Carregando... aguarde
Alberto Ginastera, o Villa-Lobos da Argentina, ganha espaço na cena internacional - Guia das Artes
Alberto Ginastera, o Villa-Lobos da Argentina, ganha espaço na cena internacional
Alberto Ginastera, o Villa-Lobos da Argentina, ganha espaço na cena internacional
À pedido da Filarmônica de Los Angeles, compositor terá um de seus temas coreografados pelo Grupo Corpo.
inserido em 2020-02-06 18:03:31
Conteúdo

 

A figura de Alberto Ginastera paira sobre a música clássica argentina como a de Heitor Villa-Lobos sobre a brasileira, não só pelo renome desses compositores, como também por semelhanças entre suas obras.

Ambos beberam na fonte do folclore de seus países e souberam misturar essa influência popular com as vanguardas internacionais de suas épocas, sem esquecer a tradição que vinha desde Bach.

Agora, um tema do compositor argentino, "Estancia", ganhará coreografia do Grupo Corpo. A companhia brasileira foi convidada pelo regente da Filarmônica de Los Angeles, Gustavo Dudamel, para traduzir a música do argentino em dança.

Ginastera é de uma geração posterior à do brasileiro e foi mais longe em suas explorações musicais e temáticas. Um bom exemplo é a ópera “Bomarzo”, de 1967, que trazia técnicas avançadas de composição e um conteúdo sexual que a levou a ser censurada, naquele mesmo ano, no Teatro Colón. Foi considerada imprópria pelo presidente militar em exercício, Juan Carlos Onganía, que pregava valores familiares. Essa cruzada conservadora, levada às artes, fez com que a ópera só fosse estrear na Argentina em 1972, quando ele já havia deixado o poder.

Ainda hoje, 36 anos após a a morte do compositor, seu nome é bastante presente na programação argentina, incluindo caonjuntos que o homenageiam, como o Coro Alberto Ginastera ou o Trio Ginastera. No cenário internacional, ele costuma ser citado como um dos grandes da “música latino-americana”, esse curioso amálgama geomusical. No entanto, os grandes da música americano-europeia ainda o programam com parcimônia, atendo-se a “Estância” e a seu concerto para harpa.

Efemérides sempre movimentam o cenário clássico, e, há quatro anos, Ginastera se beneficiou desse fenômeno. Graças ao centenário de seu nascimento, suas obras ganharam projeção. O festival BBC Proms aproveitou que também era o ano da Olimpíada no Brasil e colocou nosso Villa-Lobos em destaque junto com Ginastera. Orquestras importantes como a Sinfônica de Boston e a Filarmônica de Berlim tocaram criações do argentino.

No caso dessa última, contou a atuação de um paladino desse repertório, o regente espanhol Juanjo Mena, que está gravando, pelo selo Chandos, uma série de CDs com a música orquestral de seu ídolo. À revista “Gramophone”, ele lamentou que essas obras sejam “raramente ouvidas em concertos europeus”.

Quando surge uma dessas oportunidades, o que o público encontra é um compositor dono de uma linguagem muito original e de uma instrumentação criativa, que vale conhecer.

 

Fonte: https://oglobo.globo.com/cultura/teatro/alberto-ginastera-villa-lobos-da-argentina-ganha-espaco-na-cena-internacional-24229285

Compartilhe
Comente
Últimos eventos
Qua
27/Jul
Bruno Almeida Maia , em entrevista para o GuiaDasArtes - Bruno Almeida Maia , ministrante do curso Constelações Visionárias , a relação entre moda , arte e filosofia nos concedeu a ótima entrevista que se segue :
Saiba mais
Dom
31/Jul
Circuito de arte contemporânea do museu do açude ganha obras permanentes- CIRCUITO DE ARTE CONTEMPORÂNEA DO MUSEU DO AÇUDE GANHA OBRAS PERMANENTES DE WALTERCIO CALDAS, ANGELO VENOSA E JOSÉ RESENDE
Saiba mais
Ter
08/Nov
MAAT: ORDEM E EQUILÍBRIO NO EGITO ANTIGO - O símbolo da ordem, do equilíbrio e da justiça está representado na nova exposição do Museu Egípcio e Rosacruz Tutankhamon que revela o modo como os egípcios entendiam o funcionamento do mundo, pois, para eles, dependia diretamente da deusa Maat.
Saiba mais
Qui
09/Fev
Galeria Paiva Frade - 2023-02-09 - O modernismo do inicio de século XX
Saiba mais
Dom
19/Mar
"Tempos Fraturados" - MAC-USP completa 60 anos com nova exposição
Saiba mais
Qui
22/Fev
Polo Cultural ItalianoRio – arte, design e inovação -
Saiba mais
Qua
28/Fev
Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
A arte fotográfica de Pico Garcez -
Saiba mais
Sáb
02/Mar
Alma da Rua II -
Saiba mais
Qui
07/Mar
ÁGUA PANTANAL FOGO -
Saiba mais