Carregando... aguarde
Banksy perde os direitos autorais de famosa obra por se negar a revelar sua identidade - Guia das Artes
Banksy perde os direitos autorais de famosa obra por se negar a revelar sua identidade
Banksy perde os direitos autorais de famosa obra por se negar a revelar sua identidade
Decisão pode abrir precedente sobre todas as obras do misterioso artista plástico
inserido em 2021-07-07 17:03:24
Conteúdo
Rage, The Flower Thrower, obra icônica do artista Banksy (Foto: reprodução)

Rage, The Flower Thrower, obra icônica do artista Banksy (Foto: reprodução)

 

O artista plástico Banksy perdeu os direitos autorais de sua famosa obra de arte 'Flower Thrower' - depois que ele se recusou a revelar sua verdadeira identidade aos juízes. A decisão do caso envolvendo o icônico mural pode abrir um precedente para outras criações do misterioso artista de rua ao redor do mundo.

Banksy, que já havia declarado que "direitos autorais são para perdedores", perdeu um longo processo judicial de dois anos contra a empresa de cartões Full Color Black. Os juízes apontaram para o fato de que "ele não pode ser identificado como o proprietário inquestionável de tais obras, pois sua identidade está oculta". O artista havia pedido o registro de marca na União Europeia para a peça, pintada em Jerusalém seis anos atrás, mas isso foi contestado por uma empresa de cartões porque o artista não queria comercializá-la, mas sim a criou como uma obra de arte.

Obra Red Heart Baloon do artista Banksy (Foto: getty)

Obra Red Heart Baloon do artista Banksy (Foto: getty)

A empresa Full Color Black é especializada na "comercialização de arte de rua" e usa as criações de Banksy em seu portfólio. Em seu site, a empresa divulga que tem imagens inéditas do artista famoso e anônimo. Três juízes decidiram que Banksy havia feito graffiti que ele colocou na propriedade de outras pessoas à disposição para uso. Em seu livro de 2006, Wall and Piece, Banksy convidou os leitores a baixar suas obras por "diversão e ativismo" em vez de lucro, prometendo nunca comercializar suas obras.

Mas Banksy abriu uma loja em outubro passado, onde vendeu suas obras, incluindo 'Flower Thrower' - e disse que a loja foi criada "com o único propósito de preencher categorias de marcas registradas". Os juízes disseram que suas intenções de contornar a Lei em vez de comercializar seus bens eram desonestas: "Banksy optou por permanecer anônimo e, na maioria das vezes, pintar graffiti na propriedade de outras pessoas sem sua permissão, em vez de pintá-lo em telas ou em sua própria propriedade. Ele também optou por ser muito vocal em relação ao seu desdém pelos direitos de propriedade intelectual", continuou a decisão. "Deve ser apontado que outro fator digno de consideração é que ele não pode ser identificado como o proprietário inquestionável de tais obras, pois sua identidade está oculta; além disso, não pode ser estabelecido sem dúvida que o artista detém quaisquer direitos autorais do graffiti", concluiu o documento judicial e quaisquer direitos autorais do graffiti.

Obra de Banksy que faz piada com o vínculo de sua identidade a ex-apresentador infantil (Foto: reprodução)

Obra de Banksy que faz piada com o vínculo de sua identidade a ex-apresentador infantil (Foto: reprodução)

O The Mail apontou Banksy como sendo o ex-estudante público Robin Gunningham, embora sua identidade não tenha sido confirmada. Recentemente, um boato apontando o ex-apresentador infantil do programa 'Art Attack' Neil Buchanan seria o alter ego do famoso artista. O rumor teria inclusive inspirado um novo graffiti de Banksy, que usou o nome da atração infantil e a imagem do ex-apresentador para fazer piada.

 

Fonte: Monet

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais
Qui
07/Mar
Paisagem de um Mundo Partido -
Saiba mais
Qua
13/Mar
Aduana -
Saiba mais