   

A restrição se dá por conta de uma falha estrutural da pintura.

Insatisfeito por ter que fazer a obra em um tempo recorde, Da Vinci usou tintas de baixa qualidade, como se fosse em um de seus rascunhos, o que faz com que as cores e os desenhos percam a qualidade e a cor de maneira mais rápida que outras grandes obras.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Seg
18/Mar
Portinari para Crianças -
Saiba mais
Sex
22/Mar
“TOPIARIUS” - Vanessa Freitag -
Saiba mais