Carregando... aguarde
Anel usado por Picasso para fazer as pazes com Dora Maar será leiloado - Guia das Artes
Anel usado por Picasso para fazer as pazes com Dora Maar será leiloado
Anel usado por Picasso para fazer as pazes com Dora Maar será leiloado
A história da joia começou nos anos 30, quando o artista censurou a amada por ter lhe convencido a vender uma obra em troca de um anel de rubi.
inserido em 2017-06-13 13:14:57
Conteúdo

O anel pensado e confeccionado pelo pintor espanhol Pablo Picasso para se reconciliar com a também pintora e fotógrafa francesa Dora Maar será leiloado este mês em Londres por 570 mil euros (R$ 2.087.682).

A história da joia começou nos anos 30, quando o artista censurou sua amada por ter lhe convencido a vender uma de suas obras em troca de um anel de rubi. Irritada, ela tirou o anel do dedo e arremessou a peça no Rio Sena.

Picasso então se sentiu culpado e elaborou um anel com as próprias mãos, além de retrato da amada, que ela guardou até sua morte, em 1997, e que será leiloado no próximo dia 21 na Sotheby's, em Londres.

Filha de pai croata e mãe francesa, Dora Maar fez parte dos círculos mais vanguardistas de Paris nos anos 20 e 30. Em 1936, ela e Picasso começaram uma relação apaixonante e tumultuada. Em 1943, ele a trocou por Françoise Gilot, 20 anos mais jovem do que ela e com 40 anos a menos do que ele.

Arrasada, ela acabou em clínicas psiquiátricas, até aderir ao catolicismo e ficar escondida do mundo em seu apartamento em Paris até o fim da vida.

 

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais