Carregando... aguarde
Deseja aumentar suas chances de viver mais tempo? Vá a um museu, diz um novo estudo - Guia das Artes
Deseja aumentar suas chances de viver mais tempo? Vá a um museu, diz um novo estudo
Deseja aumentar suas chances de viver mais tempo? Vá a um museu, diz um novo estudo
Aparentemente, mesmo um ou dois eventos culturais por ano podem reduzir o risco de mortalidade precoce em 14%.
inserido em 2019-12-20 19:56:53
Conteúdo

 

Todos nós devemos estar mais expostos às artes, afirma um estudo médico publicado ontem no British Medical Journal. Apenas uma exposição por ano poderia adicionar anos a nossas vidas.

Uma equipe de pesquisadores da University College London entrevistou 6.710 adultos na Inglaterra, com 50 anos ou mais, para testar se existe uma correlação entre o envolvimento artístico e a mortalidade. O estudo longitudinal acompanhou a frequência com que os participantes iam a museus, galerias de arte, exposições, apresentações de teatro, concertos ou ópera.

Eles descobriram que mesmo aqueles que tinham o que era classificado como atividade artística pouco frequente (indo talvez a um ou dois eventos culturais por ano) tinham um risco 14% menor de mortalidade precoce. E quanto mais vezes os participantes do estudo realizavam passeios culturais, melhor: aqueles que participavam de atividades artísticas mais regularmente (a cada poucos meses ou mais) tinham um risco 31% menor de morte prematura.
Este estudo é parte de uma onda de pesquisas recentes que conectam o acesso às artes com a melhoria da saúde. Estudos realizados na última década na Dinamarca e na Grã-Bretanha vincularam a presença de obras de arte em hospitais à melhoria da satisfação do paciente e a resultados positivos para a saúde. E no ano passado, o Museu de Belas Artes de Montreal pilotou uma iniciativa em que os médicos podiam prescrever visitas a museus que melhoram a saúde dos pacientes através do sistema de saúde canadense, concedendo aos pacientes e seus cuidadores entrada gratuita no museu.

O estudo publicado nesta semana também levou em consideração os fatores socioeconômicos, admitindo que a longevidade pode estar ligada ao status socioeconômico mais alto da demografia que costuma ir a museus, exposições e galerias de arte. "Parte da associação é atribuível a diferenças de status socioeconômico entre aqueles que praticam e não praticam artes, o que se alinha à pesquisa que sugere que o envolvimento em atividades culturais é socialmente padronizado", afirmou o estudo.

Ainda assim, verificou-se que algumas das correlações estatísticas entre engajamento cultural e longevidade são independentes de fatores socioeconômicos. Simplificando, o estudo conclui que "nossos resultados sugerem que o envolvimento cultural está associado à longevidade".

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
01/Jan
ESCULTURAS NO PARQUE DA LUZ- O Parque da Luz, também conhecido como Jardim da Luz, conta com área de aproximadamente 113 mil m² . Foi criado como horto botânico por uma Ordem Régia da Coroa Portuguesa em 19 de novembro de 1798 foi aberto ao público em 1825 como Jardim Botânico já no
Saiba mais
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Dom
24/Nov
SURSUM CORDA - No dia 23 de novembro de 2019, a Capela do Morumbi, unidade vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, abre a instalação “Sursum corda”, de Carlos Eduardo Uchôa.
Saiba mais
Ter
26/Nov
"Pardo É Papel" - Em individual no MAR, Maxwell Alexandre manipula narrativas de modo a construir seu lugar de poder
Saiba mais
Sáb
11/Jan
'UÓHOL', DE RAFAEL BQUEER - Abrindo a agenda expositiva de 2020, o Museu de Arte do Rio apresenta ao público a partir de 11 de janeiro “UóHol”, mostra individual do paraense Rafael BQueer.
Saiba mais
Sáb
18/Jan
Rua! - O Museu de Arte do Rio abre ao público no dia 18 de janeiro, com entrada gratuita, a exposição “Rua!”.
Saiba mais
Sáb
25/Jan
ARQUIVO PETER SCHEIER - As muitas fases de Peter Scheier
Saiba mais
Sáb
25/Jan
Limiares - Governo do Estado presenteia São Paulo com novo espaço dedicado à arte contemporânea.
Saiba mais
Sáb
01/Fev
Egito Antigo: do cotidiano à eternidade - São Paulo receberá exposição gratuita sobre Antigo Egito
Saiba mais