Carregando... aguarde
Casa de veraneio de Renoir no interior da França vai abrir como museu - Guia das Artes
Casa de veraneio de Renoir no interior da França vai abrir como museu
Casa de veraneio de Renoir no interior da França vai abrir como museu
A casa de veraneio que pertenceu a família do pintor Pierre-Auguste Renoir em Essoyes, pequena comuna na França, será aberta ao público como museu a partir do dia 3 de junho, após quatro anos de grandes restaurações.
inserido em 2017-05-25 13:07:24
Conteúdo

A área se une ao estúdio de Renoir, aberto ao público há 20 anos e que fica na parte de trás da casa e recebe cerca de 10 mil visitantes por ano – número que deve aumentar exponencialmente com a abertura da casa-museu.

De muito valor cultural para o país, já que foi ali que o pintor impressionista produziu parte de suas obras, o imóvel foi vendido por Sophie Renoir, bisneta dele, em 2012 para o conselho local por 600 mil euros (cerca de R$ 2,19 milhões), segundo reportou o site Art Newspaper. Segundo o vice-prefeito da cidade, Philippe Talbot, estima-se que foram gastos cerca de 1 milhão de euros ( cerca de R$ 3,65 milhões) desde então com o restauro da casa, que incluiu reforço de paredes, controle climático de obras preciosas e restauração geral dos interiores e jardim.

Para a mostra de abertura do museu, três instituições de arte francesa emprestaram obras de Renoir: o Museu Renoir, em Cagnes-sur-Mer, que cedeu temporariamente esculturas de Renoir; o Museu de Belas Artes de Rouen, que emprestou o retrato de 1919 intitulado “Jeune femme au miroir” e o Museu de Belas Artes de Bordeaux, com uma paisagem que retrata uma ponte em Essoyes.

A casa foi comprada por Renoir e sua mulher, a modelo nascida em Essoyes Aline Charigot, em 1896. A ligação com a casa de férias da família era tanta, que ele, Aline e seus três filhos foram enterrados no cemitério da cidade, que fica a cerca de 2h30 de carro de Paris.

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais