Carregando... aguarde
Capitólio calcula estrago em obras de arte após invasão - Guia das Artes
Capitólio calcula estrago em obras de arte após invasão
Capitólio calcula estrago em obras de arte após invasão
Imagens mostram parte do dano, restauradores foram ao edifício
inserido em 2021-01-12 12:13:40
Conteúdo

 

Apesar de ainda não haver uma avaliação detalhada, o Architect of the Capitol, escritório que preserva e mantém a arte e a arquitetura do Capitólio, e a Polícia do Capitólio avaliam os estragos às obras de artes presentes no prédio.

O prédio foi invadido na última 4ª feira (6.jan.2021) por apoiadores do presidente Donald Trump.

Barbara Wolani foi curadora do Architect of the Capitol de 1985 até 2015, quando se aposentou. Ela afirmou que esta foi a 1ª vez em que a coleção do Capitólio teve uma ameaça tão grande. “Toda a arte do Capitólio está à vista. Não há nada muito escondido” disse ao jornal The New York Times.

A sede do Congresso norte-americano abriga grandes pinturas históricas. Entre elas, a “Declaração da Independência” de John Trumbull –uma das mais importantes pinturas do início do século 18 e que retrata a luta dos EUA pela liberdade.

No dia seguinte à invasão, restauradores foram ao edifício para avaliar a dimensão do estrago.

Algumas imagens feitas no momento da invasão mostram parte dos danos. Um busto de mármore do século 19 do ex-presidente Zachary Taylor foi manchado com o que parece ser sangue. Uma moldura foi deixada vazia no chão. Um homem foi filmado com uma foto emoldurada do Dalai Lama na mochila. Outro apareceu rasgando um pergaminho com caracteres chineses. 

“Poderia ter sido muito pior”, avaliou Barbara. Segundo ela, as obras que os curadores veem como os tesouros do Capitólio não parecem ter sofrido danos significativos.

Barbara declarou que maior preocupação eram pinturas localizadas na sala conhecida como Rotunda, Lá estão obras com 5 metros de altura de John Trumbull e outros artistas que retratam cenas da fundação da república. Também, as estátuas presentes no National Statuary Hall, ala sul do edifício. Lá estão 35 estátuas de norte-americanos proeminentes, parte de uma coleção de 100 estátuas no Capitólio que homenageiam figuras notáveis como Samuel Adams, Rosa Parks e Thomas Edison.

 

Fonte: https://www.poder360.com.br/internacional/capitolio-calcula-estrago-em-obras-de-arte-apos-invasao/

Fotos
Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais