Carregando... aguarde
Artista brasileiro participa de mostra ao ar livre em Londres - Guia das Artes
Artista brasileiro participa de mostra ao ar livre em Londres
Artista brasileiro participa de mostra ao ar livre em Londres
André Mendes é um dos participantes da exposição "Wander Art", em um município londrino
inserido em 2021-01-27 12:44:16
Conteúdo

A esquina londrina chamará ainda mais a atenção dos moradores (Foto: Reprodução / Instagram / André Mendes) 

A esquina londrina chamará ainda mais a atenção dos moradores com a intervenção artística de André Mendes (Foto: Reprodução / Instagram / André Mendes)

André Mendes é o nome por trás das vibrantes cores e formas orgânicas com linhas contínuas que estampam uma esquina em Londres. O artista curitibano é um dos convidados da agência Alter-Projects para participar da Wander Artgaleria a céu aberto em Belgravia, um município londrino.

As instalações imersivas da galeria reúnem trabalhos de arte e de design, que ocupam os bairros Mayfair e Belgravia pelos próximos meses. Onze outros artistas, de diferentes locais do mundo, também fazem parte da seleta lista de expositores.

O trabalho de André, chamado de Face to Face – face a face, em tradução livre –, ocupa a esquina da Casa Radstock e tem 8,5 metros. Segundo o artista, o local da exposição do painel permite múltiplas possibilidades de interpretação, que dependem do ponto de vista do observador. “Uma linha contínua percorre a parede e aos poucos é possível perceber um olho, nariz, boca e a silhueta de um rosto. Duas faces? Ou a mesma face de ângulos diferentes?”, reflete Mendes.

 
Dependendo do ponto de vista do observador, o painel desenhado por André pode revelar uma experiência única e totalmente diferente da anterior(Foto: Reprodução / Instagram / André Mendes)Dependendo do ponto de vista do observador, o painel desenhado por André pode revelar uma experiência única e totalmente diferente da anterior (Foto: Reprodução / Instagram / André Mendes)

Formas arredondadas nas cores vermelhas e amarelas buscam reforçar a tridimensionalidade presente no trabalho, representando ainda a gravidade, a espacialidade, a polaridade do solo e do céu, e tudo isso trazendo movimento, tensão e profundidade.

“Quando começo a criar um mural, tento imaginar como as pessoas vão interagir com ele. A escala, as perspectivas e o elemento surpresa”, comenta André. Dessa forma, cada olhar permite uma experiência diferente.

O tema da curadoria que abrigará as obras do bairro de Belgravia é Pop Metropolis, e busca mudar percepções urbanas, explorando o inesperado. Pelos próximos seis meses, a mostra propõe uma nova relação dos moradores com a cidade.

O trabalho ficará exposto nas ruas londrinas pelos próximos seis meses (Foto: Reprodução / Instagram / André Mendes) 

O trabalho ficará exposto nas ruas londrinas pelos próximos seis meses (Foto: Reprodução / Instagram / André Mendes)

A exposição ocorre em um período que Londres sofre um aumento de casos da Covid-19 e democratiza o acesso à arte em um momento onde é necessário limitar atividades recreativas, principalmente que não sejam realizadas a céu aberto.

“Estamos entusiasmados em contar com a participação de alguns dos artistas mais inspiradores da atualidade, que trarão um visual único e arrojado, experiência surpreendente e instigante para a área”, revela Anne Pingreoun, curadora e fundadora da Alter-Projects.

 

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Arte/noticia/2021/01/artista-brasileiro-participa-de-mostra-ao-ar-livre-em-londres.html

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
12/Dez
MAM recebe exposição com obras de Hélio Oiticica - Mostra conta com cem obras relacionadas ao ritmo, música e dança
Saiba mais
Sex
18/Dez
Obra de Beatriz Milhazes é exposta no Itaú Cultural e no Masp - Simultaneamente nos dois espaços, a exposição ocorre até 30 de maio de 2021. A visitação deve ser agendada nos sites de ambas as instituições
Saiba mais
Qui
21/Jan
CATARSIS - Abertura: dia 21 de janeiro, quinta-feira, às 18h
Saiba mais
Seg
25/Jan
ArTeMs - Exposição coletiva - Em cartaz até 23 de março de 2021 em São Paulo
Saiba mais
Qua
27/Jan
Encontros Culturais do Ecomuseude Santa Cruz (virtual) - Encontros Culturais do Ecomuseu de Santa Cruz
Saiba mais
Qua
27/Jan
Véxoa: nós sabemos (ou o que não sabemos) - Mostra na Pinacoteca é uma reescrita das artes e deve ser vista para além do marco de primeira dedicada às produções indígenas
Saiba mais
Dom
31/Jan
Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo - Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro– Espaço Vivo
Saiba mais
Qui
04/Fev
GESTUALIDADE - Abertura: dia 3 de fevereiro, quarta-feira, às 18h
Saiba mais