Carregando... aguarde
ALMANDRADE : 50 anos de arte - Guia das Artes
ALMANDRADE : 50 anos de arte
ALMANDRADE : 50 anos de arte
O livro marca cinco décadas de carreira do artista baiano Almandrade.
inserido em 2022-05-24 18:18:31
Conteúdo

 

ALMANDRADE 50 anos de arte

Cinquenta anos de produção ininterrupta de um artista é uma oportunidade de avaliar sua trajetória, em se tratando de Almandrade, pioneiro da arte contemporânea e da poesia visual na Bahia é um exemplo raro de coerência e rigor. Um artista que desde o primeiro momento explora a tendência entre o construtivismo, a poesia visual e o conceitual. Na linha de sua produção, a materialidade do trabalho se propõe como um intermédio para transmissão do argumento conceitual. Não se rendeu a modismos, demandas de mercado nem às imposições da província, é um caso à parte na arte baiana, e porque não brasileira.

Talvez um renascentista contemporâneo, que transita em vários suportes, incluindo a palavra (poesia), sem perder o compasso e o princípio que norteia sua produção. Sem dúvida, um expoente da linha de frente da arte brasileira. Construiu ao longo desses 50 anos, silenciosamente, uma produção invejável, pouco conhecia porque o local geográfico sede do seu fazer estético conceitual, a Bahia (Salvador) foi um ambiente hostil e conservador principalmente nos anos de 1970, quando o artista escandalizou o circuito de arte baiano com sua arte que rompia os padrões provincianos e anunciava o advento da contemporaneidade. Pagou caro por sair na frente e ainda hoje não teve seu trabalho e sua importância devidamente reconhecidos.

Almandrade, com cerca de 50 anos de atividade artística, dispensa apresentações. No mínimo um artista singular e constantemente inovador no cenário cultural da cidade de Salvador. Seu trabalho, iniciado em meio ao vigor criativo que marcou o movimento artístico na década de 1970, tem um traço muito particular: representa a própria universalidade da arte, alternando-se entre a arte conceitual e experimental estética construtivista e a arte conceitual e experimental. Seu trabalho, tanto pictórico quanto linguístico, se impôs, ao longo de todos esses anos, como um lugar de reflexão, solitário e à margem do cenário cultural baiano.



Almandrade é uma daquelas personagens aparentemente deslocadas no tempo, ou à parte, que parece caminhar para o lado, quando o relógio insiste em tocar para frente”. Assim é sua poesia e sua arte. - Arquiteto de formação, mestre em Desenho Urbano, se identifica com o momento internacional de reconhecimento e valorização da produção em arte conceitual e concreta por artistas de diversos países ao longo da década de 1970, sendo o Brasil um destaque nesta área.  Este livro é o primeiro de um projeto de cinco volumes, e faz um recorte do seu trabalho elaborado em cerca de cinco décadas em diversos suportes sem perder a coerência, utilizando sempre o objeto da arte para estimular o pensamento e provocar a reflexão segundo critérios fundamentados na racionalidade, na materialidade e, não por acaso, na economia de dados, sem deixar que conceitos sobreponham ao fazer artístico o que sempre o diferenciou do cotidiano da  arte contemporânea.

 

Fonte: Sp - Arte

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Sáb
04/Dez
"Abdias Nascimento, Tunga e o Museu de Arte Negra" -
Saiba mais
Sáb
22/Jan
“Modernismo. Destaques do acervo“ - Pinacoteca celebra os 100 anos da Semana de Arte Moderna com nova exposição
Saiba mais
Sex
25/Mar
‘Espuma Delirante’ de Rafael Silveira, com curadoria de Baixo Ribeiro -
Saiba mais
Sáb
26/Mar
'Terra em tempos: fotografias do Brasil -
Saiba mais
Sáb
26/Mar
VUADORA -
Saiba mais
Qui
05/Mai
Exposição Xilograffiti reúne cordéis, lambe-lambes e intervenções em SP -
Saiba mais
Sex
20/Mai
Cirandeira Lia de Itamaracá ganha Ocupação imersiva no Itaú Cultural -
Saiba mais
Sex
27/Mai
"...no silêncio das flores" -
Saiba mais